Segundo a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, assinale a alternativa incorreta:
Artigo 4º - As unidades escolares que ministram esta etapa da Educação Básica (Ensino Médio) devem estruturar seus projetos político-pedagógicos considerando as finalidades previstas na Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional):
I - A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.
II - A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
III - O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
IV - A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática.
Segundo a Resolução nº 2 de 2012, está correto o que se afirma em:
A Lei nº 4.768 de 2017, em seu Art. 6º, afirma que o quadro do Magistério Público Municipal de Bariri será constituído de 04 (quatro) subquadros. O primeiro subquadro foi especificado abaixo: I. empregos permanentes, que comportam substituição, destinados à classe dos docentes, cujo salário base está fixado nos termos do anexo IV desta lei. Fazem parte desse primeiro subquadro: 1 Coordenador Pedagógico – CP. 2 Professor de Educação Infantil – MG1. 3 Professor de Educação Básica I – MG3. 4 Professor Auxiliar de Educação Básica II – MG6. 5 Vice Diretor de Escola Municipal de Ensino Fundamental – VDEMEF. Está incorreto o que se afirma em:
Ao concordar com as recomendações contidas nesses dois importantes documentos (Declaração de Salamanca e Programa Educação para Todos), e ao fazer delas seu compromisso, o Brasil sinalizou que estava pronto para promover novo avanço na relação com seus cidadãos com deficiência. Os pressupostos que fundamentaram essa atitude foram de natureza filosófica, ética, política e social, e encontram-se abaixo explicitados: I. Todos somos diferentes uns dos outros, o que vem a ser o aspecto central da diversidade que constitui qualquer sociedade. II. Não há diferença que faça de uma pessoa um cidadão de menor valia: todos são iguais perante a lei. III. A pessoa com deficiência é cidadã como qualquer outra pessoa e precisa lutar por seus direitos, caso contrário permanecerá segregada. Marque a opção que indica quais das alternativas acima estão corretas:
“Para terem valor pedagógico, serem boas situações de aprendizagem, as atividades propostas devem reunir algumas condições, respeitar alguns princípios. Boas situações de aprendizagem costumam ser aquelas em que:
I. O conteúdo trabalhado mantém suas características de objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto vazio de significado social.
II. Os alunos têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem produzir.
III. Os alunos precisam consultar sempre sobre o conteúdo que se quer ensinar, podendo a vir construir conhecimento depois.
Com base no livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, qual assertiva está correta:
“Por não privilegiar os conteúdos escolares, a Escola Nova foi profundamente criticada no Brasil, especialmente nos anos ______. Seu modelo de ensino não favorecia a inserção das crianças pobres que vinham de casa com uma bagagem cultural que não era a valorizada na escola, no universo da cultura reconhecida socialmente." (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
Segundo o art. 6º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, não é um direito social a(o):
Art. 20 - As instituições privadas de ensino se enquadrarão nas seguintes categorias:
I- Confessionais, assim entendidas as que são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas que atendem a orientação confessional e ideologia específicas e ao disposto no inciso anterior.
II- Comunitárias, assim entendidas as que são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas, inclusive cooperativas educacionais, sem fins lucrativos, que incluam na sua entidade mantenedora representantes da comunidade.
III- Particulares em sentido amplo, assim entendidas as que são instituídas e mantidas por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas de direito privado que apresentem características confessionais e filantrópicas.
Em consonância com a Lei nº 9.394/96, está correto o que se afirma em:
De acordo com a Lei n° 8.069/1990, art. 54, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:
De acordo com a Resolução CNE/CP nº 1 de 2004, indique a alternativa incorreta:
Princípios que completam o enunciado a seguir são, EXCETO:
Segundo a Resolução 4, de 2010, Art. 4º As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo com os princípios
O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, que tem por objetivo a formação básica do cidadão, foi introduzido na LDB por intermédio de qual legislação?
A respeito da profissão de tradutor e intérprete de Libras, identifique quais itens completam a frase abaixo e assinale a alternativa correta.
A Lei n. 12.319, de 1º de setembro de 2010, que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da Libras, institui, em seu art. 7º, que o intérprete deve exercer sua profissão com rigor técnico, zelando pelos valores éticos a ela inerentes, pelo respeito à pessoa humana e à cultura do surdo e, em especial:
I. pela honestidade e discrição, protegendo o direito de sigilo da informação recebida.
II. pela atuação livre de preconceito de origem, raça, credo religioso, idade, sexo ou orientação sexual ou gênero.
III. pela imparcialidade e fidelidade aos conteúdos que lhe couber traduzir.
IV. pela postura e conduta adequadas aos ambientes que frequentar por causa do exercício profissional.
V. pela solidariedade e consciência de que o direito de expressão é um direito social, independentemente da condição social e econômica daqueles que dele necessitem.
VI. pelo conhecimento das especificidades da comunidade surda.
De acordo com o artigo 7º, da Lei Federal Nº 12.319 de 01 de setembro de 2010, o intérprete de Libras deve exercer sua profissão com rigor técnico, zelando pelos valores éticos a ela inerentes, pelo respeito à pessoa humana e à cultura do surdo e, em especial: I. Pela honestidade e discrição, mas sem proteger o direito de sigilo da informação recebida; II. Pela atuação livre de preconceito de origem, raça, credo religioso, idade, sexo ou orientação sexual ou gênero; III. Pela imparcialidade e fidelidade aos conteúdos que lhe couber traduzir; IV. Pela postura e conduta adequadas aos ambientes que frequentar por causa do exercício profissional; V. Pela solidariedade e consciência de que o direito de expressão é um direito social, independentemente da condição social e econômica daqueles que dele necessitem; VI. Pelo conhecimento apenas dos assuntos a serem tratados e não necessariamente das especificidades da comunidade surda. Após análise de cada um dos itens acima assinale a alternativa correta:
A Lei n. 8.080/1990 prevê, em seu art. 2º, a saúde como um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado