Como não há, na língua portuguesa, um único tipo de correspondência entre os sons da fala e os símbolos que os representam na escrita (um mesmo fonema podendo ser representado por mais de um grafema e um mesmo grafem a podendo representar mais de um fonema), o processo de alfabetização significa ensinar ao aluno, de forma:
Assinale a alternativa CORRETA que se refere à escola inclusiva:
“Não adianta lamentar que a maioria dos alunos tenha como único objetivo em sua vida escolar _________________________, pois é a escola quem lhes ensina isso. Ensina em atos, quando propõe tarefas cujo sentido escapa à criança e, frequentemente, ao próprio professor [...]."
(WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
Na Educação Infantil partimos do pressuposto que a brincadeira é fundamental para compreender a criança ao mesmo tempo em que a estimula a aprender e construir outros conhecimentos. Quanto ao brincar na Educação Infantil é INCORRETO afirmar:
Enquanto profissionais que atuam buscando o desenvolvimento integral das crianças da Educação Infantil, há a necessidade cotidiana de organização do trabalho educativo. Esta organização é imprescindível para o bom andamento das atividades e o alcance dos objetivos planejados. Quanto à organização do trabalho na Educação Infantil, assinale a alternativa INCORRETA nas opções apresentadas:
Em conformidade com o documento Indagações sobre currículo: Currículo e Avaliação, indique a opção incorreta:
Que experiência um Professor deverá escolher para que a criança seja estimulada no desenvolvimento relacionado ao corpo e à linguagem corporal?
Para avaliação do desenvolvimento de uma criança, o Psicopedagogo pode propor a ela uma atividade de enroscar e desenroscar de acordo com tamanho, como na imagem a seguir:

No contexto do desenvolvimento infantil e, de forma especifica, tal atividade possibilita observação do seguinte aspecto do desenvolvimento infantil:
De acordo com Nilma Lino Gomes, "Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças. A construção das diferenças ultrapassa as características biológicas, observáveis a olho nu. As diferenças são também construídas pelos sujeitos sociais ao longo do processo histórico e cultural, nos processos de adaptação do homem e da mulher ao meio social e no contexto das relações de poder. Sendo assim, mesmo os aspectos tipicamente observáveis, que aprendemos a ver como diferentes desde o nosso nascimento, só passaram a ser percebidos dessa forma, porque nós, seres humanos e sujeitos sociais, no contexto da cultura, assim os nomeamos e identificamos".
(GOMES, Nilma Lino. Indagações sobre currículo : diversidade e currículo. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007).
Depreende-se dai que:
I. É natural que determinadas culturas, de um modo geral, ressaltem como positivos e melhores os valores que lhe são próprios, gerando um certo estranhamento e, até mesmo, uma rejeição em relação ao diferente.
II. Os seres humanos, enquanto seres vivos, apresentam diversidade biológica, ou seja, mostram diferenças entre si. Logo, é possível que o ser humano, enquanto parte da diversidade biológica, seja entendido fora do contexto da diversidade cultural.
III. A diversidade é um componente do desenvolvimento biológico e cultural da humanidade. Porém, ao longo do processo histórico e cultural e no contexto das relações de poder, algumas dessas variabilidades foram estereotipadas e tratadas de maneira preconceituosas.
As afirmações I, II, e III são, respectivamente,
Uma teoria de currículo é definida pelos conceitos que utiliza. Assim, alguns dos conceitos enfatizados pelas teorias críticas de currículo, que organizam e estruturam a forma como vemos o currículo são
O trabalho executado em sala de aula, na disciplina de Arte, poderá exercer uma função importante no que diz respeito ao desenvolvimento da cidadania, já que:
Para a elaboração de atividades físicas para deficientes o mais importante a ser levado em consideração é:
Na discussão sobre a renovação do caráter defasado do currículo no ensino de geografia, é preciso considerar uma proposta de reformulação que privilegie a unidade teórico-prático e a perspectiva interdisciplinar na formação do estudante. Tal mudança estaria em consonância
Na década de 1980, as pesquisas nas áreas da linguística aplicada e da educação priorizaram as investigações sobre os aspectos sociais que interferiam/determinavam os processos de aquisição e desenvolvimento da língua oral e escrita. Sobre o tema, leia as afirmativas.
I. Letramentos são sempre situados, ou seja, realizam-se em condições específicas, portanto são dotados de especificidades que os distinguem, embora sempre imersos em processos sociais mais amplos.
II. Letramento não é condição apenas de quem sabe ler e escrever, mas de quem interage socialmente, através das práticas de leitura e escrita que circulam no meio onde vive.
III. Os linguistas que se interessam pelo fenômeno do letramento dão valor às funções sociais da leitura, da escrita e da oralidade.
Está correto o que se afirma em:
De acordo com Teberosky e Colomer, a partir da perspectiva construtivista, a diferença fundamental já não se situava entre aprendizagens prévias ou pré-requisitos, mas entre as aprendizagens convencionais ou normativas e as aprendizagens não convencionais ou não normativas. A perspectiva construtivista, na opinião das autoras, se revela importante por considerar o seguinte: