A administração de determinado órgão decidiu implantar as seguintes atividades relativas à governança de TI: 1 – estabelecer processo para obtenção de dados, de maneira a fornecer informações acerca de disponibilidade, desempenho e capacidade de todos os recursos relativos à informação; 2 – coordenar e executar atividades e procedimentos operacionais necessários para entregar serviços de TI, incluindo-se a execução de procedimentos operacionais pré-definidos; 3 – aferir, por métricas temporais, a confiabilidade dos serviços. Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos a ITIL v3 e COBIT 5.
A atividade 1 é um dos objetivos do processo gerenciar
disponibilidade e capacidade — do COBIT — e está
relacionada aos processos gerenciamento da disponibilidade e
gerenciamento da capacidade do estágio de desenho — do
ITIL.
Acerca de gerenciamento de projetos, julgue os itens subsecutivos à luz dos documentos COBIT 5, PMBOK 5 e ITIL 3.
Caso se solicite ao gestor de serviços de um órgão a elaboração, com base no ITIL 3, de um plano que elenque diferentes previsões das demandas de negócio e custos de acordo com o nível de serviço acordado, o artefato correto para atender a essa demanda será o plano de continuidade de negócio.
O comitê gestor de TI de determinada organização
verificou, por meio dos gestores das áreas, as seguintes
necessidades concernentes ao gerenciamento de
serviço:
I. Implantar função ou processo que seja
responsável por gerenciar aplicativos durante
os seus ciclos de vida;
II. Utilizar métrica para medir e relatar a
confiabilidade de um serviço;
III. Gerenciar falhas de um item de configuração
que ainda não tenha afetado o serviço;
IV. Gerenciar um problema que tenha causa-raiz
e solução de contorno documentadas.
Com referência a essas necessidades, assinale a opção
correta com base no ITIL v3
Em relação aos processos e às fases do ciclo de vida da biblioteca
de gerenciamento de projetos ITIL, versão 3, julgue os itens a
seguir.
No ciclo de desenho de serviço, cabe ao gerente do nível de
serviço a produção e manutenção de um catálogo de serviços
preciso.
Com base na ITIL v3, julgue os itens subsequentes, relativos a gerenciamento de serviços de TI.
O processo service change refere-se somente à mudança em um serviço já existente no ambiente de produção.
De acordo com o ITIL v3, a função relacionada a grupos, áreas ou equipes que possuem experiência e conhecimento técnico especializado para suportar a operação denomina-se
No contexto da ITIL v3 − edição 2011, para se obter hardware nos tempos acordados que serão refletidos no Acordo de Nível de Serviço − ANS (Service Level Agreement − SLA) com seus clientes é necessário que a área Provedora de Serviço de TI e o departamento de compras de uma mesma organização estabeleçam entre si
Acerca dos componentes do modelo ITIL v3, julgue o item seguinte.
O ITIL v3 prevê a utilização de padrões úteis para o
gerenciamento do serviço, tais como o CMMI (Capability
Maturity Model Integration) e o COBIT (Control Objectives
for Information and related Technology).
A administração de determinado órgão decidiu implantar as seguintes atividades relativas à governança de TI: 1 – estabelecer processo para obtenção de dados, de maneira a fornecer informações acerca de disponibilidade, desempenho e capacidade de todos os recursos relativos à informação; 2 – coordenar e executar atividades e procedimentos operacionais necessários para entregar serviços de TI, incluindo-se a execução de procedimentos operacionais pré-definidos; 3 – aferir, por métricas temporais, a confiabilidade dos serviços. Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos a ITIL v3 e COBIT 5.
O ITIL atende à atividade 3 por meio de três métricas de
serviços: TMEIS (tempo médio entre incidentes de serviço);
TMEF (tempo médio entre falhas); e TMRS (tempo médio
para restaurar serviço), em que TMRS = TMEIS + TMEF.
Em relação aos processos e às fases do ciclo de vida da biblioteca
de gerenciamento de projetos ITIL, versão 3, julgue os itens a
seguir.
O gerente de demanda deve participar da elaboração de
acordos de nível de serviço.
A administração de determinado órgão decidiu implantar as seguintes atividades relativas à governança de TI: 1 – estabelecer processo para obtenção de dados, de maneira a fornecer informações acerca de disponibilidade, desempenho e capacidade de todos os recursos relativos à informação; 2 – coordenar e executar atividades e procedimentos operacionais necessários para entregar serviços de TI, incluindo-se a execução de procedimentos operacionais pré-definidos; 3 – aferir, por métricas temporais, a confiabilidade dos serviços. Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos a ITIL v3 e COBIT 5.
A atividade 2 é um dos objetivos do processo gerenciamento
de eventos — do ITIL —, todavia não possui relação com
quaisquer processos do COBIT.
Em relação aos processos e às fases do ciclo de vida da biblioteca
de gerenciamento de projetos ITIL, versão 3, julgue os itens a
seguir.
O processo de gerenciamento de segurança da informação está
incluso nos processos de desenho de serviço.
Para a implantação da gestão e governança de TI em
determinado órgão, o analista de TI deverá executar as seguintes
atividades:
I definir e manter controles de processos de negócios
adequados para garantir que as informações relacionadas
satisfaçam a todos os requisitos de controle de
informações relevantes;
II proteger as informações corporativas com vistas a manter
o nível de risco de segurança da informação aceitável para
a empresa, de acordo com a sua política de segurança;
III otimizar as capacidades de recursos humanos para atender
aos objetivos da empresa.
Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção
correta tendo como referência o COBIT 5 e o ITIL v3 2011
Julgue os itens subsecutivos, relativos a componentes e processos do modelo ITIL v3.
O gerenciamento de configuração e de ativo de serviço pertencente à transição de serviço da ITIL consiste no processo responsável por garantir que os ativos requeridos para a entrega de serviços sejam devidamente controlados, incluindo, para este fim, detalhes sobre relacionamentos entre os ativos e informações sobre como os ativos foram configurados.
Julgue os itens seguintes, relativos a componentes e processos do modelo ITIL v3.
O gerenciamento financeiro para serviços de TI administra os
requisitos do planejamento orçamentário da organização, sem
se ocupar dos requisitos relativos à contabilidade e à cobrança
de provedores de serviço, por estar voltado para o controle de
valores internos.