No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do
conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos
itens.
O conhecimento tácito é pessoal, específico ao contexto e de difícil formulação e comunicação; o conhecimento explícito, por sua vez, é transmitido em linguagem formal e sistemática, propiciando ao indivíduo a apreensão de fatos.
Acerca da imagem institucional, do planejamento de campanha
e da divulgação de informações no ambiente organizacional, julgue
os próximos itens.
A auditoria da imagem institucional se encerra na avaliação da presença da organização na mídia.
O processo que, planeja e executa concepções, preços, promoções e distribuição de ideias, bens e serviços, organizações de eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais é conhecido por:
A respeito dos processos de comunicação, descentralização e delegação concernentes à liderança administrativa, julgue os itens seguintes.
A coerência entre o discurso e as atitudes do líder tende
a promover o fortalecimento do processo de comunicação.
Os meios de comunicação nas universidades públicas têm sua base na rede formal e informal com fluxos ascendentes, descendentes e laterais. Marque a alternativa INCORRETA:
O processo de aprendizagem é explicado por meio de várias maneiras, segundo Chianenato (2005). Dentre elas, podem ser citadas: I. Condicionamento clássico; II. Condicionamento operante; III. Aprendizagem por observação; IV. Aprendizagem por memorização; V. Aprendizagem por repetição. Estão de acordo com as afirmações de Chiavenato apenas as afirmativas
No que se refere a liderança, comunicação e controle, julgue os itens subsequentes.
Nos ambientes organizacionais, a comunicação é realizada de maneira padronizada e, por isso, a abordagem para alcançar determinado objetivo será sempre uniforme.
Em relação à comunicação nas organizações, julgue os itens
a seguir.
A comunicação organizacional promove entre os integrantes de uma organização e de suas redes informações acerca de políticas, planejamentos, ações, coordenações, direções e controles dessa organização.
Em uma organização, existem vários fluxos
comunicativos. A comunicação que se processa entre
departamentos, seções, serviços, unidades de
negócios é denominada:
Rebouças (2014) apresenta o conceito de estruturas organizacionais. A respeito disso, a rede de relações sociais e pessoais, que surge da interação das pessoas, caracteriza:
Nesse tipo de departamentalização, tendo em vista sua característica de responsabilidade compartilhada, exigem-se nível de confiança mútua e capacidade de improvisação na solução de problemas. Do ponto de vista evolutivo, surgiu porque as formas tradicionais de organizar as empresas não eram eficazes para lidar com atividades complexas, envolvendo várias áreas do conhecimento científico e com prazos determinados para sua realização. Tais características e vantagens como possibilidade de maior aprimoramento técnico de sua equipe de trabalho, maior desenvolvimento da capacitação profissional, maior especialização nas atividades desenvolvidas, uso adequado dos vários recursos e melhor atendimento aos clientes do projeto referem-se à departamentalização:
Análise a seguir, o conjunto de características de
uma determinada organização
I. Processo decisorial: As decisões são totalmente
delegadas aos níveis organizacionais. Embora o nível
institucional defina as políticas e diretrizes, ele apenas
controla os resultados, deixando as decisões
totalmente a cargo dos diversos níveis hierárquicos.
Apenas em ocasiões de emergência os altos escalões
assumem decisivamente, porém sujeitando-se à
ratificação explícita dos grupos envolvidos.
II. Sistema de comunicações: As comunicações fluem
em todos os sentidos e a empresa faz investimentos em
sistemas de informação, pois são básicos para sua
flexibilidade e eficiência.
III. Relacionamento interpessoal: A formação de grupos
espontâneos permite maior relacionamento entre as
pessoas. As relações interpessoais baseiam-se na
confiança mútua entre as pessoas e não em esquemas
formais (como descrições de cargos ou relações formais
previstas no organograma).
IV. Sistema de recompensas e punições: Há uma ênfase
nas recompensas simbólicas e sociais, embora não
sejam omitidas as recompensas materiais e salariais.
Raramente ocorrem punições, as quais quase sempre
são decididas e definidas pelos grupos envolvidos.
Likert, um expoente da Teoria Comportamental,
considera que a Administração nunca é igual em todas
as organizações, e que pode assumir feições diferentes,
dependendo das condições internas e externas
existentes.
Diante das características delineadas e considerando
a classificação de Likert, a organização supracitada
apresenta um sistema:
Barreiras são os problemas que interferem na
comunicação. As barreiras de natureza semântica
estão relacionadas com:
Em relação à comunicação nas organizações, julgue os itens
a seguir.
A comunicação organizacional, a empresarial, a corporativa e a institucional tratam das mesmas vertentes de atuação.
No que se refere à imagem, à reputação e à identidade de
instituições ou empresas, julgue os itens subsequentes.
A identidade corporativa, representada pelas logomarcas da organização e pelas aplicações dessas logomarcas, que reafirmam a identidade visual, não inclui o conjunto de valores e crenças da organização.