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De acordo com Lacerda (2006), a inclusão é:

Sobre educação de surdos, relacione a COLUNA I com a COLUNA II.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

A escola inclusiva é uma demanda da sociedade atual, dada a grande diversidade social que apresenta, resultado da universalização do acesso à escola. No que se refere ao modelo educacional inclusivo, assinale a alternativa correta.

A diversidade sociocultural engloba as diferenças e as ações do grupo e da comunidade que compartilham um mesmo ambiente e os valores e costumes propagados de geração em geração, pois faz parte dos processos de humanização e

Na escola de ensino regular em que Marta trabalha, a equipe está reestruturando o projeto pedagógico, considerando também o trabalho com crianças com deficiência. Nesse sentido, o projeto pedagógico deve prever:

Entre as definições da função social da escola apresentadas a seguir, a que mais se relaciona ao texto acima é:

De acordo com Sá (2006, p. 76), “Os esforços ‘manualistas’ do século XIX não obtiveram o sucesso esperado; então o oralismo começou, na metade do século XIX, a substituir as propostas dos centros educativos de surdos.” As bases do oralismo surgiram na Alemanha, durante o século XVIII, cujo principal representante, conhecido como “o pai do método alemão”, foi

“Seu trabalho não apenas influenciou os métodos de ensino para surdos no decorrer dos tempos, como também demonstrou que eram falsos os argumentos médicos e filosóficos e as crenças religiosas da época sobre a incapacidade dos surdos para o desenvolvimento da linguagem e, portanto, para toda e qualquer aprendizagem” (LODI, 2005, p. 411). Ele é considerado o primeiro educador de surdos da história e, no século XVI, conseguiu ensinar a fala a dois surdos da família do Condestável de Castilha. Essas informações relatam dados biográficos de

A luta por uma sociedade bilíngue é uma das bandeiras das comunidades surdas. A Lei nº 13.146 de 2015, chamada Lei Brasileira da Inclusão, foi uma das grandes conquistas dessas comunidades. De acordo com o título III, da Acessibilidade, no capítulo II - “Do acesso à informação e à comunicação", os direitos conquistados pelas pessoas surdas e com deficiência auditiva são os seguintes:

O ensino de Libras como primeira língua para alunos surdos compreende o desenvolvimento de duas habilidades, expressar-se em Libras e compreender em Libras, que permitem ao aluno surdo expor suas ideias e opiniões por meio de sua língua visuo-espacial. O trabalho com a habilidade de compreender em Libras, contemplando os diversos gêneros discursivos implicados na comunicação gestual, pode ser realizado nas aulas de Libras para alunos surdos

O professor de Libras como segunda língua para ouvintes não pode interferir ou mudar o estilo de aprendizagem de seus alunos, mas pode orientar o uso das estratégias de aprendizagem que podem se mostrar mais eficazes na resolução das tarefas em Libras (GESSER, 2012). Há vários tipos de estratégias de aprendizagem, dentre elas destacam-se as estratégias metacognitivas, que

O trabalho com textos sinalizados em Libras visa a desenvolver a compreensão leitora de alunos surdos. Basso, Strobel e Masutti (2009) sugerem o uso de um procedimento metodológico em que o ensino da leitura é desenvolvido a partir de três níveis:

A definição “(...) todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão".

(BERSCH, R.; TONOLLI, J. C. Introdução ao Conceito de ......... 2006. Disponível em: http://www.bengalalegal.com/. Acesso em: 19 jul. 2018.)

aplica-se à

O Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, ao regulamentar a Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras –, e o art. 18 da Lei n° 10.098, de 19 de dezembro de 2000, ao tratar da formação do professor de Libras e do instrutor de libras, define que o seguinte:

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei n° 9.396/2006), o público da educação especial são educandos que apresentam:

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