Com relação à educação especial, assinale a afirmativa correta:
No texto A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva, as autoras destacam que a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) ganha força a partir da constatação de que a realidade escolar é dinâmica e depende de todos. Na perspectiva das autoras, as intenções da escola reunidas no PPP conferem-lhe o caráter
No texto A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva, as autoras destacam que a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) ganha força a partir da constatação de que a realidade escolar é dinâmica e depende de todos. Na perspectiva das autoras, as intenções da escola reunidas no PPP conferem-lhe o caráter
Do ponto de vista educacional, embora tanto a integração como a inclusão trate da incorporação da criança com deficiência pelo ensino regular, existem diferenças básicas entre essas acepções (Portal Educação). Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Integração refere-se a intervenções necessárias para que a criança com necessidades especiais possa acompanhar a escola, sendo o trabalho feito individualmente com a criança e não com a escola.
( ) Inclusão é um movimento voltado para o atendimento das necessidades da criança, buscando um currículo correto para incluí-la.
( ) Inclusão é uma invenção da escola e não uma ideologia da sociedade, onde o princípio fundamental é a valorização da diversidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O direito do aluno com necessidades educativas especiais e de todos os cidadãos à educação é um direito constitucional (Brasil Escola). Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.
Dentre as diretrizes propostas pelo Plano Municipal de Educação de Cuiabá (2015) para a Educação Especial, pode-secitar:
Dentre as estratégias do Plano Municipal de Educação de Cuiabá voltadas para a política inclusiva, a diversidade e a educação especial, pode-se citar a de garantir:
Um professor da Educação Infantil recebeu nova matrícula indicando que terá, entre seus alunos, uma criança com deficiência múltipla. Lendo o relatório deixado pela professora anterior, chegou à conclusão de que pouco poderia ser feito em sala de aula, dados os claros limites físicos e cognitivos oriundos da deficiência. Assim, deixou de planejar atividades pedagógicas para a criança, acreditando que ela estará entre os demais apenas para socialização. Analisando essa situação, pode-se afirmar que:
Caracterizam-se como público alvo do Atendimento Educacional Especializado:
I- Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.
II- Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
III- Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.
IV- Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
V- Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos definitivo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Alguns estudiosos “fizeram críticas contundentes ao modelo clínico, afirmando que ele qualificou, erroneamente, os surdos como dotados de pensamento concreto, imaturidade e baixa elaboração conceitual, decorrentes de limitação inata para a linguagem oral."
Em relação às especificidades da Educação de Surdos, assinale a opção que demonstra o contrário do que alguns estudiosos têm demonstrado.
Sobre o atendimento educacional especializado de estudantes com deficiência intelectual, assinale a alternativa correta:
“A sistematização de objetivos, conteúdos, processos de ensino e aprendizagem e avaliação tem como meta a inclusão do aluno na cultura corporal de movimento, por meio da participação e reflexão concretas e efetivas. Busca-se reverter o quadro histórico da área de seleção entre indivíduos aptos e inaptos para as práticas corporais, resultante da valorização exacerbada do desempenho e da eficiência." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física).
A definição acima trata de um dos aspectos fundamentais que os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Educação Física escolar trazem como contribuição para a reflexão e discussão da prática pedagógica. Indique de qual aspecto se trata:
Laura está matriculada no 3º ano do ensino fundamental e foi diagnosticada com Transtorno de Déficit de Aten-ção e Hiperatividade - TDAH. Após o diagnóstico, a psicopedagoga entrou em contato com a escola e passou aos professores algumas orientações. Assinale a alternativa mais adequada para o atendimento das necessidades de crianças com TDAH em sala de aula:
Com base nos Modelos de Tradução de Aubert (1998) identifique na descrição uma das modalidades associada a Libras.
O intérprete traduz o seguinte segmento textual: “Para a criança surda, a tarefa não é diferente." fazendo uso dos respectivos sinais: CRIANÇA SURDA IGUAL. O intérprete realiza um deslocamento dos itens lexicais, utilizando palavras opostas, mas mantendo a equivalência semântica na tradução.
Assinale a opção que identifica o modelo de tradução descrito.