Historicamente, os métodos de alfabetização se dividem em dois grupos: sintéticos e analíticos. Os métodos sintéticos vão das partes para o todo. São métodos sintéticos de alfabetização, exceto:
Um dos grandes desafios da educação é promover a adaptação dos currículos aos estudantes com necessidades especiais, de modo a garantir a acessibilidade aos conteúdos e a favorecer a aprendizagem significativa. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta o conceito de aprendizagem significativa.
Não há como pensar os objetivos do ensino fundamental desvinculados da LDB (lei n° 9.394/1996). Em seu art. 32, a lei prevê que o ensino fundamental tem como objetivo a formação básica do cidadão mediante determinados critérios. Sobre a interpretação desses critérios para cumprir os objetivos do ensino fundamental é correto afirmar que:
Complete o excerto abaixo extraído dos Parâmetros Curriculares Nacionais:
Na organização e gestão do currículo, as abordagens________________, ________________, e ________________ requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Laia o fragmento a seguir.
“Os novos currículos concentram-se em torno das competências que os alunos deverão adquirir, para que possam vir a ser cidadãos de pleno direito, informados e capazes de operar mudanças sociais que se vislumbrem necessárias."
Para a organização do currículo por competências é necessário
“O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai construir, precisamente, o currículo. (...) Afinal, um currículo busca precisamente modificar as pessoas que vão 'seguir' aquele currículo."
Em relação ao currículo e a organização curricular, considerando o fragmento acima, assinale a afirmativa correta.
Delors (2001) aponta como principal consequência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda vida, fundamentada em pilares que são, concomitantemente, pilares do conhecimento e da formação continuada. São eles:
0 que se vem afirmando na literatura do uso de tecnologias e na experiência até aqui construída, é que no cenário escolar integrado com vivências em multimídia, estas geram:
1- dinamização e ampliação das habilidades cognitivas.
2- possibilidade de extensão da memória e de atuação em rede.
3- democratização de espaços e ferramentas.
4- manutenção de práticas pedagógicas alicerçadas na linearidade.
Estão corretos apenas os itens:
Como ação educativa aos alunos da Educação Infantil, pode-se apresentar à seguinte cantiga popular:
Ao desenvolver a atividade apresentada, a criança terá trabalhado o seguinte campo da formação humana:
“Dado a enorme complexidade dos problemas que as sociedades têm de enfrentar, particularmente a globalização, as insuportáveis desigualdades entre e dentre os países, aprender a viver juntos, um conceito criado pela Comissão Internacional da Educação para o Século XXI, se tornou uma necessidade em todas as regiões do mundo."
A renovação do conteúdo da educação, à luz das novas necessidades da aprendizagem para viver juntos, não implica em:
Constituem modalidades de plano de ensino:
1) plano de aula
2) plano didático
3) plano curricular
4) plano de unidade
5) plano de disciplina
Estão corretas, apenas:
Assinale a alternativa INCORRETA em relação a resolução de problemas no Ensino da Matemática.
As pesquisas e documentos expedidos pelo Ministério de Educação – MEC contribuíram para que parte dos professores, desenvolvessem suas práticas a partir do entendimento do quanto é imprescindível hoje se “alfabetizar letrando”, ou seja, é preciso possibilitar aos alunos:
No Ensino Fundamental, desde os Anos Iniciais, espera-se que os alunos identifiquem e estabeleçam pontos de referência para a localização e o deslocamento de objetos, construam representações de espaços conhecidos e estimem distâncias, usando, como suporte:
Considerando‐se o currículo escolar como elemento básico de articulação das práticas educativas, é correto afirmar que ele consiste em um documento construído coletivamente,