Com relação às escolas de planejamento estratégico e aos modelos SWOT e Porter, julgue o item seguinte.
Um órgão público que organiza sua estratégia a partir de contribuições advindas de formulações mentais dos seus servidores faz uso do processo de planejamento defendido pela Escola Cognitiva, integrante do rol das escolas descritivas.
Com relação às escolas de planejamento estratégico e aos modelos SWOT e Porter, julgue o item seguinte.
Conforme o modelo SWOT, em um concurso público, a possibilidade de serem selecionados profissionais com alto grau de competência é considerada uma oportunidade, enquanto a seleção de muitas pessoas inexperientes é considerada uma ameaça.
Julgue o item a seguir, relativo a planejamento baseado em cenários, pensamento estratégico, modelos de gestão estratégica e estratégias competitivas.
Todas as estratégias definidas para a execução do plano estratégico de um órgão público são consideradas competitivas.
Fundamento para a implantação da Gestão pela Qualidade Total, o Programa 5S tem por objetivo a preparação do ambiente. Um dos “S” desse programa, Shitsuke, representa a manutenção das melhorias alcançadas com as práticas dos demais “S” e a garantia de que vai ser incorporado em todas as fases, dando sustentação à Qualidade Total. É traduzido por Senso de
Com base no texto a seguir e considerando as teorias administrativas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. Em um diagnóstico organizacional realizado em uma universidade federal, foram identificadas as seguintes características predominantes relativas à estrutura do setor: clara hierarquia de autoridade para controle e coordenação do trabalho dos funcionários; tarefas e rotinas bem definidas por regras e procedimentos; e comunicação baseada em procedimentos oficiais e impessoais. I. O modelo de estrutura a que mais se assemelha o da universidade em questão é o mecânico, considerando os estudos de Tom Burns e George M. Stalker sobre os efeitos do ambiente na estrutura. II. O modelo de estrutura da universidade em questão é mais adequado a ambientes mais instáveis, segundo os estudos de Tom Burns e George M. Stalker sobre os efeitos do ambiente na estrutura. III. As características identificadas no diagnóstico são similares às de uma estrutura burocrática de organização, segundo a definição de Max Weber.
O planejamento estratégico, em relação ao planejamento tático, é:
Sobre o comportamento organizacional assinale a alternativa INCORRETA:
No que se refere às características básicas das organizações formais modernas e ao processo organizacional, julgue o item seguinte.
Uma das desvantagens da departamentalização geográfica deve-se ao fato de deixar em segundo plano os aspectos ligados ao planejamento, à execução e ao controle da organização em face do grau de liberdade e autonomia colocado em cada filial.
No que tange ao planejamento estratégico, à excelência nos serviços públicos, ao empreendedorismo governamental e às novas lideranças no Setor Público, julgue o item que se segue.
A competição entre os prestadores de serviços governamentais não é um dos princípios propostos por Osborne e Gaebler para reinventar o governo.
O dinheiro, os benefícios e as oportunidades de progresso são fatores que podem tornar as pessoas mais satisfeitas no trabalho. Contudo, os indivíduos possuem anseios diferentes e mantê-los motivados é um desafio constante para as organizações.
Com base no exposto, é correto afirmar que se define motivação como
Considerando que liderar envolve múltiplas competências, é correto afirmar que o domínio contextual de liderança
Segundo os conceitos da Metodologia de Análise, Desenvolvimento e Implementação de Sistemas Administrativos, complemente corretamente a assertiva:
O analista de sistemas, organização e métodos deve dividir o projeto de um sistema em fases, pois __________
São desvantagens da estrutura informal em uma organização, exceto:
Acerca de gestão da qualidade, julgue o item que se segue.
O downsizing, como decorrência do programa de qualidade total, promove a redução de níveis hierárquicos para reduzir as operações ao essencial (core business) do negócio.
Ao influxo da Reforma do Aparelho do Estado, implementada em meados dos anos 1990, buscava-se um novo paradigma para a atuação da Administração pública, com a aplicação de conceitos como o de accountability, que, em uma de suas acepções correntes,