Utilizar jogos e brincadeiras para o desenvolvimento psicomotor infantil é essencial na escola. Segundo Loureiro (2002, p.40), "O trabalho psicomotor privilegia o ato físico, mas leva-o ao trabalho mental, no qual se aprende a escutar, interpretar, imaginar, organizar, representar, passar da ideia ao ato, do abstrato ao concreto, bases imprescindíveis da aprendizagem formal." Brincadeiras como o jogo de estátua, onde os alunos precisam "congelar" o movimento quando um som é suspenso, mais precisamente:
Para estimular a aprendizagem através da brincadeira de forma adequada, é preciso planejar atividades que estejam de acordo com o estágio do brincar da criança. Não podemos trabalhar atividades de regras complexas com crianças em estágio de desenvolvimento que ainda não as compreendem. Nesse campo, a teoria de Piaget nos auxilia a identificar o grau de compreensão da criança sobre a aplicação das regras. Segundo seus estágios do brincar, em sua grande maioria, crianças dos 5 aos 11 ou 12 anos:
Leia as afirmativas a respeito da maneira como a infância é vista atualmente. I. Inexistem crianças caracterizadas por sua expressão particular, sendo retratadas então como homens de tamanho reduzido, um adulto em miniatura. II. A noção de infância na modernidade se articula dentro de uma política de verdades, amparada pela autoridade do saber de seus porta vozes. III. Hoje, acredita-se que as crianças possuem uma natureza singular que as caracterizam como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio. IV. Hodiernamente, durante o processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que procuram desvendar. Está correto apenas o que se afirma em:
O desenvolvimento da alfabetização na educação infantil, além de seu sentido óbvio – de aprender as regras da linguagem –, também tem o sentido desenvolvido a partir do letramento, que se importa com o desenvolvimento e a compreensão da língua escrita como:
A dimensão do cuidado, no seu caráter ético, é orientada pela promoção da qualidade e sustentabilidade da vida e pelo princípio do direito e da proteção integral da criança. Nessa Perspectiva, educar cuidando inclui
Crianças adquirem conhecimento físico recolhendo informações sobre o mundo através da observação, começam a recolher estas informações durante a infância, desenvolvendo uma compreensão das emoções através da leitura das expressões dos outros, ou aprendendo lições acadêmicas básicas enquanto jogam com brinquedos. Enquanto as crianças desenvolvem suas habilidades de aquisição de outros conhecimentos, este tipo de aquisição de conhecimento continua a ser uma forma fundamental em que elas aprendem coisas novas e constroem entendimento. A informação acima refere-se ao :
Sobre o desenvolvimento da criança no período Sensório Motor segundo a teoria de Jean Piaget (1896-1980), analise:
I – As crianças utilizam o corpo e os sentidos para compreender o mundo exterior;
II – Ao final deste período a criança começa a utilizar os esquemas mentais, assim como os aspectos físicos para aprender;
III – É principalmente neste período que a criança utiliza o Faz de Conta nas brincadeiras.
Dos itens acima:
O ciclo da avaliação na Educação Infantil deve ser constituído, por:
(__) Concepção da avaliação;
(__) Definição dos conceitos de reprovação;
(__) Planejamento da avaliação;
(__) Instrumentos utilizados na avaliação.
Assinale (v) para as afirmações verdadeiras e (f) para as falsas e, em seguida, marque a alternativa que apresenta a ordem correta, de cima para baixo:
Sabendo as expertises das crianças nos dias de hoje, qual das características a seguir NÃO é normal para uma criança de 3 anos?
Na organização dos ambientes tanto na creche quanto na pré-escola alguns cuidados precisam ser adotados, exceto:
Sobre os indicadores da qualidade na educação infantil é correto afirmar que:
Para responder a questão seguinte considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
A educação infantil será oferecida em: I. Creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade. II. Pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade. III. Escolas especiais para crianças com desenvolvimento intermediário. Quais estão INCORRETAS?
Em relação a Friedrich Froebel e suas teorias, assinale V para Verdadeiro e F para Falso:
(__) Defendia um ensino de obrigações porque o aprendizado depende dos interesses de cada um e se faz por meio da prática.
(__) O educador considera o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas.
(__) Foi o fundador dos jardins-de-infância.
(__) Dizia que a criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável.
(__) Para ele, as brincadeiras não são um recurso necessário da aprendizagem. São apenas momentos de diversão para as crianças.
Respectivamente temos:
Na rotina da Educação Infantil, o Professor pode incentivar seus alunos a colarem bolinhas de algodão na ovelhinha (papel contact) – como na imagem a seguir. No plano vertical, esta atividade ajuda no fortalecimento da cintura escapular e o movimento extensão do punho do lado dominante para a escrita.

No contexto do desenvolvimento infantil e, de forma especifica, tal atividade proposta possibilita:
Considerando que brinquedos e produtos educativos e pedagógicos auxiliam no desenvolvimento das crianças, observe e analise a imagens (I e II) e a descrição a seguir:

E, de forma específica, o brinquedo / objeto demonstrado possibilita o seguinte objetivo de aprendizagem: