“O contexto da educação infantil, com os bebês, implica necessariamente em planejamento”. Tomando por base as reflexões de Ostetto (2000) no livro Encontros e encantamentos na educação infantil, analise as afirmativas a seguir: I. Elaborar um planejamento no espaço da educação infantil significa entrar na relação com as crianças (e não com os alunos!) mergulhar na aventura em busca do desconhecido, construir a identidade de grupo com as crianças. II. Mais do que conteúdos da matemática, da língua portuguesa e das ciências, o planejamento na educação infantil é essencialmente linguagem, formas de expressão e leitura do mundo que os rodeia e que nos causa espanto e paixão por desvendá-lo, formulando perguntas e convivendo com a dúvida. III. O pedagógico está relacionado somente àquelas atividades coordenadas ou dirigidas pelo educador, realizadas geralmente na mesa, com todas as crianças, envolvendo materiais específicos- em regra papel, lápis... e que resultam num produto observável. IV. O caráter pedagógico está marcado e envolvendo todo o cotidiano. O pedagógico também envolve o que se passa nas trocas afetivas, em todos os momentos do cotidiano com as crianças; perpassa todas as ações: limpar, lavar, trocar, alimentar, dormir. O pedagógico envolve cuidado e educação. Com base nas afirmativas acima assinale a alternativa correta:
Na Educação Infantil algumas atitudes são importantes para o sucesso do processo ensino/aprendizagem. É correto afirmar, exceto:
“O cérebro humano é mais ou menos como um prédio com nove janelas diferentes, cada uma delas com um momento certo para entreabrir-se e outro para escancarar-se. Algumas dessas janelas começam a se abrir ainda no ventre materno, a maioria quando do nascimento e outras nos primeiros anos de vida. Em geral, estão escancaradas entre os ___ e os ___ anos, mas depois se retraem um pouco e não mais se fecham, a não ser após os ____ anos." (ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos).
Assinale a opção que preenchem as lacunas de forma correta:
Em relação ao processo ensino/aprendizagem e a avalição na Educação infantil, analise as assertivas e assinale a resposta correta:
I. Avaliar é construir estratégias de acompanhamento da história que cada criança vai construindo ao longo de sua vivência na instituição e fora dela, participando dessa história.
II. O desenvolvimento se dá nas crianças em ritmo evolutivo por meio de uma exploração ativa e incessante do meio.
III. É de vital importância, ao professor, aproximar-se da lógica do pensamento infantil inerente à ação educativa, diferente da lógica do adulto e nem sempre compreendida por ele, o que implica uma leitura séria e ampla dos significados que a criança constrói sobre os objetos e sobre as situações.
Segundo Zabala (1998), a corrente construtivista considera o ensino como "um processo de construção compartilhada de significados, orientados para a autonomia dos alunos." Para que esse processo ocorra de modo eficaz, o professor deve buscar metodologias que:
São atividades que contemplam o eixo do Movimento:
A qualidade do processo de integração das crianças que apresentam necessidades educacionais especiais depende da estrutura organizacional da instituição, pressupondo propostas que considerem: I. idade cronológica e capacidade cognitiva apresentada pela criança para absorção dos conteúdos. II. grau de deficiência e as potencialidades de cada criança. III. estágio de desenvolvimento dos serviços de educação especial já implantado nas unidades federadas. IV. disponibilidade de recursos humanos e materiais existentes na comunidade. Estão corretas apenas as considerações:
Com base no livro de Telma Weisz, O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, como foi a pedagogia desenvolvida por Montessori?
De acordo com o documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças, marque a alternativa incorreta quanto ao “direito à atenção individual":
De acordo com o documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças, marque a alternativa incorreta quanto ao “direito à higiene e à saúde":
As propostas pedagógicas da Educação Infantil das crianças filhas de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas, caiçaras, povos da floresta, devem:
I. Valorizar e evidenciar os saberes e o papel dessas populações na produção de conhecimentos sobre o mundo e sobre o ambiente natural.
II. Reconhecer os modos próprios de vida na cidade como fundamentais para a constituição da identidade das crianças moradoras em territórios rurais.
III. Ter vinculação inerente à realidade dessas populações, suas culturas, tradições e identidades, assim como a práticas ambientalmente sustentáveis.
Com base nas Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil, indique as assertivas incorretas:
A tendência pedagógica mais utilizada, atualmente, na Educação Infantil é:
Para atingir o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral das crianças, as instituições de educação infantil precisam se tornar espaço agradável, onde o principal instrumento de aprendizagem seja:
Para o ciclo de Educação Infantil é sugerido que o conteúdo jogo não implique:
Na Educação Infantil, diferentemente dos outros níveis da Educação Básica, em que a avaliação é formativa e somativa, a avaliação deve: