Assinale a alternativa correta sobre o papel político pedagógico e a organicidade do ensinar, aprender e pesquisar:
Esse excerto apresenta uma reflexão a respeito de um importante instrumento para a autonomia da escola indígena, que é o PPP. Quanto a esse instrumento, assinale a alternativa correta.
O currículo é uma parte central do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, uma vez que é nele que os conhecimentos a serem desenvolvidos por meio da prática educativa são sistematizados e organizados de acordo com cada fase do ensino. A esse respeito, é correto afirmar que o currículo da escola indígena, tendo garantido o direito de ser específico e diferenciado, deve
No texto A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva, as autoras destacam que a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) ganha força a partir da constatação de que a realidade escolar é dinâmica e depende de todos. Na perspectiva das autoras, as intenções da escola reunidas no PPP conferem-lhe o caráter
O projeto político-pedagógico é um documento que define diretrizes, metas e métodos para que a instituição de ensino atinja os objetivos a que se propõe. O documento deve trazer, em detalhes, todos os objetivos, diretrizes e ações que serão valorizados durante o processo educativo, fim último da escola. Nesse sentido, o PPP precisa expressar claramente a síntese das exigências sociais e legais da instituição e os indicadores e expectativas de toda a comunidade escolar. O PPP funciona como um guia para as ações a serem desenvolvidas na escola. Fundamentalmente, devem constar, com clareza, os valores da instituição, sua situação presente e os caminhos que serão tomados para superar o que ainda não estiver bom.
Nesse documento, deverá ficar assegurada a:
O documento Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade apresenta algumas orientações pedagógicas e possibilidades de trabalho, a partir da reflexão e do estudo de alguns aspectos indispensáveis para subsidiar a prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental, com especial atenção às crianças de seis anos de idade. Enfatiza que a ampliação do ensino fundamental é uma medida contextualizada nas políticas educacionais que deve
O projeto político pedagógico é um documento norteador do trabalho na instituição escolar. Sobre projeto político pedagógico marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) A participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola é um dos princípios regidos pela Lei 9394/96.
( ) O processo de elaboração do projeto pedagógico deve contemplar desafios tais quais a qualidade do ensino, a inovação na organização do trabalho pedagógico e sua gestão e, ainda, a manutenção das relações de poder existentes na escola.
( ) A reflexão sobre a função social da escola deve estar presente no projeto político pedagógico, por isso que o contexto social mais amplo deve ser discutido em primeiro plano, em detrimento do contexto local.
( ) Elaborar e executar o projeto pedagógico implica em avaliação externa da própria escola.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
A necessidade de elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos nas escolas foi gerado a partir da publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) que, em seus Artigos 12, 13 e 14, estabeleceu:
A escola possui diversos instrumentos de participação e de informação que têm a finalidade de divulgar o trabalho pedagógico que será realizado, facilitando o entrosamento com as famílias das crianças matriculadas. O coletivo escolar precisa conhecer esses instrumentos, pois eles serão temas do diálogo que irá se estabelecer entre as famílias e a escola, sendo que a essência dos princípios e da prática pedagógica estão presentes:
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que todas as instituições educativas devem elaborar e manter atualizado. Leia a assertiva que segue sobre o PPP e complete com a alternativa que apresenta corretamente as palavras que faltam.

O Projeto Político-Pedagógico é o plano global da instituição. Nesse sentido, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, sobre como ele pode ser compreendido.
( ) Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar.
( ) É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade.
( ) É um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição nos processos de transformação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Vasconcellos (2006) ressalta que o Projeto Político-Pedagógico (PPP) é constituído de três grandes partes articuladas entre si.
Sobre as partes que compõem o PPP, segundo o autor, é correto afirmar:
Na obra Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível, Ilma P. A. Veiga, elenca vários princípios norteadores do PPP. Ao se referir as condições para acesso e permanência na escola com ampliação do atendimento aliada simultaneamente com manutenção de qualidade, a autora apresenta o princípio da
Acerca do tema Currículos e Projeto Político Pedagógico (PPP), analise as afirmativas abaixo:
I. O Projeto Político Pedagógico tem sido concretizado no documento que registra o conjunto de decisões e ações para o desenvolvimento do trabalho educativo. É importante destacar que todo o projeto pedagógico traz, de modo apenas explícito, uma concepção de educação e é justamente essa compreensão que caracteriza a dimensão política do projeto pedagógico.
II. Ao entender o PPP como as intenções e as práticas de se trabalhar com as trajetórias de formação de educandos e educadores pode-se dizer que ele se identifica com o currículo escolar. Como tal, o PPP precisa ser resposta a uma demanda viva que decorre da leitura da realidade.
III. Um PPP que registre a proposta de um currículo crítico, isto é, um currículo comprometido com a superação das realidades opressivas, voltado para o desenvolvimento da autonomia dos seres humanos e para a luta pela ampliação das condições necessárias para uma vida digna para todos, pode também significar uma forma de resistência aos currículos hegemônicos.
Assinale