Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 297 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Saltos são uma modalidade tecnicamente muito rica. O mais básico entre eles é o salto em distância, cuja técnica pode ser dividida em quatro. São elas:

Os estudiosos do currículo têm insistido na crítica aos currículos em que as disciplinas não dialogam ou fazem conexões, trabalhando os conhecimentos de maneira abstrata, distanciando-se cada vez mais da vida cotidiana dos estudantes e dificultando o envolvimento ativo destes no processo de aprendizagem. Podemos dizer que as formas de avaliação utilizadas nesse tipo de currículo servem apenas para

O currículo na educação infantil deverá, exceto:

Currículo é uma construção social do conhecimento que pressupõe a sistematização dos meios para que essa construção se efetive. A transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito. Neste sentido, o currículo refere-se:

A aprendizagem escolar está diretamente vinculada ao currículo, organizado para orientar, dentre outros, os diversos níveis de ensino e as ações docentes. Ao elaborar o seu planejamento, o professor deverá considerar:

Os conteúdos de ensino são um dos elementos constitutivos do planejamento. Os objetivos devem ser elaborados na perspectiva da construção de conceitos, habilidades e competências:

Para atender uma matriz curricular de Alfabetização Matemática que propõe aos alunos do Ensino Fundamental reconhecer lados e vértices de uma figura geométrica plana, o Professor deverá trabalhar a seguinte temática:

Considerando que brinquedos e produtos educativos e pedagógicos auxiliam no desenvolvimento das crianças, observe e analise a imagem e a descrição a seguir:

E, de forma específica, o brinquedo / objeto demonstrado possibilita o seguinte objetivo de aprendizagem:

Em uma matriz curricular de Alfabetização Matemática em que se propõe trabalhar “medindo o tempo" com alunos do Ensino Fundamental que objetivo de aprendizagem podemos corretamente estabelecer com esta temática?

A metodologia utilizada pelo docente reflete a sua visão de mundo, do conhecimento, do aluno, de seu papel profissional e do processo de ensino-aprendizagem. Em relação a metodologia de ensino na concepção tradicional de educação é correto afirmar que:

Responda a questão abaixo referente aos Conhecimentos Sociais:

No dia 13 de março de 1823, o Piauí foi palco de um levante popular que, segundo alguns historiadores e intelectuais, teve extrema importância para o Brasil por acontecer às margens do rio homônimo em Campo Maior (PI), onde colocou em confronto piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas portuguesas comandadas por João José da Cunha Fidié. O nome do levante popular é:

O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá

Quanto à organização curricular na Educação Infantil, numere os conceitos abaixo, conforme a legenda:

1- Rotina

2- Projetos de Trabalho

3- Sequência de Atividades

4- Atividades Permanentes

( ) Respondem às necessidades básicas de cuidados, de aprendizagem e de prazer para as crianças, cujos conteúdos necessitam de uma constância. As escolhas dos conteúdos irão determinar a regularidade com que as atividades acontecem: diária, semanal, mensal, etc.

( ) É planejada e orientada com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida. Tem a intenção de oferecer desafios com graus diferentes de complexidade para que as crianças possam gradualmente solucionar problemas a partir de diferentes proposições.

( ) Representa a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático, ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças. Deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagens orientadas.

( ) São conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos, construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver ou de um produto final que se quer obter.

A ordem correta da numeração é:

Quanto à organização curricular, o currículo, assumindo como referência os princípios educacionais garantidos à educação, assegurados no artigo 4° da Resolução n° 04, de 13 de julho de 2010, configura-se como:

Pode-se afirmar que currículo: I. serve para atender as concepções propostas nesse documento e precisa ser pautado no paradigma dinâmico-dialógico, porque vê o homem como um ser social, criador da realidade. II. é entendido como um espaço, um campo de produção e criação de significados. Nele se produz sentido sobre vários campos e atividades sociais e se trabalha também sobre significados recebidos e materiais culturais existentes. III. tal como cultura é zona de produtividade. Essa produtividade pode ser desvinculada do caráter social dos processos e das práticas de significação cultural e de relações sociais. Está correto o que se afirma apenas em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282