Entre os estilos de liderança apontados pela literatura, aqueles que se caracterizam como liderança situacional, fundados no modelo de Fiedler, sustentam que
Entre as metodologias consagradas para administração de materiais e gestão de estoques está a denominada Curva ABC,
Assinale a alternativa que lista atividades inerentes à administração de organizações em diferentes contextos.
Os indicadores financeiros são mais que simples números. Por meio deles, é possível verificar a situação da gestão financeira de uma empresa, eventuais gargalos ou oportunidades de melhoria que podem elevar a capacidade de geração de empregos e lucros para a empresa.
Assinale a opção em que os indicadores mostrados são considerados indicadores financeiros.
A ferramenta de gestão que serve para definir, com clareza, determinado problema e que se embasa nas respostas às perguntas “o quê?”, “por quê?”, “quem?”, “onde?”, “quando?”, “como?” e “quanto?” denomina-se
A respeito de gestão organizacional, julgue o item.
A análise SWOT (strengths, weakness, opportunities, threats) possibilita a identificação de oportunidades e ameaças ambientais.
Sobre o tema “estrutura organizacional”, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. A estrutura organizacional é a forma pela qual as tarefas são distribuídas, agrupadas e coordenadas. II. A especialização do trabalho se refere à subdivisão das atividades em funções isoladas. III. A definição das autoridades no processo decisório está relacionada à amplitude de controle. IV. A formalização diz respeito a quem os indivíduos e os grupos se reportam. V. A departamentalização é a base do agrupamento de tarefas em uma organização, como no caso da departamentalização funcional, na qual as atividades são agrupadas de acordo com as funções desempenhadas.
A administração de uma organização é o processo de
Um funcionário está se candidatando, em uma seleção interna da organização em que trabalha, a uma vaga de coordenador na área de recursos humanos cujas atribuições estão descritas como “desenho de programas de treinamento; definição das tarefas dos subordinados; avaliação do desempenho dos subordinados”.
Essas atribuições estão relacionadas, respectivamente, às seguintes funções administrativas:
Para a criação de equipes eficazes, é preciso que se considerem variáveis de contexto, de composição e de processos da equipe.
É uma variável de composição da equipe, fortemente relacionada ao seu desempenho:
O gerente de uma equipe de pessoas altamente qualificadas é conhecido por dar total liberdade aos membros da equipe para decidirem e executarem suas tarefas. Ele afirma que “meu grupo tem capacidade, motivação e maturidade para realizar o trabalho; meu papel é disponibilizar as informações e os recursos de que eles necessitam”.
O estilo de liderança desse gerente é:
Uma grande organização tem passado por dificuldades financeiras, e, aparentemente, três de suas fábricas precisam ser fechadas e 3.000 empregados demitidos. A diretora de produção tem estudado alternativas de ação e desenvolveu dois planos, que apresentou à diretoria da empresa, da seguinte forma:
“Plano A: Este plano salvará uma das três fábricas e 1.000 empregos. Plano B: Este plano tem 1/3 de probabilidade de salvar todas as três fábricas e todos os 3.000 empregos, mas tem 2/3 de probabilidade de não salvar nenhuma fábrica e nenhum emprego”. A diretoria optou pelo Plano A.
Preocupada com a situação e buscando uma decisão consistente sobre que plano apresentar à presidência para avaliação, a diretora solicitou outra reunião e apresentou novamente os planos à diretoria. Dessa vez, a diretora apresentou os planos da seguinte forma:
“Plano A: Este plano resultará na perda de duas das três fábricas e 2.000 empregos.
Plano B: Este plano tem 2/3 de probabilidade de resultar na perda de todas as três fábricas e todos os 3.000 empregos, mas tem 1/3 de probabilidade de não perder nenhuma fábrica e nenhum emprego”. A diretoria optou pelo Plano B.
A situação ilustra a armadilha psicológica de decisão conhecida como:
Assinale a alternativa que não corresponde a um dos tópicos relacionados ao processo de liderança voltado às políticas de recursos humanos.
O modelo de estrutura em que se encontra uma chefia para
cada função, de modo que os subalternos exerçam mais de
uma função, ficando sob o mando de mais de um chefe, é
Considere as afirmações relacionadas aos conceitos abaixo:
I. Eficiência é um indicador relacionado à otimização ou melhor uso possível de insumos na produção de bens e serviços.
II. Eficácia é um indicador exclusivamente financeiro, mensurando a economia de custos na produção de resultados.
III. Efetividade constitui uma medida de mensuração do tempo de duração de um projeto.
Está correto o que se afirma APENAS em