A aprendizagem escolar está diretamente vinculada ao currículo, organizado para orientar, dentre outros, os diversos níveis de ensino e as ações docentes. Ao elaborar o seu planejamento, o professor deverá considerar:
Os conteúdos de ensino são um dos elementos constitutivos do planejamento. Os objetivos devem ser elaborados na perspectiva da construção de conceitos, habilidades e competências:
Para atender uma matriz curricular de Alfabetização Matemática que propõe aos alunos do Ensino Fundamental reconhecer lados e vértices de uma figura geométrica plana, o Professor deverá trabalhar a seguinte temática:
Considerando que brinquedos e produtos educativos e pedagógicos auxiliam no desenvolvimento das crianças, observe e analise a imagem e a descrição a seguir:
E, de forma específica, o brinquedo / objeto demonstrado possibilita o seguinte objetivo de aprendizagem:
Em uma matriz curricular de Alfabetização Matemática em que se propõe trabalhar “medindo o tempo" com alunos do Ensino Fundamental que objetivo de aprendizagem podemos corretamente estabelecer com esta temática?
A metodologia utilizada pelo docente reflete a sua visão de mundo, do conhecimento, do aluno, de seu papel profissional e do processo de ensino-aprendizagem. Em relação a metodologia de ensino na concepção tradicional de educação é correto afirmar que:
Responda a questão abaixo referente aos Conhecimentos Sociais:
No dia 13 de março de 1823, o Piauí foi palco de um levante popular que, segundo alguns historiadores e intelectuais, teve extrema importância para o Brasil por acontecer às margens do rio homônimo em Campo Maior (PI), onde colocou em confronto piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas portuguesas comandadas por João José da Cunha Fidié. O nome do levante popular é:
O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá
Quanto à organização curricular na Educação Infantil, numere os conceitos abaixo, conforme a legenda:
1- Rotina
2- Projetos de Trabalho
3- Sequência de Atividades
4- Atividades Permanentes
( ) Respondem às necessidades básicas de cuidados, de aprendizagem e de prazer para as crianças, cujos conteúdos necessitam de uma constância. As escolhas dos conteúdos irão determinar a regularidade com que as atividades acontecem: diária, semanal, mensal, etc.
( ) É planejada e orientada com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida. Tem a intenção de oferecer desafios com graus diferentes de complexidade para que as crianças possam gradualmente solucionar problemas a partir de diferentes proposições.
( ) Representa a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático, ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças. Deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagens orientadas.
( ) São conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos, construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver ou de um produto final que se quer obter.
A ordem correta da numeração é:
Quanto à organização curricular, o currículo, assumindo como referência os princípios educacionais garantidos à educação, assegurados no artigo 4° da Resolução n° 04, de 13 de julho de 2010, configura-se como:
Pode-se afirmar que currículo: I. serve para atender as concepções propostas nesse documento e precisa ser pautado no paradigma dinâmico-dialógico, porque vê o homem como um ser social, criador da realidade. II. é entendido como um espaço, um campo de produção e criação de significados. Nele se produz sentido sobre vários campos e atividades sociais e se trabalha também sobre significados recebidos e materiais culturais existentes. III. tal como cultura é zona de produtividade. Essa produtividade pode ser desvinculada do caráter social dos processos e das práticas de significação cultural e de relações sociais. Está correto o que se afirma apenas em:
De acordo com Tomaz Tadeu da Silva (Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.), tanto os modelos de currículo ________________ propostos por Franklin Bobbit e Ralph Tyler quanto os modelos mais ___________________ de currículo, como o de John Dewey, constituíram-se, de certa forma, enquanto reações ao denominado _____________, que objetiva proporcionar aos estudantes o conhecimento das grandes obras literárias e artísticas herdadas das civilizações greco-romanas, bem como de suas respectivas línguas.
As lacunas do enunciado são corretamente preenchidas por
Na Língua Portuguesa, as sinonímias são palavras diferentes de mesma categoria gramatical e de sentido equivalente, ou seja, sinônimos. Já em Libras é possível também verificar a aplicação desse conceito, que expressa significantes distintos para representar significados aproximados, segundo Rodrigues e Valente (2012). Considerando essa afirmação, assinale a opção que indica corretamente os sinônimos nos sinais em Libras.
Quando um arremesso ocorre para uma cesta de campo, e tentado próximo ao final do período de 24 segundos, e o sinal do relógio de 24 segundos soar enquanto a bola estiver no ar:
I. Se a bola entrar na cesta, nenhuma violação ocorreu, o sinal deverá ser desconsiderado e a cesta deverá contar.
II. Se a bola tocar o aro, mas não entrar na cesta, nenhuma violação ocorreu, o sinal deverá ser desconsiderado e o jogo deverá continuar.
III. Se a bola não tocar o aro, uma violação ocorreu. Entretanto, se os adversários obtêm o controle da bola claro e imediato, o sinal deverá ser desconsiderado e o jogo deverá continuar.
É CORRETO o que se afirma em:
No que se refere ao planejamento curricular é preciso pensar na importância da seleção dos conteúdos e na forma de organizálos. Nesse sentido, é correto afirmar que é necessário considerar