As línguas de sinais são consideradas naturais e, consequentemente, compartilham uma série de características que lhes atribui caráter específico e as distingue dos demais sistemas de comunicação, por exemplo, produtividade ilimitada, no sentido de que permitem a produção de um número ilimitado de novas mensagens sobre um número ilimitado de novos temas; criatividade, no sentido de serem independentes de estímulo; multiplicidade de funções no sentido de expressarem o pensamento, função:
As propostas pedagógicas da Educação Infantil devem: I. organizar as atividades de forma que possam interagir com as diversas áreas do conhecimento, através das quais os professores possam transmitir, de forma homogênea, os conteúdos a seus alunos. II. ressaltar a importância de se trabalhar atividades relacionadas à diversidade contra a discriminação de gênero, religião, etnia, necessidades especiais, composição familiar e diversos estilos de vida, bem como, o respeito e valores dos costumes, cultura local e regional. III. visar a inclusão das crianças com necessidades especiais, sendo que a Educação Infantil deve elaborar estratégias, orientações e materiais que atendam a necessidades específicas da criança, evidenciando a formação continuada da equipe para atender esses alunos, bem como, a adaptação do espaço e equipamentos. Está correto o que se afirma apenas em:
Visando a uma aprendizagem significativa, a escola de qualidade social adota como centralidade o diálogo, a colaboração, os sujeitos e as aprendizagens, o que pressupõe, sem dúvida, atendimento a requisitos tais como: I. consideração sobre a inclusão, a valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade cultural, resgatando e respeitando os direitos humanos, individuais e coletivos e as várias manifestações de cada comunidade. II. inter-relação entre organização do currículo, do trabalho pedagógico e da jornada de trabalho do professor, tendo como foco o bem-estar do professor. III. foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem, e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes. IV. compatibilidade entre a proposta curricular e a infraestrutura entendida como espaço formativo dotado de efetiva disponibilidade de tempos para a sua utilização e acessibilidade. Está correto apenas o que se afirma em:
A adição e a subtração são exploradas em situações de transformação, de combinação, de comparação. Também a multiplicação e a divisão são exploradas em diferentes situações como:
O ensino da Geografia é um meio de enriquecer o processo de alfabetização porque é no espaço geográfico que as crianças têm as múltiplas possibilidades de perceber a realidade. É importante que na pré-escola e nas séries iniciais se desenvolvam atividades envolvendo:
A busca do conhecimento, em fontes variadas, é um procedimento importante para o ensino e aprendizagem de Ciências. Segundo os PCN permitem ao aluno:
"0 currículo, nesse sentido, tem a ver menos com a seleção e organização de conteúdo e mais com as experiências socioculturais que fazem da escola um terreno de luta e contestação para se criar e produzir cultura."
(LIBÂNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea).
O trecho apresentado refere-se ao currículo:
Como aponta Páez atender à diversidade é atender às crianças com deficiências, mas também todas as outras diversidades que aparecem cotidianamente na comunidade. Levar em conta a diversidade não implica em fazer um currículo individual paralelo para alguns alunos. Um plano individualizado, nessa perspectiva, pode ser um reforço à exclusão. Dessa forma, é necessário pensar a partir do grupo de alunos e da diversidade que o compõe e não para alguns alunos tomados isoladamente, e para tal, a solução são as:
Considerando que brinquedos e produtos educativos e pedagógicos auxiliam no desenvolvimento das crianças, observe e analise a imagem e a descrição a seguir:

E, de forma específica, o brinquedo / objeto demonstrado possibilita o seguinte objetivo de aprendizagem:
Considerando que brinquedos e produtos educativos e pedagógicos auxiliam no desenvolvimento das crianças, observe e analise a imagem e a descrição a seguir:

E, de forma específica, o brinquedo / objeto demonstrado possibilita o seguinte objetivo de aprendizagem:
Acerca dos aspectos relevantes da Geografia do Estado do Piauí e, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é adequado afirmar que:
O currículo das práticas organizativas é denominado:
O currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico, é ele que viabiliza o processo de ensino-aprendizagem. O currículo define o que se ensina, o para quê ensinar, como ensinar e as formas de avaliação, em estreita colaboração com a didática. Analise as afirmativas abaixo em relação às teorias curriculares. I. Na teoria curricular crítica, o foco desloca-se para as questões de ideologia, saber e poder, que se julga ser disseminadas principalmente pela escola. Baseando-se numa visão neomarxista, essa tendência assume que a escola e a educação objetivam a reprodução das estruturas de classe da sociedade capitalista através do currículo. II. Na teoria curricular pós-crítica tradicional, os objetos de ensino são os saberes privilegiados pelo contexto sociocultural da classe dominante, ignorando-se a cultura dos grupos minoritários. III. Na teoria curricular tradicional, valoriza-se a diferença e o multiculturalismo e não uma hierarquia entre as culturas. O currículo póscrítico enfatiza competências e habilidades, e não conteúdos; rejeita-se o currículo linear, sequencial, estático e sistematizado. Está correto o que se afirma em:
O Currículo do Estado de São Paulo fala que a “cultura de movimento" é um dos fenômenos mais importantes nos meios de comunicação de massa e na economia mundial. O termo “cultura de movimento" é uma forma mais ampla para denominar a cultura:
Sobre a estrutura, componentes e dinâmica do processo de ensino, é INCORRETO: