Em um ambiente institucional, além dos trabalhos padrões, há ações voltadas para projetos. Nesse sentido, os envolvidos em qualquer projeto devem buscar sempre a melhoria contínua dos trabalhos em cada objetivo novo e, para isso, dentro das melhores práticas na gestão de projetos, usa-se a representação desenvolvida por Deming. Essa representação denomina-se
Ferramentas e técnicas de suporte em Qualidade são instrumentos pelos quais se torna possível controlar as melhorias implantadas em qualquer sistema da qualidade. Tais ferramentas e técnicas se dividem em três grandes grupos: formulários para coleta de dados; ferramentas e técnicas para dados não numéricos; e instrumentos para controlar dados numéricos. Considere as colunas a seguir:
Correlacionando as colunas acima, a alternativa que fornece a ordem correta dos parênteses é
Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:
A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item subsequente.
O diagrama de Pareto é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências em ordem crescente, da esquerda para a direita, o que permite a priorização dos problemas.
Com relação à importância nos serviços, julgue o item a seguir.
A qualidade experimentada pelo cliente é criada no momento da verdade, quando o prestador de serviço e o cliente se encontram em interação.
Julgue o item seguinte, referente à gestão da qualidade nas organizações.
O processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas organizacionais refere-se à técnica de melhoria contínua da gestão da qualidade total nas organizações.
Em relação à gestão da qualidade dos recursos humanos de enfermagem, julgue o item seguinte.
O dimensionamento do quadro de profissionais da enfermagem nas unidades de internação considera os tipos de cuidados exigidos pelos pacientes. Os pacientes de cuidados intermediários são os que necessitam de cuidados durante as 24 h do dia, sendo 4 h de enfermagem; e recomenda-se que pelo menos 20% do efetivo sejam os enfermeiros e os demais, técnicos ou auxiliares.
O ciclo PDCA, uma das principais ferramentas utilizadas na gestão de qualidade, parte do princípio de que o planejamento
A Era do controle estatístico da qualidade ocorreu nos anos 1930 e 1940 e foi marcada pela introdução da estatística no controle da qualidade. Tal mudança ocasionou uma evolução significativa na qualidade dos produtos que eram fabricados naquela época e na própria gestão empresarial e industrial. A figura mais importante nesse período foi Walther Shewhart (1891‐1967), criador do Controle Estatístico de Processos (CEP) e da ferramenta de gestão denominada de
A construção do Balanced Scorecard dá-se em quatro etapas. Qual das alternativas abaixo NÃO faz parte dessas etapas?
Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:
O ciclo PDCA é um método iterativo de gestão da qualidade, que visa promover a melhoria contínua por meio da aplicação de 4 etapas.
Assinale a opção que as indica.
Acerca de gestão da qualidade em organizações, julgue o próximo item.
Enquanto método de gestão da qualidade, Seis Sigma corresponde à ação de repensar a essência da organização e reestruturar radicalmente os seus processos, para atingir inovação em custo, qualidade e serviços.
De acordo com a visão da gestão da qualidade, a missão de cada área da organização é contribuir para o alcance total dos objetivos institucionais. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta uma ação prioritária da gestão da qualidade.
Ao buscar a melhoria na prestação de serviços, pode-se estabelecer como meta o nível máximo de qualidade considerando-se os limites da própria capacidade organizacional, o que corresponde ao conceito de