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Folha de respostas:

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Na Educação Infantil, o Professor pode propor aos seus alunos vivências de representação com utilização de fantoches, teatro de sombras, marionetes, contação de histórias e fantasias. Este tipo de experiência possibilita consolidação de saberes e conhecimentos na seguinte área da formação humana:

Sobre os tipos de currículos, relacione a COLUNA I com a COLUNA II.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

O signo linguístico é a associação relação entre o significado com significante. Assinale a alternativa que apresenta uma Polissemia.

De acordo com a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96 no Art. 59, os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação: (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

I. Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;

II. Continuidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;

III. Professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;

IV. Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins; bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora;

V. Acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares, disponíveis para o ensino fundamental obrigatório.

De acordo com a lei citada, as afirmações INCORRETAS são:

A história e as culturas indígena e afro-brasileira deverão ser apresentadas aos alunos, de maneira a reconhecer a importância desses povos para a nação. Tais conteúdos deverão estar presentes no âmbito de:

Ao entender o currículo como constituidor de identidades sociais e culturais, também entende-se que o currículo é um artefato; portanto, é representação, ou seja, é algo feito, elaborado, produzido por determinadas pessoas, circunstâncias, em tempo e lugar determinados, com objetivos específicos. Falar em currículo surdo na escola de surdo é falar em:

“Para dar apenas um exemplo de relevância que assumem algumas das contribuições das ciências da linguagem na perspectiva didática, assinalaremos que as contribuições da sociolinguística obrigam a revisar criticamente – entre outros aspectos – a noção de ___________, que está tão arraigada na escola, para substituí-la pela de “adequação à situação comunicativa", o que supõe abandonar a desvalorização que sofreram os dialetos ou socioletos sem prestígio (que são a língua materna de muitos dos alunos de nossas escolas)".
(LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

No livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, Delia Lerner fala sobre “avaliar a leitura e ensinar a ler". Sobre isso, está incorreta a alternativa:

Quando discutimos a Educação Infantil e seu papel fundamental na construção do conhecimento refletimos a cerca da importância da rotina no cotidiano destas crianças. Leia as alternativas abaixo e assinale V para verdadeiro e F para Falso:

( ) A rotina na Educação Infantil tem um papel fundamental de se constituir como eixo central da organização do trabalho do professor buscando garantir um desenvolvimento pleno da criança; oportunizando experiências e contando com a participação ativa de todas as crianças.

( ) A realidade das crianças e suas histórias bem como suas experiências de vida não podem interferir na organização de tempo e planejamento do professor, visto que segundo a Lei de diretrizes e Bases 9394/96 cabe unicamente a estes profissionais a responsabilidade pelo planejamento e organização pedagógica.

( ) É fundamental que ao considerar a rotina da turma, o professor organize a mesma de forma que seja dado atenção a aprendizagem e aos cuidados das crianças considerando as necessidades das mesmas.

( ) A rotina necessita de uma visão crítica e aguçada do professor, já que rotina refere-se a repetição, estagnação, cansaço e por isso, seu uso nas instituições educativas deve ser desestimulado; já que torna-se um fator de desinteresse das crianças pelas atividades desenvolvidas.

A alternativa que apresenta CORRETAMENTE as respostas acima refere-se a:

Para desenvolvimento da escola é importante que o Currículo Escolar seja discutido e definido por toda a equipe escolar, com validação do Colegiado ou Conselho existentes. No contexto da “gestão de processos” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:

Estar alfabetizado em Geografia significa:

Os conteúdos das matérias, a ação de ensinar e a ação de aprender são alguns dos elementos constitutivos do processo didático. No entanto, compreender o processo didático como totalidade abrangente implica a descrição da alternativa:

As grandes mudanças ocorridas na sociedade mundial, influenciadas pelo processo de globalização das relações econômicas e culturais, ampliaram, de forma considerável, o papel e o conceito de educação. Para dar resposta às demandas desse contexto, o Relatório Delors (1996), da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, argumenta que a educação deve organizar-se em torno de dispositivos descritos corretamente na alternativa:

Analise as afirmativas abaixo e preencha os parênteses com V, se forem verdadeiras e F, se forem falsas.

( ) O currículo na Educação infantil deve ser considerado como um conjunto de experiências culturais de cuidado e educação, relacionadas aos saberes e conhecimentos, intencionalmente selecionadas e organizadas pelos profissionais de uma Instituição de educação infantil, para serem vivenciadas pelas crianças, na perspectiva da formação humana.

( ) O trabalho com o movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada criança.

( ) O “conhecimento do mundo" é trabalhado com crianças de 0 a 5 anos de idade, tendo como referência seis eixos de trabalho orientados para a construção das diferentes linguagens pelas crianças e para as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento, a saber: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, natureza e Sociedade e Matemática.

( ) Do primeiro ao terceiro ano de vida, os bebês ampliam os modos de expressão musical pelas conquistas vocais e corporais, bem como pela exploração (sensório-motora) dos materiais sonoros. As crianças integram a música às demais brincadeiras e jogos, conferindo “personalidade" e significados simbólicos aos objetos sonoros ou instrumentos musicais e à sua produção musical.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses é:

Leia as afirmativas a seguir:

I. O ensino de Língua Portuguesa deverá organizar-se de modo que os alunos sejam incapazes de utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, desconhecendo o processo para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos: identificar aspectos relevantes; organizar notas; elaborar roteiros; compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes fontes; fazer resumos, índices, esquemas, etc.

II. Espera-se que os alunos, ao longo do Ensino Fundamental, adquiram progressivamente uma competência em relação à linguagem que lhes possibilite resolver problemas da vida cotidiana, ter acesso aos bens culturais e alcançar a participação plena no mundo letrado.

Marque a alternativa CORRETA:

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