Quanto aos conteúdos que devem ser contemplados no segundo ciclo do ensino fundamental, assinale a alternativa CORRETA:
A proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais adotou a distinção entre organismo — um sistema estritamente fisiológico — e corpo — que se relaciona dentro de um contexto sociocultural — e aborda os conteúdos da Educação Física (EF) como expressão de produções culturais, como conhecimentos historicamente acumulados e socialmente transmitidos. Portanto, a presente proposta entende a EF como
Pensar o processo de ensino e aprendizagem da Educação Física na educação básica é tarefa de cada professor que constrói o conhecimento dessa disciplina diariamente no chão da escola. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental — PCNEF — da Educação Física (BRASIL, 1998) propõem que o processo de ensino e aprendizagem da Educação Física escolar nos ciclos finais, atual segundo segmento do ensino fundamental, levem em consideração, simultaneamente, três elementos, que são:
De acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), os conhecimentos de educação física integram a seguinte grande área de conhecimento:
São conteúdos a serem abordados no segundo ciclo do ensino fundamental, EXCETO:
Quanto a categoria dos conteúdos a serem trabalhados pela educação física, está correto afirmar, EXCETO:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Física – Ensino Médio, NÃO apontam como competência e habilidade
De acordo com o § 3º da LDB, a educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno, exceto:
Aos Parâmetros Curriculares Nacionais foram incorporados os Temas Transversais. A respeito desses temas, assinale a alternativa que apresenta a afirmação incorreta.
“[...] A Educação Física é, assim, apenas um meio para ensinar Matemática, Língua Portuguesa, sociabilização... Para este modelo, a Educação Física não tem um conteúdo próprio, mas é um conjunto de meios para a reabilitação, readaptação e integração, substituindo o conteúdo que até então era predominantemente esportivo, o qual valorizava a aquisição do esquema motor, lateralidade, consciência corporal e coordenação viso-motora". (Parâmetros Curriculares Nacionais, p. 23).
A definição acima se trata de qual abordagem?
Os Blocos de Conteúdos são organizados em três blocos que deverão ser desenvolvidos ao longo de todo ensino fundamental. Qual é considerada a principal função dessa organização?
O jogo satisfaz necessidades das crianças, especialmente as necessidades de “ação". Para entender o avanço da criança no seu desenvolvimento, o professor dever conhecer quais as motivações, tendências e incentivos que a colocam em ação. Não sendo o jogo aspecto dominante da consciência, ele deve ser entendido como “_____________________________" por estimular a criança no exercício do pensamento, que pode desvincular-se das situações reais e levá-la a agir independentemente do que ela vê. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
No que concerne ao curso noturno, os Parâmetros Curriculares Nacionais apontam que merecem atenção especial e um esforço para a otimização na transmissão dos conteúdos listados como relevantes. Nesse sentido, as opções abaixo trazem algumas questões sobre o papel social da educação física, exceto:
Com relação ao esporte educacional e seus princípios, julgue os itens a seguir.
O princípio da coeducação corresponde ao fortalecimento da unidade do homem consigo mesmo, com o outro e com o mundo, desde que preservada a individualidade.
Com base nos princípios da diversidade e da inclusão, definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), assinale a afirmativa correta.