ITIL (Information Technology Infrastructure Library) refere-se a um conjunto de diretrizes e práticas que visam estruturar pessoas, processos e tecnologia para o aumento da eficiência no gerenciamento de serviços. A partir dessas informações, julgue os itens seguintes, referentes ao ITIL, versão 3.
Para o ITIL, a segurança da informação aparece como uma função do livro Service Estrategy.
Com relação a ITIL versão 3, julgue os itens a seguir
A garantia da qualidade de um serviço novo ou alterado é uma
política explícita para o processo de transição.
Um Administrador de Redes de computadores recebeu uma demanda da área de suporte aos usuários de TI em função do
suporte não ter conseguido identificar a causa de uma ocorrência técnica que indisponibilizou um sistema de aplicação. Segundo
a ITIL v3, o Administrador de Redes irá proceder com o Gerenciamento de
Acerca do ITIL v3, julgue os itens que se seguem.
O desenho de serviços fornece orientação para o
desenvolvimento do serviço, detalhando aspectos do
gerenciamento de catálogo de serviços, da capacidade e da
segurança da informação.
Julgue os itens subsecutivos, acerca da norma ISO 38500 e da
biblioteca ITIL V3
De acordo com a norma ISO 38500, os desenvolvimentos em
TI devem ser submetidos a uma avaliação focada na realidade
atual do negócio de modo a oferecer suporte ao referido
negócio.
Na etapa de Desenho de Serviço da ITIL v3 atualizada em 2011, no processo de Gerenciamento de Nível de Serviço são
firmados os Acordos de Nível de Serviço – ANS. Um
Considerando o disposto na ITIL (Information Technology
Infrastructure Library), versão 3, julgue os seguintes itens,
referentes ao gerenciamento de serviços de TI.
A Operação do Serviço é a publicação central da ITIL a ser
consultada tratando−se de gerenciamento do relacionamento
com fornecedores.
De acordo com a ITIL v3, 2011, o ciclo PDCA - Plan-Do-Check-Act está mais fortemente relacionado com
Assinale a alternativa que indica as quatro etapas para a
elaboração do portfólio de serviços, segundo o ITIL, versão 3.
De acordo com a ITIL v3, as requisições de serviço
A figura abaixo mostra o ciclo de vida do gerenciamento
de serviços de TI, de acordo com a ITIL v3.

É estabelecido um modelo de melhores práticas
orientado para serviços, constituído de cinco
macroprocessos que se integram em uma
sequência lógica, cada um deles contemplando
também um conjunto de processos com objetivos
específicos. Dessa forma, os processos de portfólio
de serviços e o de gerenciamento de incidentes
fazem parte, respectivamente, dos seguintes
macroprocessos:
Com base no livro da Estrutura de Serviços do ITIL V3,
assinale a alternativa que contém, respectivamente, uma
habilidade/capacidade e um recurso.
Analise as seguintes afirmativas sobre os estágios do ciclo de vida do serviço, de acordo com a biblioteca ITIL V3: I.O Desenho do Serviço orienta sobre como as políticas e os processos de gerenciamento de serviço podem ser desenhados, desenvolvidos e implementados como ativos estratégicos para uma organização. II.A Transição do Serviço orienta sobre como efetivar a transição de serviços novos e modificados para operações implementadas. III.A Operação do Serviço orienta sobre como garantir a entrega e o suporte a serviços de forma eficiente e eficaz no dia a dia de uma organização. Estão CORRETAS as afirmativas: