A Administração pública pode ser definida de forma resumida como o conjunto das atividades relacionadas de forma direta àexecução das tarefas ou obrigações de interesse público. Sob o ponto de vista de sua evolução, ela costuma ser classificada pormeio de três modelos: patrimonialista, burocrático e gerencial.A Administração pública gerencial
Uma metodologia largamente utilizada para gestão de projetos é a Criticai Path Method (CPM), ou método do caminho crítico, segundo a qual
De acordo com as publicações mais reconhecidas sobre o tema, como o Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa publicado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), os princípios básicos de governança corporativa relacionam-se diretamente com a identidade da organização, influenciando a deliberação ética e norteando a atuação dos agentes de governança e o funcionamento do sistema de compliance. Um desses princípios básicos é a accountability, que significa:
Gestão de processos pode ser definida como
Acerca da trajetória das reformas administrativas no Brasil, julgue os itens seguintes.
Estão certos apenas os itens
No que concerne à gestão por projetos, o primeiro ponto a se ter em mente é que nem toda a atividade desempenhada por uma organização caracteriza-se como um projeto. Nesse contexto, constitui requisito fundamental para a caracterização de uma atividade como projeto a
O modelo de excelência desenvolvido pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) apresenta critérios de excelência tendo como referência organizações de destaque em nível mundial, cuja funcionalidade consiste
Acerca da evolução da administração pública no Brasil, julgue o item a seguir.
A reforma administrativa estabelecida pelo Decreto-Lei n.º 200/1967 centralizou a execução das atividades da administração federal evitando o descontrole dos gastos públicos.
Julgue o item seguinte, referente a modelos de gestão pública: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial.
O modelo de gestão patrimonialista caracteriza-se pela fusão entre as noções de soberania, pertencente à esfera pública, e patrimônio, concernente à esfera privada.
Julgue o item seguinte, referente a modelos de gestão pública: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial.
O modelo gerencial, motivado pela busca de meios capazes de enfrentar a crise fiscal do Estado e torná-lo mais eficiente, surgiu no Brasil na segunda metade do século XX.
Com base no texto a seguir e considerando as teorias administrativas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. Em um diagnóstico organizacional realizado em uma universidade federal, foram identificadas as seguintes características predominantes relativas à estrutura do setor: clara hierarquia de autoridade para controle e coordenação do trabalho dos funcionários; tarefas e rotinas bem definidas por regras e procedimentos; e comunicação baseada em procedimentos oficiais e impessoais. I. O modelo de estrutura a que mais se assemelha o da universidade em questão é o mecânico, considerando os estudos de Tom Burns e George M. Stalker sobre os efeitos do ambiente na estrutura. II. O modelo de estrutura da universidade em questão é mais adequado a ambientes mais instáveis, segundo os estudos de Tom Burns e George M. Stalker sobre os efeitos do ambiente na estrutura. III. As características identificadas no diagnóstico são similares às de uma estrutura burocrática de organização, segundo a definição de Max Weber.
Qual das características relacionadas abaixo apresenta o modelo de gestão correspondente à administração pública gerencial?
As pessoas podem lidar com os conflitos de diversas maneiras; normalmente, os estilos de gestão de conflitos combinam uma parcela de assertividade e cooperação. Sobre os estilos de gestão de conflitos, pode-se afirmar:
No que se refere às características básicas das organizações formais modernas e ao processo organizacional, julgue o item seguinte.
Uma das desvantagens da departamentalização geográfica deve-se ao fato de deixar em segundo plano os aspectos ligados ao planejamento, à execução e ao controle da organização em face do grau de liberdade e autonomia colocado em cada filial.
Quanto à gestão de resultados na produção de serviços públicos, às convergências e diferenças entre gestão pública e gestão privada e ao paradigma do cliente na gestão pública, julgue o item seguinte.
Um fator que reforça o paradigma do cliente na gestão pública é a existência de poucas alternativas para os serviços governamentais.