"A relação entre cuidar e educar se concebe mediante internalização consciente de eixos norteadores, que remetem à experiência fundamental do valor, que influencia significativamente a definição da conduta, no percurso cotidiano escolar" (BRASIL, 2013). Nesse sentido, podemos dizer que:
Observe:
( ) O balbucio e o choro da criança, mesmo suas primeiras palavras, são claramente estágios do desenvolvimento da fala que têm absoluta relação com a evolução do pensamento.
( ) Em um certo momento, mais ou menos aos seis anos, as curvas da evolução do pensamento e da fala, até então separadas, encontram-se e unem-se para iniciar uma nova forma de comportamento.
( ) A função social da fala já é aparente durante o primeiro ano, isto é, na fase pré-intelectual do desenvolvimento da fala.
Com base no livro Pensamento e Linguagem, indique a sequência correta quanto às opções acima.
A infância é uma fase do desenvolvimento humano repleta de descobertas e construções individuais e coletivas. As instituições escolares podem ser agentes potencializadores desse processo, implementando propostas educacionais centralizadas no aluno e suas necessidades. Assinale a alternativa que NÃO corresponde à ideia acima descrita:
As propostas pedagógicas da Educação Infantil devem possibilitar às crianças experiências com a linguagem escrita e o contato com diversos materiais escritos, entendendo que o que caracteriza um ambiente alfabetizador:
Podem ser considerados objetivos gerais de um planejamento de Educação Infantil:
Considerando as ilustrações em livros infanto-juvenis, é correto afirmar que é feito um bom uso desse recurso quando:
De acordo com o livro Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais, como o estudioso Kuhlmann Júnior designa o silêncio, a obediência, a fila e os ensinamentos morais ressaltados na educação das crianças?
Quanto aos estágios de desenvolvimento, um conceito essencial da epistemologia genética de Jean Piaget é o egocentrismo. Este conceito explica:
Uma das etapas fundamentais do desenvolvimento motor infantil da criança é andar sem apoio que geralmente ocorre:
Sobre crianças com transtorno de comportamento na escola, é correto afirmar que:
Considerando os marcos de desenvolvimento infantil e, guardadas as proporções, é preocupante uma criança que se apresente excessivamente medrosa, tímida ou agressiva. Este fato constitui um sinal de alarme no desenvolvimento infantil da seguinte dimensão:
A psicomotricidade tem como objetivo desenvolver a motricidade relacionando a mente e a afetividade facilitando a estruturação do seu esquema corpóreo. Através de atividades como brincadeiras e jogos, percebe-se que a psicomotricidade é cada vez mais necessária no cotidiano escolar das crianças, pois além de ter um caráter lúdico, e proporcionar entretenimento, a atividade psicomotora faz com que a criança tenha o intermédio entre a brincadeira e a realidade. Compreendendo que a má formação psicomotora pode acarretar dificuldades na aprendizagem, qual o papel da escola na prevenção desse quadro? Assinale a alternativa CORRETA.
Analise o caso a seguir.
Paula gosta muito de criança e, por isso, quer ser monitora de uma creche. Ela acredita estar preparada para cuidar das crianças, pois já tem boas noções de higiene, paciência para dar comida e sabe acalmá-las na hora de fazê-las dormir.
No que se refere às relações de cuidado, é correto afirmar que Paula está
Analise a situação apresentada a seguir.
Durante uma brincadeira, a monitora Gláucia observou que duas crianças brincavam de “escolinha", em que uma imitava a professora e a outra era a aluna. Ela se aproximou das crianças e, delicadamente, interrompeu a brincadeira dizendo que era feio imitar os outros, que a professora não iria gostar e pediu-lhes que escolhessem outra brincadeira.
Sobre a ação da monitora Gláucia, é correto afirmar que está
No livro A psicogênese da língua escrita, as autoras falam que, na educação infantil existem duas faces.
Quais são elas?