Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 35 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • Certo
    • Errado

Partindo do conceito de Gestão Participativa assinale as alternativas em V para verdadeiro e F para falso e em seguida marque o item que representa sua análise. ( ) A gestão escolar participativa é fundamental para melhorar a qualidade pedagógica do processo educacional das escolas e garantir ao currículo escolar maior sentido de realidade e atualidade. ( ) A participação dos professores é processo dificultado pela atividade solitária do desenvolvimento das atividades pedagógicas, que intervêm no fazer desta categoria e causam confusão no entendimento do que seja participação. ( ) Aos gestores cabe a tarefa de criar um ambiente estimulador da participação, promovendo um clima de confiança, estabelecendo demanda de trabalho centrado em ideias e desenvolvendo a prática de assumir responsabilidades em conjunto. ( ) A teoria das relações humanas ou modelo afetivo, estabelece que os ganhos de produtividade são resultado da identificação do funcionário com o seu gestor, de tal forma que a melhoria se relaciona com a liderança. ( ) A teoria administrativa ou modelo cognitivo propõe que a participação aumenta a produtividade a disponibilizar, para a tomada de decisões, estratégias e informações mais qualificadas.

Imagem 001.jpg

Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os
próximos itens, referentes ao desenvolvimento de pessoas.

A análise pessoal tem como objetivo precípuo a identificação do nível de desempenho individual de tarefas e de habilidades exigidas no trabalho, com a finalidade de orientar ações de aperfeiçoamento funcional.

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os
itens subsequentes.

O estabelecimento da missão da instituição constitui ação de planejamento de nível estratégico, e a elaboração dos objetivos departamentais, de nível operacional.

Em relação ao assunto a seguir, indique a opção incorreta. O planejamento na área da educação se dá em diversos níveis; no entanto, historicamente, cabe ao professor dar concretude a planejamentos educacionais que são elaborados de forma descendente. De acordo com Romão e Padilha (2004), surgiu em 1989 a ideia de “Planejamento Socializado Ascendente” que traz como possibilidade a construção de políticas públicas educacionais de forma ascendente, para o que se faz necessário:

Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista
e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.

Sob as referidas influências, instituiu-se a dualidade estrutural, com base na qual se definem os diferentes tipos de escola, a partir da classe social de origem do educando e do papel a ela destinado na divisão social e técnica do trabalho.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282