Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:
São considerados princípios e fundamentos didático-metodológicos da Educação Básica consonantes com as Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Básica, exceto:
O OE Flávio compreende que a legislação de ensino que norteia a educação escolar, considera as abordagens próprias aos estágios de desenvolvimento dos alunos, o período de duração dos cursos, os horários e condições em que se desenvolve o trabalho escolar e, sobretudo, os propósitos mais gerais de formação dos estudantes. O acesso ao conhecimento escolar, no Ensino Fundamental, tem portanto a dupla função:
De acordo com a Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010. Art. 6º. São atribuições do tradutor e intérprete, no exercício de suas competências: Analise as afirmativas abaixo e marque V(verdadeiro) e F(falso):
( ) efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e vice-versa;
( ) interpretar, em Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares;
( ) realizar interpretação das 2 (duas) línguas de maneira simultânea ou consecutiva e proficiência em tradução e interpretação da Libras e da Língua Portuguesa.
( ) atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos; atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas.
( ) prestar seus serviços em depoimentos em juízo, em órgãos administrativos ou policiais.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência CORRETA:
Uma equipe de servidores da Pró-reitoria de Ensino do IFSP, está organizando um documento institucional com orientações aos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) dos cursos superiores de Tecnologia.
Considerando o disposto na Resolução CNE/CP nº 3, de 18 dezembro de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia, são informações importantes que devem constar no referido documento que a equipe está construindo:
I – Os cursos superiores de tecnologia são cursos de qualificação profissional, com características especiais, e conduzirão à obtenção de diploma de técnico em nível superior;
II – A carga horária mínima dos cursos superiores de tecnologia será acrescida, obrigatoriamente, de tempo destinado a estágio profissional supervisionado, requerido pela natureza da atividade profissional, bem como de tempo reservado para atividades teórico-práticas.
III - Os cursos superiores de tecnologia poderão ser organizados por módulos que correspondam a qualificações profissionais identificáveis no mundo do trabalho.
IV - É facultado ao aluno o aproveitamento de competências profissionais anteriormente desenvolvidas, para fins de prosseguimento de estudos em cursos superiores de tecnologia.
Assim, das alternativas propostas:
De acordo com o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, capítulo VI, DA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DAS PESSOAS SURDAS OU COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA, Art. 23. “As instituições federais de ensino, de educação básica e superior, devem proporcionar aos alunos surdos os serviços de tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa em sala de aula e em outros espaços educacionais, bem como equipamentos e tecnologias que viabilizem o acesso à comunicação, à informação e à educação.". Considerando o Decreto citado acima, a Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010 concorda com a formação deste profissional, tanto em nível médio quanto superior, mas teve o artigo 3º vetado. Assim, conforme a Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010, como deve ser realizada a formação do profissional tradutor e intérprete de Libras – Língua Portuguesa, em nível médio?
I. Cursos de educação profissional reconhecidos pelo Sistema que os credenciou.
II. Cursos de extensão universitária.
III. Curso superior de Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras - Língua Portuguesa.
IV. Cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação.
Assinale a alternativa CORRETA:
Ainda sobre o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) é correto afirmar que:
A manutenção dos candidatos a auxiliar de professor, aprovados em Concurso Público, em qualquer município brasileiro requer:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, para conduzir suas ações, os sistemas de ensino, os estabelecimentos e os professores terão como referência, entre outros pertinentes às bases filosóficas e pedagógicas que assume o seguinte princípio, dentre outros:
Com base na Lei nº 9.394/96, ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino, deve ter:
Com base nas Diretrizes para Educação Especial na Rede Municipal de Ensino da Serra – ES, a organização referente ao trabalho na área da Educação Especial no município de Serra foi iniciada pela SEDU/SERRA no ano de:
Leia com atenção sobre o ensino de ciências:
I- Propriedades físicas dos materiais;
II- Ciclo hidrológico;
III- Consumo consciente;
IV- Reciclagem.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC objetos do conhecimento acima pertencem à unidade temática Matéria e Energia, para o:
Segundo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, embora o espaço seja o conceito mais amplo e complexo da Geografia, é necessário que os alunos dominem outros conceitos mais operacionais e que expressam aspectos diferentes do espaço geográfico, tais como:
No ensino de história ao 5º na unidade conforme a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, na temática Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social, um dos objetos de conhecimento é “O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados”. Assinale a alternativa que apresenta as habilidades a serem desenvolvidas, neste objeto de conhecimento:
A Base Nacional Comum Curricular – BNCC procura contemplar a cultura digital, diferentes linguagens e diferentes letramentos, desde aqueles: