Em primeiro lugar, no que se refere ao currículo, além de controlar – [...] – a transposição didática, de cuidar que o objeto apresentado na escola conserve as características essenciais que tem fora dela e de velar para que as atividades e as intervenções que eventualmente se sugerem ao professor tornem possível a formação de leitores e escritores competentes, em vez de atrapalhar, devem ser levadas em conta – entre outras – as seguintes questões:
I. Necessidade de estabelecer objetivos por semestre.
II. A importância de atribuir aos objetivos gerais prioridade absoluta sobre os objetivos específicos.
III. A necessidade de evitar o estabelecimento de uma correspondência termo a termo entre objetivos e atividades.
De acordo com Delia Lerner, assinale quais das alternativas acimas estão corretas:
O currículo na Educação Infantil deve partir do sujeito histórico em desenvolvimento; ter objetivos claros que atendam as peculiaridades destes sujeitos. Assinale a alternativa CORRETA que se refere ao currículo na Educação Infantil:
“Os movimentos de reorientação curricular ocorridos no Brasil a partir dos anos ____ não tiveram força suficiente para mudar a prática docente dos professores para eliminar o caráter elitista desse ensino bem como melhorar sua qualidade. Em nosso país o ensino de Matemática ainda é marcado pelos altos índices de retenção, pela formalização precoce de conceitos, pela excessiva preocupação com o treino de habilidades e mecanização de processos sem compreensão." (Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática).
Marque a opção abaixo que preenche a lacuna de forma correta:
Para desenvolvimento da escola é importante que a equipe escolar se reúna para revisar o currículo a partir da avaliação, do monitoramento e da prática de cada Professor. No contexto do “ensino e aprendizagem” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:
De acordo com Rodrigues e Valente (2012), em Libras as noções de “hiponímia e hiperonímia tratam das relações semânticas que podem ser estabelecidas entre dois conceitos, um mais restrito e específico, dominado por outro mais geral". Assim, analise as opções a seguir e identifique a alternativa INCORRETA.
O papel da escola ao propiciar condições para o desenvolvimento do aluno com capacidades múltiplas de interação com a sociedade, amplia suas experiências de letramento e deve possibilitar:
Os pressupostos teóricos do currículo no DF propõem textualmente um currículo com a expectativa de
A organização curricular é uma importante ferramenta de apoio à prática docente e às aprendizagens dos estudantes. De acordo com a Lei no 9.394/96, os currículos do Ensino Fundamental devem abranger, obrigatoriamente:
Está CORRETO o que se afirma em:
Se, em termos formais, a política curricular diz respeito ao conjunto de leis e regulamentações que versam sobre o que deve ser ensinado nas escolas, por outro lado, a política curricular precisa ser entendida como sendo toda decisão ou todo condicionamento dos conteúdos e da prática do desenvolvimento do currículo a partir das instâncias de decisão política e administrativa.
Logo,
a escola não pode ser considerada um espaço público de tomada de decisão sobre a política curricular.
Sobre as afirmativas acima é correto afirmar que
Leia os textos:
Numa perspectiva crítica mais abrangente e visando a transformação social que deve se traduzir em propostas de intervenção na sociedade, entende-se como currículo:
Segundo Ferreira-Brito, é um sinal que utiliza um conjunto específico de configurações de mãos para representar objetos incorporando ações. Marque a alternativa para essa denominação.
Para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas nas instituições, sejam elas mais voltadas às brincadeiras ou às aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta. Sobre brincar é correto afirmar que:
Para que os alunos dos anos iniciais possam desenvolver plenamente os conhecimentos geométricos, o professor deve possibilitar, EXCETO:
A Geografia tem como objetivo o estudo do espaço construído e reconstruído pelos homens, sua organização social, as condições naturais do mesmo, e o entendimento deste espaço a ser trabalhado desde a pré-escola. Esta prática deve estar sempre presente no cotidiano do aluno, desde que o professor:
São inúmeras as causas e consequências da poluição no planeta, a maior parte relacionada ao uso depredatório dos recursos naturais por intermédio de técnicas inadequadas. Cabe ressaltar que a poluição é uma questão: