As características da faixa etária das crianças atendidas, bem como as necessidades atuais de construção de uma sociedade mais democrática e pluralista, apontam para a importância de uma atenção especial com a relação entre escola e:
Sobre o conceito de aprendizagem na educação infantil defendido na literatura de Lev Vygotsky (1896- 1934), é incorreto afirmar:
No livro Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais, a autora afirma que há um paradoxo quando se fala e estuda as crianças. Que paradoxo é esse?
Considerada uma forma de troca de pontos de vista diferentes, ajuda a perceber como os outros a veem, auxilia na criação de interesses comuns e se torna uma razão para que se possa interagir com o outro. Essa forma de interação na Educação Infantil expressa-se através:
A abordagem pedagógica baseada no “alfabetizar letrando” se distingue dos outros tipos de abordagens tradicionais pelo seguinte aspecto:
No que concerne à alfabetização e ao letramento, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A alfabetização é simplesmente a relação entre o método utilizado e o estado de “maturidade' ou de “prontidão" da criança.
II – A alfabetização refere-se à aquisição da escrita enquanto aprendizagem de habilidades pela leitura, escrita e as chamadas práticas de linguagem.
III – O letramento surge a partir das novas relações estabelecidas com as práticas de leitura e escrita na sociedade, ao passo que não basta apenas saber ler e escrever, mas que funções a leitura e a escrita assumem em decorrência das novas exigências impostas pela cultura letrada.
IV – A alfabetização é apenas um processo baseado em perceber e memorizar para aprender a ler e escrever. O aluno precisa construir um conhecimento de natureza conceitual.
A presença da Literatura Infantil em salas de Educação Infantil deve respeitar o critério de:
A escola deve ser compreendida como integrante do processo de formação do cidadão e da sociedade e não apenas, como uma mera reprodutora de conhecimentos, mas como uma produtora de conhecimentos comprometida socialmente, acredita-se que a educação deve pautar-se por uma perspectiva intercultural com seus princípios e eixos norteadores. A respeito dessa proposição assinale a alternativa CORRETA relacionada a um principio correspondente a perspectiva intercultural:
Talvez já tenha acontecido de você ver seu filho pela primeira vez brincando de “papai e mamãe", ou de médico com os bichinhos de pelúcia ou de casinha ou até de “trabalhar", fingindo que está no computador. A atividade do faz de conta é importante por quê?
Leia o texto a seguir:
" A concepção de criança é uma noção historicamente construída e consequentemente vem mudando ao longo dos tempos, não se apresentando de forma homogênea nem mesmo no interior de uma mesma sociedade e época. Assim é possível que, por exemplo, em uma mesma cidade existam diferentes maneiras de se considerar as crianças pequenas dependendo da classe social a qual pertencem, do grupo étnico do qual fazem parte. Boa parte das crianças pequenas brasileiras enfrentam um cotidiano bastante adverso que as conduz desde muito cedo a precárias condições de vida e ao trabalho infantil, ao abuso e à exploração por parte de adultos. Outras crianças são protegidas de todas as maneiras, recebendo de suas famílias e da sociedade em geral todos os cuidados necessários ao seu desenvolvimento. Essa dualidade revela a contradição e conflito de uma sociedade que não resolveu ainda as grandes desigualdades sociais presentes no cotidiano."
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. v.1. p. 21.
Em relação ao texto, assinale a alternativa correta.
Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre a linguagem humana e sobre o ensino de Língua Portuguesa e de Literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos.
( ) Toda criança, independentemente de condições sócio-econômicas e culturais, desde que esteja exposta a um input linguístico, adquire a linguagem de forma natural e espontânea, percorrendo fases distintas do processo de aquisição da linguagem, que são comuns a todas as crianças.
( ) Na proposta de ensino da Língua Portuguesa, a leitura deve ocupar um papel de grande relevância, visto que as atividades de leitura, desde as primeiras etapas escolares, apontam para o desenvolvimento de competências linguísticas que contribuem de forma decisiva para a formação integral da pessoa, atuando como fonte de informação, aquisição de cultura e conhecimento e, ainda, como fonte de lazer e entretenimento.
( ) A dislexia é um distúrbio específico da linguagem ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, resultante de um processo de má alfabetização, da desatenção costumeira em aula por parte de alguns alunos, da desmotivação, das condições sócio-econômicas da criança ou de sua baixa inteligência.
( ) Ao propor um trabalho com texto, o professor deve priorizar atividades de leitura, análise e interpretação textual, incluindo questões que abordem o gênero do texto, localizações espaciais e temporais, (quando o texto assim o permitir), o vocabulário e implícitos importantes. Pode também orientar o trabalho para produção textual, incluindo construção de frases, parágrafos, paráfrases, resumos, entre outros.
( ) Nos anos iniciais do Ensino Fundamental é importante que o aluno inicie o estudo da gramática normativa, com abordagens precisas e conceituais acerca da Morfologia e da Sintaxe, com atividades e questões específicas para atender a essa finalidade, dissociadas do trabalho com textos.
( ) Ao trabalhar com uma obra de literatura infantil, cuja personagem seja usuária de uma variante linguística estigmatizada, como a que diz: “Arguém percisa trabaiá de sor a sor", o professor deve propor atividades escritas na sequência, fazendo com que os alunos reescrevam as falas dessa personagem de acordo com a variante padrão e culta da linguagem. Não cabem, nesse caso, visto tratar-se de uma obra de ficção, as abordagens acerca da variação linguística e dos fatores extralinguísticos que incidem na produção da fala.
Nas últimas décadas, os debates em nível nacional e internacional apontam para a necessidade de que as instituições de Educação Infantil incorporem, de maneira integrada, as funções de educar e cuidar, não mais diferenciando, nem hierarquizando os profissionais e as instituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores. Sobre essa afirmativa, é incorreto o que se afirma na alternativa:
Analise cada afirmativa abaixo e preencha os parênteses com V, se for verdadeira, e com F, se for falsa.
( ) O jogo simbólico ou o faz de conta possibilita que a criança desenvolva a capacidade de imaginar e representar, além de abrir caminho para a autonomia, a criatividade e a exploração de significados e sentidos.
( ) O principal indicador da brincadeira, entre as crianças, é o papel que assumem enquanto brincam. Ao adotarem outros papéis na brincadeira, as crianças agem frente à realidade de maneira não literal, transferindo e substituindo suas ações cotidianas pelas ações e características do papel assumido, utilizando-se de objetos substitutos.
( ) As brincadeiras de faz de conta, os jogos de construção e aqueles que possuem regras, como os jogos de sociedade (também chamados de jogos de tabuleiro), jogos tradicionais, didáticos, corporais, entre outros, limitam a ampliação dos conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica.
( ) Pela oportunidade de vivenciar brincadeiras imaginativas e criadas por elas mesmas, as crianças podem acionar seus pensamentos para a resolução de problemas que lhes são importantes e significativos; dessa forma, cria-se um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O Estatuto da Criança e do Adolescente, no Capítulo IV: Do direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, estabelece que a criança e o adolescente têm direito à educação, com vistas ao disposto corretamente na alternativa:
A formação pessoal e social é um eixo de trabalho das instituições de Educação Infantil que têm como foco favorecer a construção da identidade e autonomia das crianças. Nessa perspectiva, são estabelecidos objetivos a serem alcançados na faixa etária de 0 a 5 anos. Assinale a afirmativa que não se relaciona a esse eixo de trabalho.