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Nas creches, as crianças têm direito a ter livre acesso aos livros, mesmo as que ainda não saibam ler, porque as crianças têm prazer em olhar e interpretar as ilustrações das histórias infantis, pois a leitura pode ser textual e também:

Lucas participou em uma excursão da escola na qual ele se engasgou com um o alimento de tal modo que veio a falecer, pois na equipe da escola ninguém soube como salvar a sua vida. Essa é uma história baseada em um fato real, este acidente teve tanta repercussão que, atualmente, todas escolas brasileiras do ensino básico realizam treinamentos em primeiros socorros para suas equipes escolares. As noções de primeiros socorros orientam que, quando se está em um local distante do serviço de emergência, no caso de uma criança se engasgar, estando ela consciente e em fase de parada respiratória, para salvar a sua vida é necessário:

No que se refere ao documento “Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais da Criança”, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – As crianças são chamadas pelos seus nomes ou, se preferirem, por seus apelidos.
II – Procura-se saudar e se despedir das crianças individualmente.
III – Procura-se corrigir as variações de humor das crianças. 

O livro As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância enfoca o sistema municipal de educação dessa cidade, reconhecido como um dos melhores do mundo.

Sobre a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância, não se pode afirmar que a(o)

Frente às transformações ocorridas nos últimos 50 anos, a escola deve assumir a capacidade de atuar e organizar os conhecimentos em função das questões que se levantam na atualidade, inclusive em relação aos modos como as crianças vivem as suas infâncias e à própria concepção de infância. Para a educação infantil, Barbosa (2008) propõe que seja adotada a concepção das crianças como

Na educação infantil, de acordo com o Referencial curricular nacional para a educação infantil (1998), o espaço da sala deve ser organizado de modo a privilegiar

Leia as afirmativas a seguir:

I. É dever do profissional que atua na Educação Infantil tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público.

II. Reciclar é uma forma de intensificar o lixo depositado no ambiente.

Marque a alternativa CORRETA:

Ao pensarmos sobre a presença da arte na educação infantil é comum se ter a associação às práticas comuns que envolvam folhas sulfites brancas para desenhar ou com uma imagem previamente impressa para pintar, fornecer massinha colorida para modelagem, uso de tintas de várias cores e texturas, atividades com sucatas e disponibilização de revistas para recorte, colagem e rasgaduras. No entanto, o trabalho com arte, na educação infantil envolve muitos outros aspectos. Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.

A recreação é a prática de atividades lúdicas, que envolvem a espontaneidade, a liberdade de expressão, a criatividade, a alegria e o prazer de forma individual ou coletiva. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Acredita-se que, pela escola ser uma instituição social, o ambiente escolar é um meio que influência, produz ou reproduz, os processos de construção do sujeito. E assim o jogo é um importante caminho no processo educativo do indivíduo, com potencial para aproximar atividades e o comportamento das pessoas, no que diz respeito a condições básicas à liberdade, a separação nos limites de tempo e espaço estabelecidos e a regulamentação.

( ) A recreação possui como principais objetivos: integrar o indivíduo ao meio social; desenvolver o conhecimento mútuo e a participação grupal; facilitar o agrupamento por idade ou afinidades; desenvolver ocupação para o tempo ocioso; adquirir hábitos de relações interpessoais; desinibir e desbloquear; desenvolver a comunicação verbal e não-verbal; descobrir habilidades lúdicas; desenvolver adaptação emocional; descobrir sistemas de valores; dar evasão ao excesso de energia e aumentar a capacidade mental do indivíduo.

( ) O jogo, a brincadeira e o brinquedo são importantes nos anos iniciais, visto que a criança transporta para esses instrumentos o que vive cotidianamente. Assim, o momento lúdico proposto é uma imitação da realidade já vivida pelos adultos. Por meio da brincadeira a criança consegue expressar seus sentimentos em relação ao mundo social e transformar sua realidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

O brincar constitui-se em um conjunto de práticas, conhecimentos e fatos construídos e acumulados pelos sujeitos no meio em que estão inseridos e que facilitam a aprendizagem, ensinando e repassando valores essenciais para a vida do ser humano, dando a ele uma nova concepção de mundo. Diante disto, estudiosos contribuíram, ao longo dos tempos com suas teorias em relação à infância e a ludicidade, consequentemente abriram caminhos para a maior flexibilização e inovação dos modelos de educação infantil nas escolas. Sobre esse contexto e perspectivas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A brincadeira não chega a ser uma atividade que transforma o real, embora haja em dado momento, certa assimilação frente às algumas necessidades da criança e/ou em razão dos seus próprios interesses afetivos e cognitivos.

II. O jogo, devido à abrangência de significados, é uma forma de expressão da linguagem afetiva e refere-se àquele cuja estrutura é o símbolo.

III. O brincar pode ser visto como uma atividade que reflete os estados internos do sujeito diante de uma realidade vivida ou imaginada.

Ao observarmos as aulas de Educação Infantil é possível encontrar uma boa parte escolas que ainda não disponibilizam aos educando aulas recreativas, com atividades que valorizem o desenvolvimento psicomotor, o equilíbrio “[...]. Para Rousseau (1712-1771), recreação é a liberdade total da criança. [...] O aluno deve ser educado por, e para a liberdade. É preciso que saltem, corram, gritem quando tiver vontade” (Portal Educação). Sobre este assunto, assinale a alternativa incorreta.

No trabalho com crianças de zero a três anos, conforme o Referencial curricular nacional para a educação infantil (1998), a prática educativa deve se organizar de forma a garantir oportunidades para que as crianças desenvolvam, entre outras, a capacidade de
 

Leia as afirmativas a seguir:

I. É dever do profissional que atua na Educação Infantil desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo ou função de que seja titular.

II. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente o acesso ao Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.

Marque a alternativa CORRETA:

Como exposto na BNCC, na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos quanto vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos diversos campos de experiências.

Em relação aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para bebês (0 a 1 ano e 6 meses), é correto afirmar que se tem, como objetivo de aprendizagem e desenvolvimento,

Segundo Sasseron e Carvalho, há “uma preocupação crescente, ao longo dos anos, em colocar a alfabetização científica como objetivo central do ensino de ciências em toda a formação básica”.

(SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica.

Investigaçõ es em Ensino de Ciências (Online), v. 16, p. 59-77, 2011.)

 

Tendo em vista que, nesse contexto, as autoras destacam diversas habilidades necessárias para que uma pessoa seja classificada como alfabetizada cientificamente, considere as habilidades a seguir.

  1. Utilizar os conceitos científicos e ser capaz de integrar valores e tomar decisões responsáveis no dia a dia.
  2. Reconhecer a origem da ciência e compreender a estabilidade do saber científico.
  3. Reconhecer os limites da utilidade das ciências e das tecnologias para o progresso do bem-estar humano.

Apresentam habilidades necessárias para que uma pessoa seja classificada como alfabetizada cientificamente

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