A gestão da qualidade está alicerçada em um conjunto de propriedades e características de um produto ou serviço que atende a especificações ou padrões determinados. De um modo geral, são oito as dimensões que abrangem o significado da qualidade e são ingredientes de importância crítica para o sucesso das organizações do século XXI:
No que se refere a sistemas de medição de desempenho, indicadores de desempenho e balanced scorecard (BSC), julgue o item subsecutivo.
O aumento ou a redução do volume de reclamações de clientes quanto ao atendimento prestado por um órgão público é considerado um indicador de qualidade quanto ao desempenho pelos serviços prestados por esse órgão.
Julgue o item subsecutivo, relativo à gestão da qualidade.
A gestão da qualidade consiste em um conjunto de ações a ser executado nas organizações com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos e serviços e, com isso, aumentar a satisfação dos clientes.
Um órgão público constatou um aumento significativo no tempo de processamento das contas a pagar. Algumas das causas do problema foram identificadas em aspectos relativos a pessoal, procedimentos e infraestrutura de TI (computadores e sistemas). O gerente responsável pela qualidade dos serviços do órgão quer organizar e analisar as informações, estabelecendo as relações de causa e efeito no problema constatado.
Para tal, o gerente deve utilizar a seguinte ferramenta da qualidade:
Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso, considerando as afirmativas a seguir:
( ) A gestão pela qualidade prevê a eliminação ou a simplificação de processos que não adicionem valor ao produto.
( ) A gestão da qualidade estabelece que os processos devem ser continuamente estudados e planejados para que as melhorias sejam implementadas e controladas.
( ) Uma vez alcançada, a gestão de qualidade total não precisa mais ser aperfeiçoada ou alterada pela organização.
( ) A gestão de qualidade total refere-se a uma estratégia de administração orientada a criar consciência de qualidade no máximo possível de processos organizacionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Fundamento para a implantação da Gestão pela Qualidade Total, o Programa 5S tem por objetivo a preparação do ambiente. Um dos “S” desse programa, Shitsuke, representa a manutenção das melhorias alcançadas com as práticas dos demais “S” e a garantia de que vai ser incorporado em todas as fases, dando sustentação à Qualidade Total. É traduzido por Senso de
Acerca da gestão da qualidade, Julgue o item
De acordo com Garvin, a gestão da qualidade passou por quatro grandes eras. Na era do controle estatístico do processo, a ênfase era na uniformidade do produto e o principal objetivo era a detecção de não conformidades, utilizando‐se instrumentos de medição.
No que diz respeito à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial, julgue o item
De acordo com o modelo de excelência em gestão (MEG), o conhecimento sobre clientes e mercados é o critério de excelência quando se trata da interação com clientes e mercados e de necessidades, expectativas e comportamentos implícitos.
A respeito das Normas ABNT NBR ISO 9000:2015 e 9001:2015, julgue o item
A gestão dos processos e do sistema de gestão da qualidade pode ser realizada com o uso do ciclo PDCA e com um foco geral na mentalidade de risco.
Quanto aos conceitos introdutórios da administração, julgue o item
O modelo decisório de cogestão ocorre quando os membros da organização assumem as decisões de modo coletivo, sendo o processo decisório conduzido por equipes em equilíbrio de poder
Acerca de gestão da qualidade, julgue o item que se segue.
O downsizing, como decorrência do programa de qualidade total, promove a redução de níveis hierárquicos para reduzir as operações ao essencial (core business) do negócio.
Com relação à gestão da qualidade no contexto organizacional, julgue o item a seguir.
Nas organizações, o sistema de qualidade é de responsabilidade exclusiva do departamento de qualidade ou de área a ele correlata.
Acerca de gestão da qualidade em organizações, julgue o próximo item.
A reengenharia é um método estatístico utilizado para traduzir as necessidades do cliente em tarefas específicas, em busca do melhor modo de se realizar cada tarefa de forma consistente.
A gestão da qualidade utiliza técnicas com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor ações de melhorias para as causas que interferem no bom desempenho dos processos de trabalho. Uma dessas técnicas está representada na figura abaixo.
Essa figura é denominada
O programa 5S é uma ferramenta de gestão da qualidade que teve origem no Japão e pode ser aplicada nas mais diversas situações, na vida pessoal, nas organizações públicas, nas escolas, nas famílias e nas comunidades. Em relação a esse programa, analise as afirmativas abaixo.
Dentre as afirmativas, estão corretas