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Acerca dos profissionais da educação, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, e alterações posteriores, julgue os seguintes itens.

A avaliação do desempenho é o único critério utilizado para proceder à progressão funcional do docente.

Tenha muito cuidado ao ler as seguintes afirmações, extraídas da Lei Federal n9 9.394/96, e recentemente modificadas em 2013.
"O dever do Estodo com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:" progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio.
I.progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio.
II. ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.. universalização do ensino médio gratuito.
IV. atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade.
V. educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma: pré-escola, ensino fundamental e ensino médio.
VI. educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade.
VII. acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todos os que não os concluíram na idade própria.
Quantos incisos completam corretamente o período que está entre aspas? (A) Todos.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), quando trata da organização da educação nacional, estabelece que as instituições de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de

A respeito da organização da educação nacional, de acordo com a LDB e alterações posteriores, julgue os itens subsequentes.

O sistema federal de ensino abrange as instituições de ensino mantidas pela União, as instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada e os órgãos federais de educação.

Acerca do financiamento da educação, julgue o item a seguir

Embora o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação receba aportes da União significativamente superiores aos de seu antecessor, apenas 30% da complementação federal, fixada em até 10% do total dos fundos de âmbito estadual, pode ser financiada com receitas vinculadas à manutenção e desenvolvimento do ensino.

De acordo com a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, a educação

escolar brasileira é constituída de dois níveis: educação superior e educação básica.

Analise as seguintes afirmativas sobre a educação básica, assinalando com V as

verdadeiras e com F as falsas.

( ) Tem por finalidade desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação

comum indispensável para a formação da cidadania e fornecendo-lhe meios

para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

( ) A educação básica é formada pela educação infantil e ensino fundamental.

( ) Na educação infantil, há a obrigatoriedade da carga mínima anual de oitocentas

horas distribuídas nos duzentos dias letivos.

( ) O currículo do ensino fundamental é composto por uma base nacional comum a

todo o país e uma parte diversificada, a qual é definida pelos sistemas de ensino

e pelas escolas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

A Lei nº 9.394/96, estabelece que a educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização [...] Contribuindo para o acesso e a permanência dos alunos na escola, o Art. 23 desta Lei propõe que se considere

A Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional é a lei

orgânica e geral que estabelece as bases da organização

do sistema educacional brasileiro. A versão de 1996, Lei n.

9.394/96, apresenta alguns ganhos em relação à versão

anterior, exceto:

Em conformidade com o art. 23 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação básica poderá organizar-se das diversas formas previstas nesse dispositivo legal, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. Sobre as disposições constantes desse diploma legal, a alternativa que traz um comentário correto é:

A Lei 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, define que o ensino será ministrado com base em alguns princípios explicitados no Art 3º, entre eles:
I. igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.
II. respeito à liberdade e apreço à tolerância.
III. coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
IV. valorização, prioritariamente, da experiência escolar e, consequentemente, da extraescolar.
V. vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
Estão CORRETOS, apenas, os itens

Considere as seguintes afirmações:

I. Caberá à União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo função normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais.
II. A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos.
III. Os estabelecimentos que utilizam progressão regular por série podem adotar no ensino fundamental o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.

Tendo por base a Lei nQ 9.394, que estabelece as diretrizes e bases da Educação, pode-se afirmar que:

Assinale a alternativa, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96). No capítulo II – Educação Básica, seção I, artigo 24, que explicita as regras comuns de organização da Educação Básica.

Em conformidade com a Lei 9394/96, a educação infantil tem por finalidade:

De acordo com a Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, assinale a alternativa incorreta.

Com base no que dispõe a Lei n. 9.795, de 1999, são

objetivos da Educação Ambiental a serem concretizados

conforme cada fase, etapa, modalidade e nível de ensino:



I. desenvolver a compreensão integrada do meio

ambiente em suas múltiplas e complexas relações

para fomentar novas práticas sociais e de produção e

consumo.

II. estimular a mobilização social e filiação política

partidária para o fortalecimento da consciência crítica

sobre a dimensão socioambiental.

III. incentivar a participação individual e coletiva na

preservação do equilíbrio do meio ambiente.

IV. fomentar e fortalecer a integração entre ciência e

tecnologia, visando à produção de bens de consumo

que atendam às demandas de mercado.



Analise as afirmativas acima e, em seguida, assinale a

opção correta.

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