Neves (in: Veiga, 1995) afirma que um projeto político-pedagógico,
entre outros elementos, explicita uma filosofia
e harmoniza as diretrizes da educação nacional com a realidade
da escola, traduzindo sua autonomia e definindo
seu compromisso com a clientela. De acordo com Neves,
a construção de um projeto político-pedagógico supõe algumas
etapas, são elas:
Conforme a Resolução CNE/CEB 04/2010, a avaliação deve ser prevista no projeto político-pedagógico e detalhada no plano de gestão, realizada anualmente, levando em consideração as orientações contidas na regulamentação vigente, para rever o conjunto de objetivos e metas a serem concretizados, mediante ação dos diversos segmentos da comunidade educativa, o que pressupõe delimitação de indicadores compatíveis com a missão da escola, além de clareza quanto ao que seja qualidade social da aprendizagem e da escola, recebe o nome de avaliação
Segundo Libâneo (1994), há três modalidades de planejamento articuladas entre si: o plano da escola (ou projeto político-pedagógico), o plano de ensino (ou de unidades) e o plano de aulas, sendo que:
O Projeto Político Pedagógico representa um desafio importante na caminhada de uma escola que busca efetivamente uma educação de qualidade. Para que se possa construir o PPP, a escola deve, EXCETO:
Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.
Com relação a essa situação hipotética, julgue o próximo item.
A metodologia de construção do PPP adotada pela instituição na situação hipotética em questão tem como princípio a gestão democrática.
O Projeto Político Pedagógico escolar é elaborado coletivamente considerando-se a multidimensionalidade das ações educativas inerentes à escola e aos profissionais envolvidos no trabalho pedagógico. Nesse contexto, é CORRETO afirmar que o pedagogo
Para organizar o projeto político-pedagógico da escola, faz-se necessário pensar nas finalidades cultural, política, social, profissional e humanística que a escola se propõe, como alcançá-las e quais ações devem ser priorizadas. A finalidade humanística tem como objetivo:
O Projeto Politico Pedagógico – PPP é pedagógico, pois:
Na primeira reunião do ano, com a participação de todos profissionais e representantes do segmento de pais da Creche Horizonte, iniciou-se a discussão da proposta que explícita as concepções que embasam a identidade da instituição, que define as ações educativas que devem ser implementadas e a avaliação do trabalho efetivamente desenvolvido.
De acordo com a afirmação acima, é correto afirmar que o grupo estava empenhado na análise e reflexão do:
É incorreto afirmar a respeito do Projeto Político Pedagógico:
O professor Paulo, utiliza o PPP escolar, construído crítica e coletivamente, como o planejamento/execução/avaliação das práticas educativas, enriquecendo suas experiências ao lidar com as situações concretas de ensino. Essa atitude colabora para o professor:
Sobre o PPP, podemos afirmar:
A documentação pedagógica:
I- Deve ter como foco tornar evidente e visível as aprendizagens;
II- Deve ter como foco para quem será elaborada.
Sobre os itens acima:
“Patrícia acaba de ser concursada em uma escola municipal de Boa Vista como professora de Geografia e esta é sua primeira experiência profissional. Sua escola está organizando o Conselho de Classe bimestral e a professora está em dúvida se pode participar do Conselho das suas turmas.” A melhor resposta para a dúvida de Patrícia é:
Quanto ao Projeto Político Pedagógico assinale a alternativa INCORRETA.