Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 297 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
Provas: FADESP - 2018 - IF-PA - Pedagogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Currículo

De acordo com Tomaz Tadeu da Silva (Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.), tanto os modelos de currículo ________________ propostos por Franklin Bobbit e Ralph Tyler quanto os modelos mais ___________________ de currículo, como o de John Dewey, constituíram-se, de certa forma, enquanto reações ao denominado _____________, que objetiva proporcionar aos estudantes o conhecimento das grandes obras literárias e artísticas herdadas das civilizações greco-romanas, bem como de suas respectivas línguas.

As lacunas do enunciado são corretamente preenchidas por

Na Língua Portuguesa, as sinonímias são palavras diferentes de mesma categoria gramatical e de sentido equivalente, ou seja, sinônimos. Já em Libras é possível também verificar a aplicação desse conceito, que expressa significantes distintos para representar significados aproximados, segundo Rodrigues e Valente (2012). Considerando essa afirmação, assinale a opção que indica corretamente os sinônimos nos sinais em Libras.

Quando um arremesso ocorre para uma cesta de campo, e tentado próximo ao final do período de 24 segundos, e o sinal do relógio de 24 segundos soar enquanto a bola estiver no ar:

I. Se a bola entrar na cesta, nenhuma violação ocorreu, o sinal deverá ser desconsiderado e a cesta deverá contar.

II. Se a bola tocar o aro, mas não entrar na cesta, nenhuma violação ocorreu, o sinal deverá ser desconsiderado e o jogo deverá continuar.

III. Se a bola não tocar o aro, uma violação ocorreu. Entretanto, se os adversários obtêm o controle da bola claro e imediato, o sinal deverá ser desconsiderado e o jogo deverá continuar.

É CORRETO o que se afirma em:

No que se refere ao planejamento curricular é preciso pensar na importância da seleção dos conteúdos e na forma de organizálos. Nesse sentido, é correto afirmar que é necessário considerar

Historicamente, os métodos de alfabetização se dividem em dois grupos: sintéticos e analíticos. Os métodos sintéticos vão das partes para o todo. São métodos sintéticos de alfabetização, exceto:

Um dos grandes desafios da educação é promover a adaptação dos currículos aos estudantes com necessidades especiais, de modo a garantir a acessibilidade aos conteúdos e a favorecer a aprendizagem significativa. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta o conceito de aprendizagem significativa.

Não há como pensar os objetivos do ensino fundamental desvinculados da LDB (lei n° 9.394/1996). Em seu art. 32, a lei prevê que o ensino fundamental tem como objetivo a formação básica do cidadão mediante determinados critérios. Sobre a interpretação desses critérios para cumprir os objetivos do ensino fundamental é correto afirmar que:

Complete o excerto abaixo extraído dos Parâmetros Curriculares Nacionais:

Na organização e gestão do currículo, as abordagens________________, ________________, e ________________ requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Laia o fragmento a seguir.

“Os novos currículos concentram-se em torno das competências que os alunos deverão adquirir, para que possam vir a ser cidadãos de pleno direito, informados e capazes de operar mudanças sociais que se vislumbrem necessárias."

Para a organização do currículo por competências é necessário

“O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai construir, precisamente, o currículo. (...) Afinal, um currículo busca precisamente modificar as pessoas que vão 'seguir' aquele currículo."

Em relação ao currículo e a organização curricular, considerando o fragmento acima, assinale a afirmativa correta.

Delors (2001) aponta como principal consequência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda vida, fundamentada em pilares que são, concomitantemente, pilares do conhecimento e da formação continuada. São eles:

0 que se vem afirmando na literatura do uso de tecnologias e na experiência até aqui construída, é que no cenário escolar integrado com vivências em multimídia, estas geram:

1- dinamização e ampliação das habilidades cognitivas.

2- possibilidade de extensão da memória e de atuação em rede.

3- democratização de espaços e ferramentas.

4- manutenção de práticas pedagógicas alicerçadas na linearidade.

Estão corretos apenas os itens:

Como ação educativa aos alunos da Educação Infantil, pode-se apresentar à seguinte cantiga popular:

Ao desenvolver a atividade apresentada, a criança terá trabalhado o seguinte campo da formação humana:

“Dado a enorme complexidade dos problemas que as sociedades têm de enfrentar, particularmente a globalização, as insuportáveis desigualdades entre e dentre os países, aprender a viver juntos, um conceito criado pela Comissão Internacional da Educação para o Século XXI, se tornou uma necessidade em todas as regiões do mundo."

A renovação do conteúdo da educação, à luz das novas necessidades da aprendizagem para viver juntos, não implica em:

Constituem modalidades de plano de ensino:

1) plano de aula

2) plano didático

3) plano curricular

4) plano de unidade

5) plano de disciplina

Estão corretas, apenas:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282