Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 293 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Historicamente, os métodos de alfabetização se dividem em dois grupos: sintéticos e analíticos. Os métodos sintéticos vão das partes para o todo. São métodos sintéticos de alfabetização, exceto:

Um dos grandes desafios da educação é promover a adaptação dos currículos aos estudantes com necessidades especiais, de modo a garantir a acessibilidade aos conteúdos e a favorecer a aprendizagem significativa. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta o conceito de aprendizagem significativa.

Não há como pensar os objetivos do ensino fundamental desvinculados da LDB (lei n° 9.394/1996). Em seu art. 32, a lei prevê que o ensino fundamental tem como objetivo a formação básica do cidadão mediante determinados critérios. Sobre a interpretação desses critérios para cumprir os objetivos do ensino fundamental é correto afirmar que:

Complete o excerto abaixo extraído dos Parâmetros Curriculares Nacionais:

Na organização e gestão do currículo, as abordagens________________, ________________, e ________________ requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Laia o fragmento a seguir.

“Os novos currículos concentram-se em torno das competências que os alunos deverão adquirir, para que possam vir a ser cidadãos de pleno direito, informados e capazes de operar mudanças sociais que se vislumbrem necessárias."

Para a organização do currículo por competências é necessário

“O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai construir, precisamente, o currículo. (...) Afinal, um currículo busca precisamente modificar as pessoas que vão 'seguir' aquele currículo."

Em relação ao currículo e a organização curricular, considerando o fragmento acima, assinale a afirmativa correta.

Delors (2001) aponta como principal consequência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda vida, fundamentada em pilares que são, concomitantemente, pilares do conhecimento e da formação continuada. São eles:

0 que se vem afirmando na literatura do uso de tecnologias e na experiência até aqui construída, é que no cenário escolar integrado com vivências em multimídia, estas geram:

1- dinamização e ampliação das habilidades cognitivas.

2- possibilidade de extensão da memória e de atuação em rede.

3- democratização de espaços e ferramentas.

4- manutenção de práticas pedagógicas alicerçadas na linearidade.

Estão corretos apenas os itens:

Como ação educativa aos alunos da Educação Infantil, pode-se apresentar à seguinte cantiga popular:

Ao desenvolver a atividade apresentada, a criança terá trabalhado o seguinte campo da formação humana:

“Dado a enorme complexidade dos problemas que as sociedades têm de enfrentar, particularmente a globalização, as insuportáveis desigualdades entre e dentre os países, aprender a viver juntos, um conceito criado pela Comissão Internacional da Educação para o Século XXI, se tornou uma necessidade em todas as regiões do mundo."

A renovação do conteúdo da educação, à luz das novas necessidades da aprendizagem para viver juntos, não implica em:

Constituem modalidades de plano de ensino:

1) plano de aula

2) plano didático

3) plano curricular

4) plano de unidade

5) plano de disciplina

Estão corretas, apenas:

Assinale a alternativa INCORRETA em relação a resolução de problemas no Ensino da Matemática.

As pesquisas e documentos expedidos pelo Ministério de Educação – MEC contribuíram para que parte dos professores, desenvolvessem suas práticas a partir do entendimento do quanto é imprescindível hoje se “alfabetizar letrando”, ou seja, é preciso possibilitar aos alunos:

No Ensino Fundamental, desde os Anos Iniciais, espera-se que os alunos identifiquem e estabeleçam pontos de referência para a localização e o deslocamento de objetos, construam representações de espaços conhecidos e estimem distâncias, usando, como suporte:

Considerando‐se o currículo escolar como elemento básico de articulação das práticas educativas, é correto afirmar que ele consiste em um documento construído coletivamente,

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282