Assinale a alternativa INCORRETA em relação a resolução de problemas no Ensino da Matemática.
As pesquisas e documentos expedidos pelo Ministério de Educação – MEC contribuíram para que parte dos professores, desenvolvessem suas práticas a partir do entendimento do quanto é imprescindível hoje se “alfabetizar letrando”, ou seja, é preciso possibilitar aos alunos:
No Ensino Fundamental, desde os Anos Iniciais, espera-se que os alunos identifiquem e estabeleçam pontos de referência para a localização e o deslocamento de objetos, construam representações de espaços conhecidos e estimem distâncias, usando, como suporte:
Considerando‐se o currículo escolar como elemento básico de articulação das práticas educativas, é correto afirmar que ele consiste em um documento construído coletivamente,
Na Educação Infantil, o Professor pode propor aos seus alunos vivências de representação com utilização de fantoches, teatro de sombras, marionetes, contação de histórias e fantasias. Este tipo de experiência possibilita consolidação de saberes e conhecimentos na seguinte área da formação humana:
Sobre os tipos de currículos, relacione a COLUNA I com a COLUNA II.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
O signo linguístico é a associação relação entre o significado com significante. Assinale a alternativa que apresenta uma Polissemia.
De acordo com a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96 no Art. 59, os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação: (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)
I. Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;
II. Continuidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;
III. Professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;
IV. Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins; bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora;
V. Acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares, disponíveis para o ensino fundamental obrigatório.
De acordo com a lei citada, as afirmações INCORRETAS são:
A história e as culturas indígena e afro-brasileira deverão ser apresentadas aos alunos, de maneira a reconhecer a importância desses povos para a nação. Tais conteúdos deverão estar presentes no âmbito de:
Ao entender o currículo como constituidor de identidades sociais e culturais, também entende-se que o currículo é um artefato; portanto, é representação, ou seja, é algo feito, elaborado, produzido por determinadas pessoas, circunstâncias, em tempo e lugar determinados, com objetivos específicos. Falar em currículo surdo na escola de surdo é falar em:
“Para dar apenas um exemplo de relevância que assumem algumas das contribuições das ciências da linguagem na perspectiva didática, assinalaremos que as contribuições da sociolinguística obrigam a revisar criticamente – entre outros aspectos – a noção de ___________, que está tão arraigada na escola, para substituí-la pela de “adequação à situação comunicativa", o que supõe abandonar a desvalorização que sofreram os dialetos ou socioletos sem prestígio (que são a língua materna de muitos dos alunos de nossas escolas)".
(LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
No livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, Delia Lerner fala sobre “avaliar a leitura e ensinar a ler". Sobre isso, está incorreta a alternativa:
Quando discutimos a Educação Infantil e seu papel fundamental na construção do conhecimento refletimos a cerca da importância da rotina no cotidiano destas crianças. Leia as alternativas abaixo e assinale V para verdadeiro e F para Falso:
( ) A rotina na Educação Infantil tem um papel fundamental de se constituir como eixo central da organização do trabalho do professor buscando garantir um desenvolvimento pleno da criança; oportunizando experiências e contando com a participação ativa de todas as crianças.
( ) A realidade das crianças e suas histórias bem como suas experiências de vida não podem interferir na organização de tempo e planejamento do professor, visto que segundo a Lei de diretrizes e Bases 9394/96 cabe unicamente a estes profissionais a responsabilidade pelo planejamento e organização pedagógica.
( ) É fundamental que ao considerar a rotina da turma, o professor organize a mesma de forma que seja dado atenção a aprendizagem e aos cuidados das crianças considerando as necessidades das mesmas.
( ) A rotina necessita de uma visão crítica e aguçada do professor, já que rotina refere-se a repetição, estagnação, cansaço e por isso, seu uso nas instituições educativas deve ser desestimulado; já que torna-se um fator de desinteresse das crianças pelas atividades desenvolvidas.
A alternativa que apresenta CORRETAMENTE as respostas acima refere-se a:
Para desenvolvimento da escola é importante que o Currículo Escolar seja discutido e definido por toda a equipe escolar, com validação do Colegiado ou Conselho existentes. No contexto da “gestão de processos” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:
Estar alfabetizado em Geografia significa: