Com relação à aquisição dos marcos de desenvolvimento do comportamento e adaptação social de uma criança com dezoito meses, constitui um sinal de alarme (risco) no desenvolvimento infantil:
Na rotina da Educação Infantil, o Professor pode incentivar seus alunos a confeccionar os números maiores com cartolina e colar na parede da sala de aula, como na imagem a seguir:

No contexto do desenvolvimento infantil e, de forma especifica, tal atividade proposta possibilita:
Sobre ataques de birra é incorreto afirmar que:
Para avaliação do desenvolvimento de uma criança, o Psicopedagogo pode propor à família da criança que brinquem de cabana na caixa de papelão ou com material que for possível ou tiver disponibilidade (imagem a seguir).

Uma vez realizada a atividade solicitada, o Psicopedagogo escutar a criança acerca da experiência vivida bem como suas impressões. De tal modo, esta atividade possibilitará ao profissional inferências e observações acerca do seguinte aspecto do desenvolvimento infantil:
O Psicopedagogo pode incitar a criança a cantarolar a seguinte parlenda:

Essa formação literária pode auxiliar o Psicopedagogo a observar:
A mudança paradigmática apresenta-se como um desafio ao processo da Reforma Psiquiátrica. Na assistência à saúde mental o paradigma ainda dominante tem por objeto de intervenção a doença mental e não a pessoa em seu contexto de vida. O desafio da Política de Saúde Mental está em transformar as identidades tradicionais dos profissionais da saúde e inventar novas formas de cuidar. O paradigma predominante na saúde mental, ainda é o modelo:
A brincadeira é um direito da criança e favorece seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Os adultos, no atendimento em creches, podem demonstrar o valor devido às brincadeiras infantis por meio de várias estratégias, EXCETO:
Na Educação Infantil, o trabalho com os conhecimentos matemáticos deve ser realizado de forma articulada com essas vivências e sua função social, pois as crianças já operam com esses conhecimentos no seu cotidiano. Nessa perspectiva, uma das habilidades que devem ser desenvolvidas nessa área do conhecimento é:
As instituições que atuam na educação infantil:
I - Devem criar procedimentos para a avaliação do desenvolvimento das crianças;
II - Nelas, a avaliação infantil deve ter como objetivo a seleção, a promoção ou a classificação dos pequenos.
Sobre os itens acima:
Emília Ferreiro se preocupou com questões referentes ao processo de alfabetização de crianças – principalmente nas faixas de idade dos quatro aos seis anos – e com isso constatou aspectos importantes, reforçando suas propostas construtivistas. É incorreto afirmar que a pesquisadora descobriu que:
O espaço e o tempo da educação infantil são espaço e tempo de ensino-aprendizagem e de apropriação da cultura historicamente elaborada pela humanidade. Considerando essa proposição, o jogo deve ser trabalhado como uma situação
Leia as alternativas que se referem ao trabalho pedagógico desenvolvido com crianças pequenas, onde é fundamental que o professor: I- Desempenhe um trabalho austero e autoritário focado no comportamento correto da criança e na organização do espaço físico. II- Seja afetuoso com todas as crianças, desenvolvendo o trabalho em clima de diálogo, cooperação e coletividade. III- Trabalhe de forma a permitir que as próprias crianças resolvam os problemas entre si sem qualquer intervenção do professor, pequenas discussões são necessárias para que elas aprendam a resolver conflitos. IV- Desempenhe suas funções agindo como mediador do processo, valorizando a infância como espaço de construção do conhecimento e de múltiplas vivências. Assinale a alternativa que apresenta todas as respostas INCORRETAS:
O desenvolvimento infantil é um processo pelo qual todas as crianças passam desde o nascimento até mais ou menos 6 anos de idade. Está relacionado ao desenvolvimento de habilidades específicas que garantem a autossuficiência da criança. Considerando essa afirmativa, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) O desenvolvimento físico refere-se à melhora das habilidades físicas da criança, como a capacidade de engatinhar, manter-se em pé, andar, correr, pular e independe do desenvolvimento mental. ( ) O desenvolvimento cognitivo remete às habilidades que garantem a capacidade do cérebro de processar informações e obter conhecimentos sobre o mundo. Sendo assim, ele engloba processos como pensamento, raciocínio, memória, linguagem, atenção, resolução de problemas, entre outros. ( ) Com o aprendizado da linguagem, começa o desenvolvimento afetivo. A partir daí, a criança é capaz de trocar informações com outras crianças e adultos, possibilitando o aprendizado de normas sociais, cultura, tradições, entre outros. ( ) Relacionado às emoções, o desenvolvimento afetivo está presente desde os primeiros anos de vida da criança. Diversas abordagens da psicologia, incluindo a psicanálise, mostram como o amor e o carinho são importantes para que a criança cresça saudavelmente, logo nos primeiros meses. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Uma característica notória na infância é a curiosidade. É importante que a escola estimule o desenvolvimento desse aspecto, essencial às descobertas científicas. A realização de experimentos auxilia nesse processo.
Observe a descrição de um experimento, que pode ser realizado tanto no laboratório como em sala de aula:
O experimento descrito contribui para que os estudantes compreendam que o ar
Para responder à questão, considere o tema Avaliação na Educação Infantil, de acordo com a autora Jussara Hofmann.
É preciso ressiginificar a avaliação infantil como: