Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 428 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O desafio da educação inclusiva, principalmente em ambientes de ensino regulares, é devido a diversos fatores, exceto:

Segundo Lima et al., são atribuídas várias ‘funções’ ao ILS, que deveria ser distribuída ao professor. A função básica do ILS não é de substituir ou tomar para si o trabalho do professor, mas mediar a relação entre surdo e professor, e surdo com demais alunos ouvintes, nas diversas situações de aprendizagem e interação:

A escola inclusiva é uma demanda da sociedade atual, dada a grande diversidade social que apresenta, resultado da universalização do acesso à escola. No que se refere ao modelo educacional inclusivo, assinale a alternativa correta.

Por meio dos dispositivos legais existentes, percebe-se que o caminho percorrido para a inclusão escolar passou por uma série de decisões e medidas tomadas no seio de organizações e órgãos nacionais e internacionais, expressando o direito de todos à educação, em que não se admite a segregação de pessoas com deficiência. Ao contrário, o objetivo é integrá-las à rede regular numa perspectiva de que o ensino deve se adaptar às necessidades dos alunos, mais do que a adaptação destes às normas preestabelecidas.

A educação ser inclusiva, nos termos dos dispositivos legais hoje existentes,

Leia as afirmativas a respeito de algumas propostas de ações governamentais para a garantia dos direitos humanos de determinados grupos, especificamente voltadas à educação, referentes à Diversidade e Sexualidade nas escolas. I. Estimular a formulação, no âmbito federal, estadual e municipal, de programas governamentais destinados a assegurar a igualdade de direitos em todos os níveis, incluindo saúde, educação e treinamento profissional, trabalho, segurança social, propriedade e crédito rural, cultura, política e justiça. II. Incentivar a capacitação dos professores do ensino fundamental e médio para a aplicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN no que se refere às questões de promoção da igualdade de gênero e de combate à discriminação contra a mulher. III. Apoiar programas de capacitação de profissionais de educação, policiais, juízes e operadores do direito ·em geral para promover a compreensão e a consciência ética sobre as diferenças individuais e a eliminação dos estereótipos depreciativos com relação aos LGBT. IV. Evitar programas de orientação familiar e escolar para a resolução de conflitos relacionados à livre orientação sexual, a fim de não interferir no projeto educativo e ideológico das famílias. Está correto apenas o que se afirma em:

Para existir a compreensão do “nós", é importante a identificação de elementos culturais comuns no grupo local e comum a toda a população nacional e, ainda, a percepção de que outros grupos e povos, próximos ou distantes no tempo e no espaço, constroem modos de vida diferenciados. O trabalho com identidade envolve um outro aspecto: a construção de noções de:

A inclusão faz parte do processo de desenvolvimento humano, em 2012 a UNICEF lançou a cartilha “Incluir Brincando: Guia do Brincar Inclusivo”, que apresenta sugestões importantes ao propor brincadeiras inclusivas, sendo elas, EXCETO:

Assinale a alternativa que corresponde as imagens abaixo:

Observe as figuras abaixo e assinale a alternativa CORRETA correspondente as imagens.

Marque a alternativa que corresponde, respectivamente, aos sinais realizados com as seguintes configurações de mãos:

Autores como Capovilla, (2005), Fernandes, (2003), Perlin, (1998), Sá, (2010), entre outros, têm apontado um modelo de escola no Brasil em que os surdos tenham acesso natural e confortável aos conteúdos curriculares. A proposta de educação, neste modelo de escola, parte do reconhecimento político da surdez como diferença (SKLIAR, 1997). O conceito deste modelo de escola e que é expresso por meio na imagem a seguir é o seguinte:

Acerca da educação inclusiva, Capellini e Rodrigues afirmam que se trata de um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Trata‐se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos, inclusive aqueles com deficiência. É uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta uma ação do professor, em sala de aula, que traz prejuízo ao educando.

Para Mitler, há uma diferença real de valores e de práticas ao que tange os conceitos de integração e inclusão. Com base nessa informação, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. Integração.
2. Inclusão.

Coluna 2

( ) Envolve preparar os alunos para serem colocados na escola, o que implica um conceito de prontidão para transferi o aluno especial para o ensino regular.

( ) Implica uma reforma radical nas escolas em termos de currículo, avaliação, pedagogia e formas de agrupamento de alunos nas atividades em sala de aula.

( ) Baseada em um sistema de valores que faz com que todos se sintam bem-vindos e celebra a diversidade que tem como base o gênero, a nacionalidade, a raça, etc.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Quais são as condições essenciais e prioritárias na educação e no processo de inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais?

Com base no artigo Tecnologia assistiva para o ensino de alunos com deficiência: um estudo com professores do ensino fundamental, aponte a alternativa incorreta acerca da tecnologia assistiva:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282