Que concepção da Educação Física, na tentativa de romper com o modelo mecanicista, está caracterizado no quadro abaixo?

Os critérios explicitados no PCN de Avaliação em Educação Física no Ensino Fundamental, para cada um dos ciclos de escolaridade têm por objetivo auxiliar o professor a avaliar seus alunos dentro desse processo, abarcando suas múltiplas dimensões. Assinale a alternativa que não contempla esses critérios:
Sobre a presença de portadores de deficiência física nas aulas de Educação Física, assinale a alternativa correta:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, referentes ao Ensino Fundamental, apresentam três princípios que norteiam a Educação Física no Ensino Fundamental, são eles:
Assinale a alternativa que preenche a lacuna do texto abaixo: A _______________________também pode ser conceituada como a Educação que envolve modificações ou ajustamentos das atividades tradicionais da Educação Física para permitir às crianças com deficiências participar com segurança de acordo com suas capacidades funcionais.
Sobre a Educação Física Escolar no curso noturno, nas afirmações abaixo, assinale “V” se forem verdadeiras e “F” se forem falsas, e em seguida marque a alternativa com a sequência correta: ( ) Cabe à escola decidir se deseja oferecer a Educação Física em cursos que funcionam no horário noturno. ( ) Somente serão computados nas horas totais que os alunos devem cumprir no que ditam a lei, componentes os quais os alunos estejam obrigados, nelas não incluindo, a Educação Física no curso noturno. ( ) A participação das aulas no curso noturno é facultativa ao aluno.
Dentro do processo de ensino esportivo, Paes (2002), propõe que se deve abordar, além do ensino da modalidade esportiva a ser praticada, o desenvolvimento motor, as inteligências, a auto-estima e os princípios essenciais para a educação do ser humano, Neste contexto, os princípios essenciais para a educação do ser humanos os quais o autor se refere são:
I- Cooperação e competição.
II- Competição e co-educação.
III- Participação e co-educação.
IV- Cooperação e convivência.
V- Emancipação e participação.
A partir do exposto, é correto o que se afirma em:
A Pluralidade Cultural, dentre muitas citações, é citada nos PCN´s como:
Com base no Currículo do Estado de São Paulo, a ginástica artística é conteúdo do:
A relação do esporte e as possibilidades de interação social nas aulas de Educação Física escolar produzem algumas divergências quanto ao papel ou à função educativa do esporte. As abordagens críticas que analisam ao papel e a função socializadora do esporte numa perspectiva do conflito concordam que:
“[...] A Educação Física é, assim, apenas um meio para ensinar Matemática, Língua Portuguesa, sociabilização... Para este modelo, a Educação Física não tem um conteúdo próprio, mas é um conjunto de meios para a reabilitação, readaptação e integração, substituindo o conteúdo que até então era predominantemente esportivo, o qual valorizava a aquisição do esquema motor, lateralidade, consciência corporal e coordenação viso-motora". (Parâmetros Curriculares Nacionais, p. 23).
A definição acima se trata de qual abordagem?
Com relação a Cultura Corporal de Movimento e a Educação Física, assinale a alternativa no qual a afirmação não está correta:
Qual tipo de jogo que, quando trabalhado em excesso, diminui a autoestima e aumenta o medo de falhar, reduzindo a expressão das capacidades pessoais e o desenvolvimento da criança?
A avaliação educacional é um momento importante para que todos os participantes possam perceber seus avanços e os possíveis entraves no processo de aprendizagem. A avaliação em Educação Física escolar deve compreender essa possibilidade para além das quantificações e mensurações nas simples atribuições de notas. Avaliar é continuadamente perceber as nuances dos processos de ensino e aprendizagem e, para isso, deve ser realizada de forma continuada e contextualizada. Na área de Educação Física, pode-se perceber que nem sempre isso ocorreu; houve momentos em que os gestos esportivos ou a destreza motora foram paradigmáticos. A seguinte situação está de acordo com as tendências da avaliação na pespectiva crítico-social: