Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A psicogênese da noção de espaço passa por níveis próprios da evolução geral da criança na construção do conhecimento: do vivido ao percebido e deste ao concebido. Dessa forma, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I-Espaço vivido.

II- Espaço percebido.

III- Espaço concebido.

( )A criança, nos primeiros anos de vida, adquire certa noção espacial. Na idade escolar, nas séries iniciais, quando consegue recordar do caminho da escola para casa, a criança vai ampliando seu processo e apropriação espacial, substituindo a necessidade de experimentação por outras habilidades, como a observação. Além de perceber o aqui, já entende o “acola". Neste momento, para ela, o estudo da geografia se concretiza.

( )Quando o aluno consegue relacionar espaços de uma área sem ter passado por ela, através de um mapa, ele passa a compreender mais o espaço. Estabelece relações espaciais entre elementos apenas através de sua representação, sendo capaz de raciocinar sobre uma área retratada no mapa, sem tê-la visto antes.

( )A alfabetização espacial acontece através da noção de espaço que a criança adquire socialmente no decorrer de sua idade, vivenciando através do movimento e do deslocamento. Brincadeiras, exercícios ritmos e psicomotores, de delimitações espaciais, de exploração do corpo e relações espaciais são importantes para seu aprendizado.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282