Quais são os focos apresentados no documento Indicadores da Qualidade na Educação Infantil?
Os jogos e brincadeiras se constituem uma fonte inesgotável de aprendizagens, significações, estabelecimento de vínculos, construção da identidade, autonomia e conhecimentos, entre outras. Nesse sentido, o brincar deve corresponder ao que está descrito corretamente na alternativa:
A concepção de criança é uma noção historicamente construída e consequentemente muda à medida que as sociedades também se modificam, influenciadas por diferentes fatores. Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), essa concepção se apresenta das seguintes formas: I. A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico. II. A criança possui uma natureza singular, que a caracteriza como ser que sente e pensa o mundo de um jeito muito próprio. É marcada por ele, mas também o marca. III. A criança faz parte de uma organização familiar, biológica ou não, que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. Está (estão) correto(s)
O brincar livre e o brincar dirigido são aspectos essenciais da interação professor/criança. Nessa perspectiva o professor é considerado conforme a descrição da alternativa:
Os jogos e brincadeiras se constituem em uma fonte inesgotável de aprendizagens, significações, estabelecimento de vínculos, construção da identidade, autonomia e conhecimentos, entre outras. Nesse sentido, o brincar deve corresponder ao que está descrito corretamente na alternativa:
O método de alfabetização cujo princípio é de que é necessário ensinar as relações entre sons e letras, para que se relacione a palavra falada com a escrita é denominado:
Entender a alfabetização como uma atividade interdiscursiva e de interação implica refletir como o fazer pedagógico possibilita às crianças o dizer e o escrever sobre o que pensam, o que desejam, o que sonham, o que falam e como falam. Pressupõe ações compartilhadas no cotidiano da sala de aula, priorizando a mediação com o outro pela palavra.
É o domínio dessas capacidades e seu uso efetivo em práticas sociais que caracterizam a alfabetização como prática que conduz:
Dominar os fundamentos teóricos e metodológicos do processo de alfabetização e letramento é competência do professor que está diretamente relacionada às habilidades de:
I – Oportunizar atividades que levam a criança a colocar em prática a leitura e a escrita em situações de vida cotidiana.
II – Valorizar o letramento e a alfabetização como processos vitais para o crescimento pessoal, social e cultural do indivíduo.
III – Distinguir conceitos, debates e pressupostos que são centrais à história da alfabetização.
IV – Utilizar os recursos disponíveis para o desenvolvimento intrínseco e a aprendizagem independente.
Assinale a alternativa correta:
Tal como ocorre nos demais espaços da instituição de Educação Infantil, o espaço destinado à faixa etária de 0 a 1 ano deve ser concebido como um local apropriado para cuidar e educar crianças pequenas, potencializando o seu pleno desenvolvimento.
Dessa forma, recomenda-se que este espaço esteja situado em:
Analise a seguinte situação hipotética:
Um(a) educador(a) oferece material para crianças de 4 (quatro) anos desenharem. Enquanto estão envolvidas na atividade, qual deve ser a atuação do(a) professor(a)?
No que tange às práticas pedagógicas da Educação Infantil, pode-se afirmar que devem garantir experiências que:
I – Ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas.
II – Garantam a alfabetização da criança antes do ingresso no Ensino Fundamental.
III – Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas e corporais.
IV – Possibilitem às crianças experiências de narrativas, apreciação e interação com a linguagem oral e escrita.
V – Favoreçam o contato das crianças com as diferentes linguagens.
Assinale a alternativa que apresenta um objetivo primordial da educação infantil:
Uma proposta pedagógica pensada para as instituições de Educação Infantil deve sistematizar a gestão do trabalho, incluindo no currículo a ação de um grupo, visando um documento com a finalidade de formar cidadãos de 0 a 5 anos com base em princípios:
Compreender a essência do trabalho dos educadores que estão na escola representa um desafio para todos os envolvidos nesse processo, especialmente para o coordenador pedagógico. Sua atuação tenderá a ser mais eficaz se ele tiver clareza conceitual e teórica sobre a função da organização em que está inserido. Para muitos autores, a escola é uma instituição social na qual ocorrem, de forma intencional e sistemática, o ensino e a aprendizagem de múltiplos conhecimentos produzidos ao longo da história. Só quando entende profundamente isso, o coordenador consegue se engajar e desempenhar bem seu papel. Para tanto, deve haver uma busca constante para:
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. O ato de brincar é fundamental para a formação do indivíduo. Ao brincar, a criança, de forma lúdica, vai-se apropriando da realidade, estabelecendo as suas relações sociais e utilizando toda a sua corporeidade, nas suas dimensões motora, cognitiva e afetiva. Experimenta, assim, novas situações, desafios e aventuras. Considerando o exposto assinale a alternativa que expressa o papel do professor na brincadeira: