Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 301 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

“O contexto da educação infantil, com os bebês, implica necessariamente em planejamento”. Tomando por base as reflexões de Ostetto (2000) no livro Encontros e encantamentos na educação infantil, analise as afirmativas a seguir: I. Elaborar um planejamento no espaço da educação infantil significa entrar na relação com as crianças (e não com os alunos!) mergulhar na aventura em busca do desconhecido, construir a identidade de grupo com as crianças. II. Mais do que conteúdos da matemática, da língua portuguesa e das ciências, o planejamento na educação infantil é essencialmente linguagem, formas de expressão e leitura do mundo que os rodeia e que nos causa espanto e paixão por desvendá-lo, formulando perguntas e convivendo com a dúvida. III. O pedagógico está relacionado somente àquelas atividades coordenadas ou dirigidas pelo educador, realizadas geralmente na mesa, com todas as crianças, envolvendo materiais específicos- em regra papel, lápis... e que resultam num produto observável. IV. O caráter pedagógico está marcado e envolvendo todo o cotidiano. O pedagógico também envolve o que se passa nas trocas afetivas, em todos os momentos do cotidiano com as crianças; perpassa todas as ações: limpar, lavar, trocar, alimentar, dormir. O pedagógico envolve cuidado e educação. Com base nas afirmativas acima assinale a alternativa correta:

Na Educação Infantil algumas atitudes são importantes para o sucesso do processo ensino/aprendizagem. É correto afirmar, exceto:

“O cérebro humano é mais ou menos como um prédio com nove janelas diferentes, cada uma delas com um momento certo para entreabrir-se e outro para escancarar-se. Algumas dessas janelas começam a se abrir ainda no ventre materno, a maioria quando do nascimento e outras nos primeiros anos de vida. Em geral, estão escancaradas entre os ___ e os ___ anos, mas depois se retraem um pouco e não mais se fecham, a não ser após os ____ anos." (ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos).

Assinale a opção que preenchem as lacunas de forma correta:

Em relação ao processo ensino/aprendizagem e a avalição na Educação infantil, analise as assertivas e assinale a resposta correta:

I. Avaliar é construir estratégias de acompanhamento da história que cada criança vai construindo ao longo de sua vivência na instituição e fora dela, participando dessa história.

II. O desenvolvimento se dá nas crianças em ritmo evolutivo por meio de uma exploração ativa e incessante do meio.

III. É de vital importância, ao professor, aproximar-se da lógica do pensamento infantil inerente à ação educativa, diferente da lógica do adulto e nem sempre compreendida por ele, o que implica uma leitura séria e ampla dos significados que a criança constrói sobre os objetos e sobre as situações.

Segundo Zabala (1998), a corrente construtivista considera o ensino como "um processo de construção compartilhada de significados, orientados para a autonomia dos alunos." Para que esse processo ocorra de modo eficaz, o professor deve buscar metodologias que:

São atividades que contemplam o eixo do Movimento:

A qualidade do processo de integração das crianças que apresentam necessidades educacionais especiais depende da estrutura organizacional da instituição, pressupondo propostas que considerem: I. idade cronológica e capacidade cognitiva apresentada pela criança para absorção dos conteúdos. II. grau de deficiência e as potencialidades de cada criança. III. estágio de desenvolvimento dos serviços de educação especial já implantado nas unidades federadas. IV. disponibilidade de recursos humanos e materiais existentes na comunidade. Estão corretas apenas as considerações:

Com base no livro de Telma Weisz, O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, como foi a pedagogia desenvolvida por Montessori?

De acordo com o documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças, marque a alternativa incorreta quanto ao “direito à atenção individual":

De acordo com o documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças, marque a alternativa incorreta quanto ao “direito à higiene e à saúde":

As propostas pedagógicas da Educação Infantil das crianças filhas de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas, caiçaras, povos da floresta, devem:

I. Valorizar e evidenciar os saberes e o papel dessas populações na produção de conhecimentos sobre o mundo e sobre o ambiente natural.

II. Reconhecer os modos próprios de vida na cidade como fundamentais para a constituição da identidade das crianças moradoras em territórios rurais.

III. Ter vinculação inerente à realidade dessas populações, suas culturas, tradições e identidades, assim como a práticas ambientalmente sustentáveis.

Com base nas Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil, indique as assertivas incorretas:

A tendência pedagógica mais utilizada, atualmente, na Educação Infantil é:

Para atingir o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral das crianças, as instituições de educação infantil precisam se tornar espaço agradável, onde o principal instrumento de aprendizagem seja:

Para o ciclo de Educação Infantil é sugerido que o conteúdo jogo não implique:

Na Educação Infantil, diferentemente dos outros níveis da Educação Básica, em que a avaliação é formativa e somativa, a avaliação deve:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282