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A administração de determinado órgão decidiu implantar as seguintes atividades relativas à governança de TI: 1 – estabelecer processo para obtenção de dados, de maneira a fornecer informações acerca de disponibilidade, desempenho e capacidade de todos os recursos relativos à informação; 2 – coordenar e executar atividades e procedimentos operacionais necessários para entregar serviços de TI, incluindo-se a execução de procedimentos operacionais pré-definidos; 3 – aferir, por métricas temporais, a confiabilidade dos serviços. Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos a ITIL v3 e COBIT 5.

A atividade 1 é um dos objetivos do processo gerenciar

disponibilidade e capacidade — do COBIT — e está

relacionada aos processos gerenciamento da disponibilidade e

gerenciamento da capacidade do estágio de desenho — do

ITIL.

Acerca de gerenciamento de projetos, julgue os itens subsecutivos à luz dos documentos COBIT 5, PMBOK 5 e ITIL 3.

Caso se solicite ao gestor de serviços de um órgão a elaboração, com base no ITIL 3, de um plano que elenque diferentes previsões das demandas de negócio e custos de acordo com o nível de serviço acordado, o artefato correto para atender a essa demanda será o plano de continuidade de negócio.

O comitê gestor de TI de determinada organização verificou, por meio dos gestores das áreas, as seguintes necessidades concernentes ao gerenciamento de serviço:
I. Implantar função ou processo que seja responsável por gerenciar aplicativos durante os seus ciclos de vida;
II. Utilizar métrica para medir e relatar a confiabilidade de um serviço;
III. Gerenciar falhas de um item de configuração que ainda não tenha afetado o serviço;
IV. Gerenciar um problema que tenha causa-raiz e solução de contorno documentadas.
Com referência a essas necessidades, assinale a opção correta com base no ITIL v3

Em relação aos processos e às fases do ciclo de vida da biblioteca

de gerenciamento de projetos ITIL, versão 3, julgue os itens a

seguir.

No ciclo de desenho de serviço, cabe ao gerente do nível de

serviço a produção e manutenção de um catálogo de serviços

preciso.

Com base na ITIL v3, julgue os itens subsequentes, relativos a gerenciamento de serviços de TI.

O processo service change refere-se somente à mudança em um serviço já existente no ambiente de produção.

De acordo com o ITIL v3, a função relacionada a grupos, áreas ou equipes que possuem experiência e conhecimento técnico especializado para suportar a operação denomina-se

No contexto da ITIL v3 − edição 2011, para se obter hardware nos tempos acordados que serão refletidos no Acordo de Nível de Serviço − ANS (Service Level Agreement − SLA) com seus clientes é necessário que a área Provedora de Serviço de TI e o departamento de compras de uma mesma organização estabeleçam entre si

Acerca dos componentes do modelo ITIL v3, julgue o item seguinte.

O ITIL v3 prevê a utilização de padrões úteis para o

gerenciamento do serviço, tais como o CMMI (Capability

Maturity Model Integration) e o COBIT (Control Objectives

for Information and related Technology).

A administração de determinado órgão decidiu implantar as seguintes atividades relativas à governança de TI: 1 – estabelecer processo para obtenção de dados, de maneira a fornecer informações acerca de disponibilidade, desempenho e capacidade de todos os recursos relativos à informação; 2 – coordenar e executar atividades e procedimentos operacionais necessários para entregar serviços de TI, incluindo-se a execução de procedimentos operacionais pré-definidos; 3 – aferir, por métricas temporais, a confiabilidade dos serviços. Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos a ITIL v3 e COBIT 5.

O ITIL atende à atividade 3 por meio de três métricas de

serviços: TMEIS (tempo médio entre incidentes de serviço);

TMEF (tempo médio entre falhas); e TMRS (tempo médio

para restaurar serviço), em que TMRS = TMEIS + TMEF.

Em relação aos processos e às fases do ciclo de vida da biblioteca

de gerenciamento de projetos ITIL, versão 3, julgue os itens a

seguir.

O gerente de demanda deve participar da elaboração de

acordos de nível de serviço.

A administração de determinado órgão decidiu implantar as seguintes atividades relativas à governança de TI: 1 – estabelecer processo para obtenção de dados, de maneira a fornecer informações acerca de disponibilidade, desempenho e capacidade de todos os recursos relativos à informação; 2 – coordenar e executar atividades e procedimentos operacionais necessários para entregar serviços de TI, incluindo-se a execução de procedimentos operacionais pré-definidos; 3 – aferir, por métricas temporais, a confiabilidade dos serviços. Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos a ITIL v3 e COBIT 5.

A atividade 2 é um dos objetivos do processo gerenciamento

de eventos — do ITIL —, todavia não possui relação com

quaisquer processos do COBIT.

Em relação aos processos e às fases do ciclo de vida da biblioteca

de gerenciamento de projetos ITIL, versão 3, julgue os itens a

seguir.

O processo de gerenciamento de segurança da informação está

incluso nos processos de desenho de serviço.

Para a implantação da gestão e governança de TI em determinado órgão, o analista de TI deverá executar as seguintes atividades:
I definir e manter controles de processos de negócios adequados para garantir que as informações relacionadas satisfaçam a todos os requisitos de controle de informações relevantes;
II proteger as informações corporativas com vistas a manter o nível de risco de segurança da informação aceitável para a empresa, de acordo com a sua política de segurança;
III otimizar as capacidades de recursos humanos para atender aos objetivos da empresa.
Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta tendo como referência o COBIT 5 e o ITIL v3 2011

Julgue os itens subsecutivos, relativos a componentes e processos do modelo ITIL v3.

O gerenciamento de configuração e de ativo de serviço pertencente à transição de serviço da ITIL consiste no processo responsável por garantir que os ativos requeridos para a entrega de serviços sejam devidamente controlados, incluindo, para este fim, detalhes sobre relacionamentos entre os ativos e informações sobre como os ativos foram configurados.

Julgue os itens seguintes, relativos a componentes e processos do modelo ITIL v3.

O gerenciamento financeiro para serviços de TI administra os

requisitos do planejamento orçamentário da organização, sem

se ocupar dos requisitos relativos à contabilidade e à cobrança

de provedores de serviço, por estar voltado para o controle de

valores internos.

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