Os conteúdos das matérias, a ação de ensinar e a ação de aprender são alguns dos elementos constitutivos do processo didático. No entanto, compreender o processo didático como totalidade abrangente implica a descrição da alternativa:
As grandes mudanças ocorridas na sociedade mundial, influenciadas pelo processo de globalização das relações econômicas e culturais, ampliaram, de forma considerável, o papel e o conceito de educação. Para dar resposta às demandas desse contexto, o Relatório Delors (1996), da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, argumenta que a educação deve organizar-se em torno de dispositivos descritos corretamente na alternativa:
Analise as afirmativas abaixo e preencha os parênteses com V, se forem verdadeiras e F, se forem falsas.
( ) O currículo na Educação infantil deve ser considerado como um conjunto de experiências culturais de cuidado e educação, relacionadas aos saberes e conhecimentos, intencionalmente selecionadas e organizadas pelos profissionais de uma Instituição de educação infantil, para serem vivenciadas pelas crianças, na perspectiva da formação humana.
( ) O trabalho com o movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada criança.
( ) O “conhecimento do mundo" é trabalhado com crianças de 0 a 5 anos de idade, tendo como referência seis eixos de trabalho orientados para a construção das diferentes linguagens pelas crianças e para as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento, a saber: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, natureza e Sociedade e Matemática.
( ) Do primeiro ao terceiro ano de vida, os bebês ampliam os modos de expressão musical pelas conquistas vocais e corporais, bem como pela exploração (sensório-motora) dos materiais sonoros. As crianças integram a música às demais brincadeiras e jogos, conferindo “personalidade" e significados simbólicos aos objetos sonoros ou instrumentos musicais e à sua produção musical.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses é:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O ensino de Língua Portuguesa deverá organizar-se de modo que os alunos sejam incapazes de utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, desconhecendo o processo para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos: identificar aspectos relevantes; organizar notas; elaborar roteiros; compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes fontes; fazer resumos, índices, esquemas, etc.
II. Espera-se que os alunos, ao longo do Ensino Fundamental, adquiram progressivamente uma competência em relação à linguagem que lhes possibilite resolver problemas da vida cotidiana, ter acesso aos bens culturais e alcançar a participação plena no mundo letrado.
Marque a alternativa CORRETA:
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal do governo federal junto ao Distrito Federal, aos estados e aos municípios, buscando alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. Entre os eixos centrais está a avaliação da qualidade de aprendizagem, além dele existem outros eixos de atuação, exceto:
O Referencial Curricular Nacional para educação infantil desenvolveu eixos para o desenvolvimento das atividades, sendo que no eixo da Formação Pessoal e Social é desenvolvido a temática:
A discussão em torno do currículo na área educacional é constante no cotidiano daqueles que atuam na escola. Assim, podemos dizer que currículo é:
Pesquisas realizadas nas últimas décadas, baseadas na análise de produções das crianças e das práticas correntes, têm apontado novas direções no que se refere ao ensino e aprendizagem da linguagem oral e escrita. Ao se considerar as crianças ativas na construção de conhecimentos e não receptoras passivas de informações há uma transformação substancial na forma de compreender como elas aprendem a falar, a ler e a escrever. Assinale a alternativa que exemplifica esta transformação da prática de ensino.
Sobre currículo, leia as seguintes afirmativas.
I. O "currículo como fato" precisa ser considerado não como mera ilusão, camada superficial da prática escolar de alunos e professores, mas como uma realidade social, historicamente específica, expressando relações de produção particulares entre pessoas.
II. A ideia de "currículo como prática" pode se constituir em um elemento que favorece a distorção da realidade, uma vez que: reduz a realidade social de "curriculum" às intervenções e ações subjetivas de docentes e discentes, impedindo de entender o surgimento e persistência históricos de determinados conceitos, conhecimento e convenções (como, por exemplo, as matérias escolares).
III. A ideia de um currículo em permanente elaboração, que necessita ser renegociado e reconceitualizado em conformidade com as necessidades exclusivas da escola a qual está submetido, nos conduz à compreensão de que a composição curricular é pedagógica.
Está correto apenas o que se afirma em:
“Existem duas proposições acerca das diversas formas de organizar os conteúdos que, apesar de pontos coincidentes, partem de suposições e referenciais diferentes. Assim, certas formas de organizar os conteúdos tomam como ponto de partida e referencial básico as disciplinas ou matérias. (...) No outro lado está o modelo de organização de conteúdos que nos oferecem os métodos globalizados."
Correlacione as formas de organização do currículo, apresentadas a seguir, às suas respectivas características.
1- Currículo centrado em disciplinas
2- Currículo centrado em áreas
( ) Os conteúdos podem ser classificados conforme sua natureza em multidisciplinares, interdisciplinares, pluridisciplinares etc.
( ) O alvo e o referencial organizador é o aluno segundo suas necessidades educativas.
( ) Os conteúdos das atividades das unidades didáticas passam de uma matéria para outra sem perder a continuidade.
( ) Os processos e conceitos fundamentais determinam a escolha e a organização dos conteúdos e dos métodos de ensino e aprendizagem.
Assinale a opção que apresenta a correlação correta, segundo a ordem apresentada.
Analise as alternativas abaixo e identifique o modo como são entendidos os processos de alfabetização e letramento nas Diretrizes Curriculares do Município de Blumenau (2012): I- Os processos de alfabetização e letramento não devem ser compreendidos de forma dissociada. II- A criança entra no mundo da escrita simultaneamente pelos dois processos: alfabetização e letramento. III- Alfabetização e letramento não são processos independentes, mas interdependentes e indissociáveis. IV- O letramento diz respeito à aquisição do sistema convencional de escrita. V- Dissociar alfabetização e letramento é necessário para garantir que os dois processos aconteçam com sucesso. Assinale a alternativa correta:
É permitido ao goleiro de handebol:
O ensino da educação física e da educação cívica, somavam-se a educação moral, e todas se consolidaram como fundamentos básicos para a formação de crianças e jovens. No caso da Educação Física, esta deveria ser ministrada de acordo com as condições de cada gênero e ter como objetivo a preparação para esforços continuados e a construção de um corpo saudável, ágil e harmonioso, que pudesse defender a pátria a qualquer momento. O texto acima se refere a qual período?
“André e Pedro são professores de História e estão elaborando o programa curricular das séries para as quais irão lecionar. Enquanto André se dedica a pensar ‘como’ vai ensinar a lista de conteúdos que elencou, Pedro o interrompe a todo momento, propondo que reflitam sobre por que ensinar tal conteúdo e não outro.” Sobre as possíveis concepções acerca do currículo escolar dos dois professores, analise as afirmativas a seguir. I. André se aproxima mais das teorias tradicionais do currículo, buscando formas de transmitir os conteúdos tidos como inquestionáveis. II. Pedro se aproxima mais das teorias críticas e pós-críticas do currículo, que estão preocupadas com as conexões entre saber, identidade e poder. III. André e Pedro traduzem concepção próxima às teorias tradicionais do currículo, preocupando-se com “o quê” ensinar. Está correto somente o que se afirma em:
Decorre de uma nova visão da Educação Especial, sustentada legalmente, e é uma das condições para o sucesso da inclusão escolar dos alunos com deficiência. Existe para que os alunos possam aprender o que é diferente do currículo do ensino comum e que é necessário para que possam ultrapassar as barreiras impostas pela deficiência. Trata-se do Atendimento: