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De acordo com Rangel e colaboradores (2005), o lazer deve ser uma das possibilidades da educação física na escola, e sugerem que uma das ações a serem viabilizadas na escola seja:

Diferentes aspectos biológicos irão influenciar o crescimento, desenvolvimento e maturação das crianças e proporcionar-lhes diversas alterações corporais. O papel da prática de exercícios físicos sobre essas alterações, embora possa ter algum grau de incerteza em alguns aspectos, em outros já apresenta maiores evidências. Dessa forma, é possível afirmar que:

Entre as diferentes abordagens que caracterizam o pensamento pedagógico da educação física escolar se encontra a abordagem da saúde renovada. Sobre esta, é possível afirmar que:

Segundo Freire e Scaglia (2003), quando se discute o processo de iniciação esportiva, não se pode esquecer da valiosa contribuição pedagógica do jogo. “O jogo é uma categoria maior, uma metáfora da vida, uma simulação lúdica da realidade, que se manifesta, que se concretiza quando as pessoas praticam esporte, quando lutam, quando fazem ginástica, ou quando brincam".

Assim, é correto afirmar que a manifestação do jogo na infância, de forma livre, é concebida como

O jogo é uma das principais atividades que oportuniza a vivência criativa para que se pratiquem ações e relações diversas. Existem dois estilos básicos de jogo: jogar com o outro, na cooperação, ou jogar contra o outro, na competição. Sendo assim, é correto afirmar:

Silva & Bracht (2012) explicam que, grosso modo, seria possível identificar três tipos de prática pedagógica que se apresentam nas aulas de educação física, sendo duas bastante comuns. A primeira, de caráter tradicional, diz respeito àquelas que se organizam a partir da ideia de que as aulas de educação física devem propiciar o ensino de esportes, notadamente, voleibol, basquetebol, handebol e futebol, estruturados em unidades bimestrais. Um segundo tipo se caracteriza como uma postura de recreação, em que, com frequência, não se apresenta alguma pretensão pedagógica que seja diferente de ocupar os alunos com alguma atividade. Por fim, um terceiro tipo, não habitual nas aulas de educação física, se refere aquele que procura alterar ou inovar, de algum modo, a tradição estabelecida e que os autores denominam de “prática inovadora”. Desse modo, uma das características da prática inovadora é:

No livro Educação Física na Escola: Implicações para a Prática Pedagógica, coordenado por Darido & Rangel, Silva & Venâncio expõem que uma das grandes inovações decorrentes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi a liberdade e autonomia concebidas às escolas, especialmente, através do projeto pedagógico. Para os autores, é possível considerar que:

O Educador Físico, que trabalha no âmbito da iniciação esportiva, deve propor uma pedagogia que contraponha o fenômeno da espetacularização esportiva precoce e a mentalidade predominante de resultados em curto prazo. Assim, deve derivar dessa pedagogia uma metodologia que valorize prioritariamente

Na Educação Física, o método Desportivo Generalizado, que surgiu com as ideias da Escola Nova, continuou sendo desenvolvido nas escolas, com características que tinham como ênfase a formação de “Escolinhas Desportivas”, cujo objetivo era transformar alunos em atletas e preparar equipes para as competições escolares. Nessa linha, também se formava uma base sólida para o desporto

Durante o processo de aprendizagem, uma criança de 11 anos de idade foi encorajada a lançar uma bola contra um alvo. A cada tentativa, a criança tem uma dada informação sensorial que lhe permite ajustar o movimento. Além disso, uma fonte externa, como o professor de educação física, pode fornecer mais conhecimentos acerca do movimento a ser aprendido. Tais aspectos, respectivamente, são característicos:

Jocimar Daolio, em seu livro Educação Física e o Conceito de Cultura, procurou discutir o conceito de cultura no campo da educação física. Uma crítica que o autor faz ao tratar da abordagem desenvolvimentista de educação física é a seguinte:

Nas Orientações Curriculares propostas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, são considerados conteúdos que devem ser abordados e desenvolvidos pela educação física:

Considerando uma pedagogia para a educação física que se proponha a tornar os alunos críticos e autônomos, em relação à cultura corporal de movimento, os professores

devem sugerir um plano político-pedagógico que, entre outros aspectos:

Embora a saúde possa ter certa explicação através das alterações de determinados mecanismos biológicos, alguns estudiosos têm advogado a necessidade de ampliar sua compreensão propondo que o conhecimento não se limite ao viés biológico, mas, também, incorpore os saberes das ciências sociais e humanas. Agindo dessa forma, um professor de educação física, ao tratar do tema obesidade com seus alunos, deveria:

A participação dos portadores de necessidades especiais nas aulas de Educação Física pode trazer muitos benefícios, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento das capacidades perceptivas, afetivas, de integração e inserção social. (BRASIL, 1998; p. 56).
Nesse sentido, é importante que o professor de Educação Física adote os procedimentos relacionados a seguir, à exceção de um. Assinale–o.

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