Julgue as afirmativas abaixo sobre os modelos de gestão pública. I. O Brasil, ao longo do seu desenvolvimento, teve quatro modelos de gestão pública, sendo eles: reinado, patrimonialista, burocrático e gerencial também conhecido como nova gestão pública. II. O modelo patrimonialista surgiu na época colonial, perdurando até os anos de 1930 e caracterizou-se como um modelo em que não havia distinção entre o público e o privado. III. O modelo burocrático se consolidou na década de 30, tendo como base a racionalidade, a impessoalidade e a profissionalização e, dessa forma, foi muito eficiente. IV. A nova gestão pública começou a ser consolidada no Brasil em 1992, baseada em modelos já adotados por países como Nova Zelândia, Inglaterra, Suíça e Austrália. V. A nova gestão pública é baseada na eficiência, adotando técnicas da administração privada. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
Uma das metodologias consagradas para a gestão de projetos é conhecida como Caminho Crítico (Critical Path Method − CPM), que tem como característica preponderante a
A Administração Científica, proposta por Frederick Taylor, ficou marcada por ter sido pioneira nesse campo de estudos. Assinale a opção que indica uma inovação proposta pela Administração Científica.
Com relação à comunicação e a trabalho em equipe, julgue o item subsequente.
O funcionamento das equipes pode apresentar diferenças significativas em função do tipo de trabalho que esteja sendo executado. Este, por sua vez, determina os conhecimentos e as habilidades essenciais para seu desenvolvimento e a necessidade de coordenação e de um plano de trabalho ora mais ora menos flexível.
Em relação aos principais teóricos e às suas contribuições para a gestão da qualidade, ao ciclo PDCA e às ferramentas de gestão da qualidade, julgue o item subsequente.
De acordo com Spendolini, benchmarking é um processo contínuo e sistemático de pesquisa para avaliar produtos, serviços e processos de trabalho de empresas ou organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com o propósito de aprimoramento organizacional.
Em termos de gestão da qualidade, o método de gestão baseado em quatro etapas bastante usado para garantir controle e melhoria contínua dos processos e produtos, no intuito de sempre realizar determinado conjunto de tarefas da forma mais eficiente possível, recebe o nome de:
Em relação aos Fundamentos Básicos de Administração, analise as afirmativas abaixo: I. Para a obtenção da melhor relação entre recursos e resultados, alguns princípios são fundamentais, tais como eficiência e eficácia, que são traduzidos para o processo administrativo na forma de ferramentas de gestão, capazes de apoiar a decisão do administrador (gestor ou gerente). II. Os princípios e as técnicas da administração científica procuravam combater o desperdício e aumentar a eficiência da produção por meio da racionalização do trabalho. III. A teoria clássica está focada em dois alicerces: na definição de uma estrutura e na definição de papéis que precisam ser executados nessa estrutura, com especial atenção para os papéis desempenhados pelos administradores. O número de afirmativas incorretas corresponde a:
Com relação à administração geral e pública, julgue o item.
No final dos anos 1980, destacou‐se a percepção, pelo Banco Mundial, da má governança nos países ditos em vias de desenvolvimento, o que justificou, em suas administrações, reformas que compatibilizassem as exigências de eficácia e rentabilidade econômica aos programas do Banco.
Em uma situação hipotética, a Secretaria de Administração de um Estado possui, atualmente, uma estrutura organizacional funcional. Em virtude de recentes metas de qualidade, o Secretário optou por um projeto estrutural baseado em equipes. Com essa decisão, pretende-se obter como principais vantagens:
A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item a seguir.
No início do século XX, era possível relacionar a qualidade à ausência de defeitos e à uniformidade na produção.
A Era do controle estatístico da qualidade ocorreu nos anos 1930 e 1940 e foi marcada pela introdução da estatística no controle da qualidade. Tal mudança ocasionou uma evolução significativa na qualidade dos produtos que eram fabricados naquela época e na própria gestão empresarial e industrial. A figura mais importante nesse período foi Walther Shewhart (1891‐1967), criador do Controle Estatístico de Processos (CEP) e da ferramenta de gestão denominada de
A Administração científica proposta por Taylor buscou solucionar os problemas das organizações por meio da ênfase nas tarefas. Apesar da contribuição inegável para a Administração, várias são as críticas à Administração Científica, dentre as quais uma pode ser vista no filme "Tempos Modernos" de Charles Chaplin que, de forma satirizada, retrata o operário e a vivência na execução de tarefas simples, fragmentadas e repetitivas. Este contexto está relacionado à seguinte apreciação crítica da Administração Científica:
No que se refere à supervisão, à comunicação, à negociação, aos níveis e às habilidades das equipes, à autoridade, à delegação e à descentralização, julgue o item subsequente.
A supervisão funcional foi criticada, no âmbito da administração científica, porque pressupõe a subordinação de um funcionário a dois ou mais chefes.
Julgue o item subsequente, relativo à participação social nos processos de gestão na administração pública e ao controle social.
As formas de participação social incluem recursos como o direito de acesso à informação, o direito de petição e a ação popular.
No que se refere à evolução das teorias da administração e sua aplicabilidade à gestão pública brasileira, julgue o item subsequente.
Divisão do trabalho, autoridade, unidade de direção e de comando são princípios típicos da teoria neoclássica da administração.