A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item subsequente.
A preocupação com a qualidade, em sentido amplo, começou com Deming, na década de 1950, com o desenvolvimento do controle estatístico de processo.
A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item subsequente.
A partir dos anos 1950, a gestão da qualidade foi deixando de ser uma simples análise do produto ou do serviço e passando a constituir uma preocupação da empresa como um todo.
Desenvolveu o conceito de Controle da Qualidade Total, publicando livro com mesmo nome.
Relacione as ferramentas de gestão de qualidade, listadas a seguir, às suas respectivas funções.
1- Carta Controle
2- Matriz GUT
3- Diagrama de Ishikawa
( ) Gráfico utilizado para monitorar a variabilidade de um processo, verificando causas comuns e especiais.
( ) Representação das potenciais causas que podem levar a um problema específico.
( ) Tabela que trabalha com a priorização da resolução de problemas.
Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
As funções básicas do administrador estão diretamente relacionadas com o ciclo PDCA – ferramenta de gestão utilizada nos programas de gestão da qualidade. Em relação a esses aspectos, a fase “D” do ciclo PDCA está relacionada
Todo esforço de qualidade na organização tem custos associados. Entende-se, contudo, que tais custos são pequenos se comparados aos custos de não se ter qualidade. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta um custo de prevenção associado a um programa de melhoria e monitoramento da qualidade organizacional.
A respeito de técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue o item a seguir.
O diagrama de Ishikawa, além de ser uma técnica para análise de mapa causal, é muito utilizado na análise de problemas de processos.
Com relação à gestão da qualidade no contexto organizacional, julgue o item a seguir.
O envolvimento da alta administração é essencial para o sucesso da gestão da qualidade.
Com relação à gestão da qualidade no contexto organizacional, julgue o item a seguir.
O controle estatístico de qualidade assegura a qualidade dos produtos e dos serviços por ele inspecionados.
Julgue o item a seguir, referente à gestão de pessoas e à gestão da qualidade em organizações.
Na gestão da qualidade, destaca-se a técnica da qualidade total, que admite que a qualidade de um serviço seja estabelecida pela organização e garantida para o cliente em todas as suas interações, seja antes, seja após a prestação do serviço.
A respeito da gestão de projetos e processos e da sua aplicação às organizações públicas, julgue o item subsequente.
Em sistemas de gestão da qualidade que utilizam a norma ISO 9000:2000, são realizadas auditorias de segunda parte, pela própria organização, e de primeira parte, pelos clientes.
A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item a seguir.
As cartas de controle, o princípio de Pareto e o diagrama de Ishikawa constituem ferramentas importantes para a gestão da qualidade em uma organização.
A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item a seguir.
Deming definiu quatorze pontos cruciais para a gestão da qualidade total, sendo possível destacar entre eles o forte apelo para a inspeção em massa.
Uma pesquisa de satisfação numa rede com quatro postos de abastecimento identificou que a avaliação da qualidade do atendimento prestado aos motoristas variava muito. Após observação de campo, verificou-se – entre outras constatações – que alguns atendentes são muito atenciosos, outros nem tanto.
Uma ação para equilibrar a qualidade desses serviços é
O Ciclo PDCA, também denominado Ciclo de Deming, constitui uma ferramenta utilizada precipuamente para