Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:
Sobre Gestão Democrática, leia as seguintes afirmativas.
I É compreendida como um processo político através do qual as pessoas que atuam na/sobre a escola identificam problemas, discutem, deliberam e planejam, encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola na busca da solução de problemas.
II Tende a transferir para a escola a rigidez característica de grandes organizações, passando pela delegação de autoridade, a departamentalização e a especialização até aos desempenhos mínimos aceitáveis, consagrados por regras universais e abstratas.
III Trabalha com atores sociais e suas relações com o ambiente, como sujeitos da construção da história humana, gerando participação, corresponsabilidade e compromisso.
Está correto apenas o que se afirma em:
A gestão pública atravessa mudanças sistemáticas, dentre elas o foco gerencial nos resultados culminando na gestão de pessoas com ênfase nos fins. São muitos os fatores que manifestam uma gestão de pessoas eficaz (SALES Jr./BRASIL ESCOLA). A respeito dos princípios que a iniciativa pública deverá valorizar reconhecendo seus funcionários e tê-los como colaboradores na produção e oferta de seus serviços aos usuários clientes, considere as proposições a seguir:
I. Competência, conhecimento, habilidades, atenção na seleção, contratação e treinamento.
II. Capacitação, cooperação, motivação, definição de uma política de cargos e salários.
III. Distribuição funcional bem organizada, uma liderança participativa e flexível por meio de uma administração conjunta e eficaz.
Estão corretas as proposições:
A instituição escolar bem-sucedida requer dos seus profissionais, EXCETO:
O atendimento à educação infantil requer da instituição escolar:
I. localização e acessibilidade adequadas.
II. segurança e salubridade;
III. estética e luminosidade;
IV. competência e comprometimento.
Estão corretas as afirmativas:
A avaliação dos profissionais é redimensionadora da gestão escolar bem-sucedida, exceto quando:
Ignorando-se mutuamente, tanto a escola como as famílias perdem com a falta desse convívio. O afastamento não faz bem a nenhuma das partes. Coisas simples, que poderiam ser resolvidas com diálogo, acabam por se transformar em problemas. A falta de comunicação afasta a escola do cumprimento de sua função social." Considere as possíveis ações para aproximar a escola e as famílias:
I- Produzir dados quantitativos e qualitativos, transformar em informações simples e explicar para as famílias em reuniões da escola.
II- A escola deve considerar a participação da família não só para falar dos problemas. É preciso pensar em formas possíveis de diálogo e, consequentemente, de ação.
III- Os pais devem acompanhar de perto o que está acontecendo no cotidiano da criança, com pequenas e grandes ações. Observar a lição de casa, ir a reuniões, arrumar um espaço tranquilo para a criança estudar, entre outras ações, são exemplos.
IV - O papel que a escola possui na construção de parcerias é fundamental, devendo considerar a necessidade da família, levando-as a vivenciar situações que lhes possibilitem se sentirem participantes ativos nessa parceria.
Das afirmações, estão CORRETAS:
A respeito das estatísticas e avaliações oficiais, julgue o item subsequente.
O número de matrículas em cada etapa da educação básica decresceu em 2013 em relação ao ano anterior, devido à dinâmica demográfica nacional e à melhoria do fluxo escolar.
Nos dias atuais, o campo de ação das políticas públicas em educação encontra, entre suas forças, a forte presença de setores privados relacionados ao mercado educacional.
Neste cenário, acirram-se os conflitos em relação à concepção do papel da educação e, deste embate, saem fortalecidos os
Sobre o financiamento da educação escolar no Brasil, é INCORRETO afirmar que
O supervisor também exerce uma função de gestor na escola. A diferença é que o foco dessa gestão está em garantir:
No Projeto Político–Pedagógico, deve–se conceber a
organização do espaço físico da instituição escolar de tal
modo que este seja compatível com as características de
seus sujeitos, além da natureza e das finalidades da
educação, deliberadas e assumidas pela comunidade
educacional. A noção de espaço foi sendo reconstruída,
ressignificada, enriquecida, deixando de ser vista apenas
em sua dimensão geométrica para assumir a dimensão
social. Sobre o espaço físico das instituições
educacionais, assinale a alternativa incorreta.
Partindo do conceito de Gestão Participativa assinale as alternativas em V para verdadeiro e F para falso e em seguida marque o item que representa sua análise. ( ) A gestão escolar participativa é fundamental para melhorar a qualidade pedagógica do processo educacional das escolas e garantir ao currículo escolar maior sentido de realidade e atualidade. ( ) A participação dos professores é processo dificultado pela atividade solitária do desenvolvimento das atividades pedagógicas, que intervêm no fazer desta categoria e causam confusão no entendimento do que seja participação. ( ) Aos gestores cabe a tarefa de criar um ambiente estimulador da participação, promovendo um clima de confiança, estabelecendo demanda de trabalho centrado em ideias e desenvolvendo a prática de assumir responsabilidades em conjunto. ( ) A teoria das relações humanas ou modelo afetivo, estabelece que os ganhos de produtividade são resultado da identificação do funcionário com o seu gestor, de tal forma que a melhoria se relaciona com a liderança. ( ) A teoria administrativa ou modelo cognitivo propõe que a participação aumenta a produtividade a disponibilizar, para a tomada de decisões, estratégias e informações mais qualificadas.
Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os
próximos itens, referentes ao desenvolvimento de pessoas.
A análise pessoal tem como objetivo precípuo a identificação do nível de desempenho individual de tarefas e de habilidades exigidas no trabalho, com a finalidade de orientar ações de aperfeiçoamento funcional.
Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os
itens subsequentes.
O estabelecimento da missão da instituição constitui ação de planejamento de nível estratégico, e a elaboração dos objetivos departamentais, de nível operacional.