As Diretrizes Curriculares Nacionais são um conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica que:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96) as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica, deverão observar, EXCETO:
Segundo a Lei 9.394/96, o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de ___________________. Aponte a alternativa que preenche incorretamente a lacuna acima:
“No Brasil, a partir da década de ______, no bojo do processo de redemocratização do país, o campo da Educação Infantil ganhou um grande impulso, tanto no plano das pesquisas e do debate teórico quanto no plano legal, propositivo e de intervenção na realidade." (Parâmetros Nacionais de qualidade para a educação infantil). Assinale a alternativa que indica a década correta à qual se refere o texto:
Organicamente articuladas, a base comum nacional! e a parte diversificada são organizadas e geridas de tal modo que também as tecnologias de informação e comunicação perpassem transversalmente a proposta curricular desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, imprimindo direção aos projetos político-pedagógicos. Ambas possuem como referência geral o compromisso com saberes de dimensão planetária para que, ao cuidar e educar, seja possível à escola, entre outros aspectos, conseguir:
1 ampliar a compreensão sobre as relações entre o indivíduo, o trabalho, a sociedade e a espécie humana, seus limites e suas potencialidades, em outras palavras, sua identidade terrena.
2 adotar estratégias para que seja possível, ao longo da Educação Básica, desenvolver o letramento emocional, social e ecológico; o conhecimento científico pertinente aos diferentes tempos, espaços e sentidos; a compreensão do significado das ciências, das letras, das artes, do esporte e do lazer orientação para o trabalho.
3 viver situações teóricas a partir das quais seja possível perceber que há uma única visão de mundo, portanto, um fenômeno, um problema a ser solucionado.
4 ensinar a compreender o que é ciência, qual a sua história e a quem ela se destina. Estão corretos apenas os itens:
Acerca da divisão do Ensino Fundamental em ciclos, a partir da Lei nº 9.394/96, é aos sistemas de ensino:
A Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional em seu Art. 3º, diz que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, com exceção apenas do que se apresenta na (o):
Assinale a alternativa que completa o sentido do texto que segue:
A identidade da escola do campo é definida pela sua vinculação às questões inerentes a sua realidade, ancorando-se na sua temporalidade e saberes próprios dos estudantes (MEC,2002)
Acerca da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9.394/1996, art. 6o, é dever ___________________ efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos _____________ anos de idade. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima:
Com base nos preceitos da Lei nº 9.394/1996, o ensino religioso
Acerca da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9.394/1996, art. 27, os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes, exceto:
Conforme a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: EXCETO:
Dentro da resolução nº1 datada em 17 de julho de 2004 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica, estabelece no parágrafo III, artigo 3º quanto aos componentes curriculares assimilados por essa resolução quanto às relações étnico-raciais, para o Ensino de História e de cultura afro-brasileira e africana, que as disciplinas que terão tais valores agregados são:
A realização de programas de atividades curriculares pode ser considerado o nível final para a concretização curricular, e é quando o professor faz sua programação, adequando as atividades a um grupo específico de alunos, ela é antecedida por um nível onde:
Segundo a Lei nº 9.394/96, que estabelece as de diretrizes e bases da educação nacional, a elaboração do Plano Nacional de Educação é de incumbência: