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A Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) estabelece as diretrizes gerais para a educação básica no Brasil. Essa lei prevê que

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vigente, o artigo 27 diz que: “Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes (...)." As diretrizes que completam o enunciado acima são, exceto:

Analise as incumbências dos docentes, de acordo com o artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996, e assinale a alternativa correta.

I Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

II Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

III Zelar pela aprendizagem dos alunos.

IV Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

V Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.

VI Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNEB) são normas __________ para a Educação Básica do Brasil que orientam o planejamento ___________ das escolas e dos sistemas de ensino. As DCNEB foram concebidas e fixadas pelo __________________.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

Na lei de diretrizes e bases da educação nacional, a educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular:

Nos termos da Lei 9394/05, NÃO é finalidade da educação superior:

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece a obrigatoriedade do estudo I. da história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental;
II. da história e cultura indígena nos estabelecimentos de ensino médio;
III. de gênero nos estabelecimentos de ensino médio.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Conforme a LBD 9394/96 a avaliação na Educação Infantil far-se-á mediante o acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de:

Os PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais, documentos que compõem a grade curricular de uma instituição educativa, têm como objetivo servirem como ponto e partida para o trabalho docente, norteando as atividades realizadas em sala de aula. De acordo com esses documentos, uma aula não deve ser uma mera atividade de transmissão de conhecimento, mas um espaço capaz de propiciar uma aprendizagem em sentido amplo – não limitada a assimilação correta de conteúdos programáticos. Sobre os PCNs é incorreto afirmar que:

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação NACIONAL apresenta como obrigações incumbidas às instituições de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino:

Segundo o texto das Leis de Diretrizes e Bases da educação nacional, “os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino”, possuem algumas incumbências que deverão ser seguidas. Das incumbências relacionadas abaixo, assinale aquela que não corresponda a este artigo:

Referente a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 16. O sistema federal de ensino compreende:

De acordo com a Lei n° 9.394/1996, art. 19, as instituições de ensino dos diferentes níveis classificam-se nas seguintes categorias administrativas:

I. Públicas, assim entendidas as criadas ou incorporadas, mantidas e administradas pelo Poder Público.

II. Privadas, assim entendidas as mantidas e administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.

III. Particulares, assim entendidas as criadas e mantidas por pessoas jurídicas de direito privado.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) afirma que o ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades os itens a seguir, somente com exceção do (a):

Leia:

“Na primeira metade do século XX, as disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais, Música e Canto Orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias, concentrando o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das culturas predominantes."

Acerca deste momento histórico do ensino da arte é correto afirmar que:

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