Saltos são uma modalidade tecnicamente muito rica. O mais básico entre eles é o salto em distância, cuja técnica pode ser dividida em quatro. São elas:
Os estudiosos do currículo têm insistido na crítica aos currículos em que as disciplinas não dialogam ou fazem conexões, trabalhando os conhecimentos de maneira abstrata, distanciando-se cada vez mais da vida cotidiana dos estudantes e dificultando o envolvimento ativo destes no processo de aprendizagem. Podemos dizer que as formas de avaliação utilizadas nesse tipo de currículo servem apenas para
O currículo na educação infantil deverá, exceto:
Currículo é uma construção social do conhecimento que pressupõe a sistematização dos meios para que essa construção se efetive. A transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito. Neste sentido, o currículo refere-se:
A aprendizagem escolar está diretamente vinculada ao currículo, organizado para orientar, dentre outros, os diversos níveis de ensino e as ações docentes. Ao elaborar o seu planejamento, o professor deverá considerar:
Os conteúdos de ensino são um dos elementos constitutivos do planejamento. Os objetivos devem ser elaborados na perspectiva da construção de conceitos, habilidades e competências:
Para atender uma matriz curricular de Alfabetização Matemática que propõe aos alunos do Ensino Fundamental reconhecer lados e vértices de uma figura geométrica plana, o Professor deverá trabalhar a seguinte temática:
Considerando que brinquedos e produtos educativos e pedagógicos auxiliam no desenvolvimento das crianças, observe e analise a imagem e a descrição a seguir:

E, de forma específica, o brinquedo / objeto demonstrado possibilita o seguinte objetivo de aprendizagem:
Em uma matriz curricular de Alfabetização Matemática em que se propõe trabalhar “medindo o tempo" com alunos do Ensino Fundamental que objetivo de aprendizagem podemos corretamente estabelecer com esta temática?
A metodologia utilizada pelo docente reflete a sua visão de mundo, do conhecimento, do aluno, de seu papel profissional e do processo de ensino-aprendizagem. Em relação a metodologia de ensino na concepção tradicional de educação é correto afirmar que:
Responda a questão abaixo referente aos Conhecimentos Sociais:
No dia 13 de março de 1823, o Piauí foi palco de um levante popular que, segundo alguns historiadores e intelectuais, teve extrema importância para o Brasil por acontecer às margens do rio homônimo em Campo Maior (PI), onde colocou em confronto piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas portuguesas comandadas por João José da Cunha Fidié. O nome do levante popular é:
O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá
Quanto à organização curricular na Educação Infantil, numere os conceitos abaixo, conforme a legenda:
1- Rotina
2- Projetos de Trabalho
3- Sequência de Atividades
4- Atividades Permanentes
( ) Respondem às necessidades básicas de cuidados, de aprendizagem e de prazer para as crianças, cujos conteúdos necessitam de uma constância. As escolhas dos conteúdos irão determinar a regularidade com que as atividades acontecem: diária, semanal, mensal, etc.
( ) É planejada e orientada com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida. Tem a intenção de oferecer desafios com graus diferentes de complexidade para que as crianças possam gradualmente solucionar problemas a partir de diferentes proposições.
( ) Representa a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático, ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças. Deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagens orientadas.
( ) São conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos, construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver ou de um produto final que se quer obter.
A ordem correta da numeração é:
Quanto à organização curricular, o currículo, assumindo como referência os princípios educacionais garantidos à educação, assegurados no artigo 4° da Resolução n° 04, de 13 de julho de 2010, configura-se como:
Pode-se afirmar que currículo: I. serve para atender as concepções propostas nesse documento e precisa ser pautado no paradigma dinâmico-dialógico, porque vê o homem como um ser social, criador da realidade. II. é entendido como um espaço, um campo de produção e criação de significados. Nele se produz sentido sobre vários campos e atividades sociais e se trabalha também sobre significados recebidos e materiais culturais existentes. III. tal como cultura é zona de produtividade. Essa produtividade pode ser desvinculada do caráter social dos processos e das práticas de significação cultural e de relações sociais. Está correto o que se afirma apenas em: