Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 301 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Com relação à aquisição dos marcos de desenvolvimento do comportamento e adaptação social de uma criança com dezoito meses, constitui um sinal de alarme (risco) no desenvolvimento infantil:

Na rotina da Educação Infantil, o Professor pode incentivar seus alunos a confeccionar os números maiores com cartolina e colar na parede da sala de aula, como na imagem a seguir:

No contexto do desenvolvimento infantil e, de forma especifica, tal atividade proposta possibilita:

Sobre ataques de birra é incorreto afirmar que:

Para avaliação do desenvolvimento de uma criança, o Psicopedagogo pode propor à família da criança que brinquem de cabana na caixa de papelão ou com material que for possível ou tiver disponibilidade (imagem a seguir).

Uma vez realizada a atividade solicitada, o Psicopedagogo escutar a criança acerca da experiência vivida bem como suas impressões. De tal modo, esta atividade possibilitará ao profissional inferências e observações acerca do seguinte aspecto do desenvolvimento infantil:

O Psicopedagogo pode incitar a criança a cantarolar a seguinte parlenda:

Essa formação literária pode auxiliar o Psicopedagogo a observar:

A mudança paradigmática apresenta-se como um desafio ao processo da Reforma Psiquiátrica. Na assistência à saúde mental o paradigma ainda dominante tem por objeto de intervenção a doença mental e não a pessoa em seu contexto de vida. O desafio da Política de Saúde Mental está em transformar as identidades tradicionais dos profissionais da saúde e inventar novas formas de cuidar. O paradigma predominante na saúde mental, ainda é o modelo:

A brincadeira é um direito da criança e favorece seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Os adultos, no atendimento em creches, podem demonstrar o valor devido às brincadeiras infantis por meio de várias estratégias, EXCETO:

Na Educação Infantil, o trabalho com os conhecimentos matemáticos deve ser realizado de forma articulada com essas vivências e sua função social, pois as crianças já operam com esses conhecimentos no seu cotidiano. Nessa perspectiva, uma das habilidades que devem ser desenvolvidas nessa área do conhecimento é:

As instituições que atuam na educação infantil:

I - Devem criar procedimentos para a avaliação do desenvolvimento das crianças;

II - Nelas, a avaliação infantil deve ter como objetivo a seleção, a promoção ou a classificação dos pequenos.

Sobre os itens acima:

Emília Ferreiro se preocupou com questões referentes ao processo de alfabetização de crianças – principalmente nas faixas de idade dos quatro aos seis anos – e com isso constatou aspectos importantes, reforçando suas propostas construtivistas. É incorreto afirmar que a pesquisadora descobriu que:

O espaço e o tempo da educação infantil são espaço e tempo de ensino-aprendizagem e de apropriação da cultura historicamente elaborada pela humanidade. Considerando essa proposição, o jogo deve ser trabalhado como uma situação

Leia as alternativas que se referem ao trabalho pedagógico desenvolvido com crianças pequenas, onde é fundamental que o professor: I- Desempenhe um trabalho austero e autoritário focado no comportamento correto da criança e na organização do espaço físico. II- Seja afetuoso com todas as crianças, desenvolvendo o trabalho em clima de diálogo, cooperação e coletividade. III- Trabalhe de forma a permitir que as próprias crianças resolvam os problemas entre si sem qualquer intervenção do professor, pequenas discussões são necessárias para que elas aprendam a resolver conflitos. IV- Desempenhe suas funções agindo como mediador do processo, valorizando a infância como espaço de construção do conhecimento e de múltiplas vivências. Assinale a alternativa que apresenta todas as respostas INCORRETAS:

O desenvolvimento infantil é um processo pelo qual todas as crianças passam desde o nascimento até mais ou menos 6 anos de idade. Está relacionado ao desenvolvimento de habilidades específicas que garantem a autossuficiência da criança. Considerando essa afirmativa, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) O desenvolvimento físico refere-se à melhora das habilidades físicas da criança, como a capacidade de engatinhar, manter-se em pé, andar, correr, pular e independe do desenvolvimento mental. ( ) O desenvolvimento cognitivo remete às habilidades que garantem a capacidade do cérebro de processar informações e obter conhecimentos sobre o mundo. Sendo assim, ele engloba processos como pensamento, raciocínio, memória, linguagem, atenção, resolução de problemas, entre outros. ( ) Com o aprendizado da linguagem, começa o desenvolvimento afetivo. A partir daí, a criança é capaz de trocar informações com outras crianças e adultos, possibilitando o aprendizado de normas sociais, cultura, tradições, entre outros. ( ) Relacionado às emoções, o desenvolvimento afetivo está presente desde os primeiros anos de vida da criança. Diversas abordagens da psicologia, incluindo a psicanálise, mostram como o amor e o carinho são importantes para que a criança cresça saudavelmente, logo nos primeiros meses. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Uma característica notória na infância é a curiosidade. É importante que a escola estimule o desenvolvimento desse aspecto, essencial às descobertas científicas. A realização de experimentos auxilia nesse processo.

Observe a descrição de um experimento, que pode ser realizado tanto no laboratório como em sala de aula:

O experimento descrito contribui para que os estudantes compreendam que o ar

Para responder à questão, considere o tema Avaliação na Educação Infantil, de acordo com a autora Jussara Hofmann.

É preciso ressiginificar a avaliação infantil como:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282