De acordo com Robbins (2014), o ato de comunicar envolve o
compartilhamento, assim como a compreensão de significados.
Tendo em vista a comunicação organizacional, relacione os elementos
do processo de comunicação às respectivas descrições.

A sequência correta é
Que ferramenta de Organização de Sistemas e Métodos (OSM) permite à gestão tornar a visão da distribuição das tarefas entre os setores e pontuar a ordem em que as atividades devem ser executadas, viabilizando processos mais ágeis e eficientes?
A estrutura organizacional espelha a criação e a construção de uma arquitetura que propõe o entendimento dos sistemas e dos processos básicos que guiam a organização. A estrutura espelha, portanto, a distribuição de um conjunto de fatores necessários ao adequado funcionamento da organização, EXCETO a distribuição de:
A primeira referência para a criação de uma Política de Comunicação deve ser a análise do(a):
Acerca dos fundamentos e das finalidades da comunicação nas organizações, assinale a opção correta.
A estrutura de Redes de Comunicação se dá
de três formas distintas: em roda, em cadeia ou em
círculo. A este propósito, considere a representação
gráfica e as descrições abaixo:

1- Nessa rede de comunicação, a influenciação é
lenta, a acuracidade é pobre e a ênfase no líder não
existe.
2- Nessa outra, a influenciação é rápida, a
acuracidade é boa e a ênfase no líder é marcada.
3- Nessa, a influenciação é rápida, a acuracidade é
boa e há muita ênfase no líder.
Assinale a opção que apresenta a correta correlação
entre a representação gráfica e a descrição dos três
tipos de redes de comunicação:
A comunicação organizacional pode ser
definida como a somatória de todas as atividades
de comunicação de uma empresa. Em relação aos
seus destinatários, analise as afirmações abaixo:
I. Destina-se ao público externo, constituído pela
sociedade de um modo geral, como o governo,
políticos, consumidores e formadores de opinião.
II. Destina-se ao público interno, formado pelos
colaboradores da empresa, tais como funcionários,
fornecedores e parceiros em geral.
A respeito dessas afirmações, assinale a opção
correta:
Das situações descritas abaixo, qual não terá atendimento prioritário na recepção onde você está atendendo:
Considere as afirmações abaixo sobre imagem e identidade
institucional.
I.A identidade institucional é uma declaração da pró-
pria organização sobre como ela se apresenta à
sociedade, com visão, missão, valores, compromissos
etc.
II.A imagem institucional é a forma como os diferentes
públicos de uma organização a percebem,
assim como seus produtos e/ou serviços.
III.Alcançar a sintonia entre a identidade e a imagem
institucional é um objetivo tático do planejamento
cuja persecução é opcional e de pouco impacto.
IV.A imagem institucional é uma parte integrante do
planejamento de comunicação institucional, podendo
as formas de sua persecução ser definidas em
planos específicos.
Está correto o que se afirma APENAS em
Em uma instituição, a comunicação exerce um papel fundamental
no gerenciamento de situações de crise que podem
trazer problemas não só para a instituição como também
atingir terceiros ou a coletividade. Nesses casos, a
empresa ou instituição envolvida, juntamente com sua assessoria
de comunicação, devem atuar para dar as respostas
impostas pela situação. Entre as possíveis causas de
situações de crise descritas acima, NÃO se inclui
Um gerente recebeu uma avalição negativa do desempenho da
sua equipe. Surpreso com os resultados, ele convocou a equipe,
apresentou os resultados e perguntou como aquilo podia ter
acontecido, se todos os relatórios e informações que recebia dos
subordinados apontavam que as atividades estavam sendo
desempenhadas sem problemas e os resultados estavam sendo
atingidos. Os subordinados reconheceram que muitas vezes
amenizaram as más notícias, para evitar “problemas com o
chefe". Essa atitude dos subordinados indica que ocorreu a
seguinte barreira à comunicação:
Esta questão aborda a temática da comunicação de trabalho. Von Cranach propôs uma formalização que delimita a noção de comunicação de trabalho, distinguindo, de um lado, as informações, e, de outro lado, as interações e as comunicações propriamente ditas. As assertivas a seguir podem ser falsas ou verdadeiras. Identifique com F as FALSAS e com V as VERDADEIRAS. ( ) A comunicação é uma situação particular da interação, definida pela utilização de códigos que podem ser pré-elaborados ou não. ( ) A interação entre homem máquina ocorre quando o aporte de informação é traduzido por uma modificação do comportamento, seja do sujeito, seja da máquina. ( ) As informações emitidas pela máquina e que são recebidas pelo homem são designadas respostas. ( ) As informações podem ser identificadas pelo analista tanto sob seu aspecto quantitativo como sob seu aspecto qualitativo. ( ) A informação é uma unidade pertinente, que um sujeito (ou uma máquina) deduz da observação de um outro sujeito (ou uma máquina). ( ) As informações emitidas pelo homem e que são recebidas pela máquina são designadas sinais. A alternativa que reproduz fielmente a sequência CORRETA dos julgamentos em relação às assertivas acima, de cima para baixo, é:
O diretor de uma empresa afirmou que a maior parte de seu tempo é dedicada à participação em reuniões com stakeholders externos e entrevistas à mídia, informando sobre as atividades, políticas e resultados da organização. O diretor desempenha, principalmente, um papel:
Uma empresa do setor de serviços criou uma área de relacionamento, cujo objetivo é ser um canal direto de comunicação com seus clientes.
Esse canal é o
A comunicação organizacional integrada é formada por um mix que compreende