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Considerando que brinquedos e produtos educativos e pedagógicos auxiliam no desenvolvimento das crianças, observe e analise a imagem e a descrição a seguir:

E, de forma específica, o brinquedo / objeto demonstrado possibilita o seguinte objetivo de aprendizagem:

Marcos foi aprovado recentemente em um concurso público do município de Boa Vista para o cargo com especialidade de cuidador. Dentre as suas principais atividades, ele deverá:

As Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica de Blumenau (2012) demarcam a importância do resgate da maneira como o currículo é pensado e materializado no cotidiano das instituições. Apresentam as concepções que fundamentam o currículo, os indicativos conceituais e metodológicos dos componentes curri-culares. A partir disso, analise as afirmativas abaixo identificando a(s) correta(s): I- O currículo é apenas uma lista de conteúdos prontos a serem transmitidos aos alunos. Na elaboração do currículo, não se deve levar em conta as características da comunidade escolar. II- O currículo é visto como o moderador da construção das identidades e constrói as relações de poder da sociedade. III- Existe um modelo único de currículo, desprovido de intenções e sem necessidade de reflexão. IV- É desnecessário analisar o percurso formativo das crianças, adolescentes e adultos na construção da pro-posta curricular. Assinale a alternativa correta:

Pensando na perspectiva criada pela Lei de Diretrizes e Bases nº 5.692/71, nela há uma supervalorização em certa abordagem pedagógica:

A Educação Básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

A Educação Básica é formada

De acordo com Barbosa (2009) “As sociedades sempre viveram processos de mudanças, porém nunca tantas transformações na amplitude e na velocidade daquelas que estamos vivendo. As mudanças aconteciam de modo lento e eram incorporadas gradativamente pelas populações através das gerações.”. Essas mudanças implicam o cenário da educação infantil. Considerando esta perspectiva, analise com base em Barbosa (2009) as afirmativas a seguir: I. A função da educação infantil nas sociedades contemporâneas é a de possibilitar a vivência em comunidade, aprendendo a respeitar, a acolher e a celebrar a diversidade dos demais, a sair da percepção exclusiva do seu universo pessoal, assim como a ver o mundo a partir do olhar do outro e da compreensão de outros mundos sociais. II. A educação infantil na sociedade contemporânea deve desenvolver práticas sociais que se aprendem através do conhecimento de outras culturas, das narrativas tradicionais e contemporâneas que possam contar sobre a vida humana por meio da literatura, da música, da pintura, da dança. Isso é, histórias coletivas que, ao serem ouvidas, se encontram com as histórias pessoais, alargando os horizontes cognitivos e emocionais através do diálogo, das conversas, da participação e da vida democrática. III. As escolas de educação infantil, na contemporaneidade precisam levar em conta que não nascemos sabendo nos relacionar com os demais. Embora sejamos biologicamente sociais, precisamos, no convívio, aprender as formas de relacionamento. Essa é a grande tarefa da educação da primeira infância e é realizada nas suas práticas cotidianas embasadas naquilo que a cultura universal oferece de melhor para as crianças. IV. Nas sociedades complexas – mundializadas e midiatizadas – que existem no mundo urbano contemporâneo, geralmente, a socialização das crianças ocorre ao mesmo tempo no meio próximo, familiar e em um ambiente social, o estabelecimento educacional. Com base nas afirmativas acima assinale a alternativa correta:

A principal contribuição do Referencial Curricular Nacional para educação infantil está na transformação do espaço da creche, já que auxilia em:

Segundo as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva para o ingresso dos estudantes surdos nas escolas comuns, a educação deve ser bilíngue (Língua Portuguesa e Libras). Portanto o Atendimento Educacional Especializado, para esses estudantes, exige a atuação de profissionais que atendam as diferenças linguísticas.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil definem como eixo para a organização do currículo as interações e as brincadeiras, defendendo que elas garantam experiências que deem sentido ao fazer pedagógico nessa etapa da Educação Básica. No contexto da Educação Infantil, o Pedagogo tem um relevante papel como mediador. Assim, as afirmativas que se seguem dizem respeito a organização do tempo/espaços da Educação Infantil.

Considerando sua especificidade assinale a alternativa CORRETA.



Conforme os RCNEI para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que dentre outros procedimentos de ensino o professor considere, na organização do trabalho educativo:

Os RCNEI orientam que a avaliação na educação infantil deve contemplar o esforço do professor em:

A professora Mariana seguindo as recomendações dos RCNEI, contempladas no PPP escolar, desenvolve as atividades curriculares por meio de projetos. Os projetos permitem:

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as propostas pedagógicas para os povos indígenas que optarem pela Educação Infantil devem

“Enquanto a escola tem como sujeito o aluno, e como objeto fundamental o ensino nas diferentes áreas através da aula; a creche e a pré-escola têm como objeto as relações educativas travadas num espaço de convívio coletivo que tem como sujeito a criança de 0 até 6 anos de idade." A citação extraída do documento Parâmetros Nacionais de qualidade para a educação infantil, pertence a:

Leia:

“A criança, centro do planejamento curricular, é considerada um sujeito histórico e de direitos. Ela se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas a ela disponibilizadas e por ela estabelecidas com adultos e crianças de diferentes idades nos grupos e contextos culturais nos quais se insere. A maneira como ela é alimentada, se dorme com barulho ou no silêncio, se outras crianças ou adultos brincam com ela ou se fica mais tempo quietinha, as entonações de voz e contatos corporais que ela reconhece nas pessoas que a tratam, o tipo de roupa que ela usa, os espaços mais abertos ou restritos em que costuma ficar, os objetos que manipula, o modo como conversam com ela, etc. – são elementos da história de seu desenvolvimento em uma cultura."

(OLIVEIRA, Z.M.R. O Currículo na Educação Infantil: O que propõem as novas Diretrizes Nacionais? Anais do Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010.)

A autora refere-se à criança e aos seus processos de desenvolvimento como:

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