A expansão das assessorias de imprensa no Brasil permite afirmar que elas são um dos quatro principais blocos de referência para o exercício do jornalismo.
Ao contratar esse serviço, uma organização espera que a(s)
Assinale a opção que indica os seis elementos fundamentais do
processo de comunicação.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação de cada elemento
essencial do processo de comunicação ao seu respectivo conceito.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Assinale a alternativa que descreve o processo da
comunicação.
As reclamações e as sugestões dos clientes, consumidores ou cidadãos podem ser consideradas exemplos de comunicação descendente.
House organ é um veículo impresso ou eletrônico dirigido ao público interno ou a segmentos do público externo. Esse tipo de publicação tem como uma de suas características
A comunicação nas organizações atuais vem sendo aprimorada e enriquecida pela tecnologia da informação. Sobre os tipos de comunicação eletrônica, considere a definição a seguir:
“São redes desenvolvidas para conectar o pessoal da organização com os principais fornecedores, clientes e parceiros estratégicos.” (ROBBINS, 2010, p. 241).
Esse conceito se refere
Conforme Kotler e Keller (2006), as afirmativas sobre o perfil dos principais tipos de mídia estão corretas, EXCETO:
Em relação ao texto 3 e à importância da comunicação no trabalho, julgue os itens a seguir.
I - Defciências na comunicação, entre os colaboradores, afetam somente o nível operacional da empresa, pois são os únicos com poder de decisão.
II - os chefes são a maior fonte de barreiras na comunicação efcaz. Em empresas muito grandes, a comunicação formal é a grande responsável pela falta de clareza, nas ordens e nas diretrizes.
III - A dinâmica da interação intergrupal, na empresa, não afeta a comunicação. Fato é que a responsabilidade do presidente da empresa é modelar a cultura organizacional, uma vez que sua atuação ocasiona barreiras no entendimento das pessoas.
IV - Cinco de cada dez entrevistados, reclamam da falta de clareza dos executivos de suas empresas (linhas 14 e 15). A falta de clareza dos executivos está ligada à falta de habilidade de escuta dos colaboradores, de nível hierárquico inferior, típico sintoma de um confito organizacional.
A quantidade de itens certos é igual a
A Redação Oficial, o Ato Normativo e toda comunicação do Poder Público devem ser redigidos com:
Numa determinada organização pública, os novos dirigentes demandam à área de comunicação o
planejamento das ações de comunicação para o ano seguinte. Na ocasião, o gestor de comunicação solicita uma reunião para a direção da organização buscando subsídios para a elaboração da estratégia e dos documentos. Considerando essa situação, assinale a opção correta.
Julgue os itens a seguir, relativos a noções de administração geral e pública.
Um gerente que avalia o desempenho de seus subordinados com base no modelo de avaliação 360 graus também deverá ser avaliado pelos seus subordinados e pares.
Segundo KUNSCH, sobre as comunicações nas
organizações, a comunicação integrada diz respeito ao
composto da comunicação organizacional que inclui,
sinergicamente, a comunicação Administrativa,
Institucional e Mercadológica.
A Comunicação _____________ é a que possibilita uma
organização ter um conceito e um posicionamento
favorável perante a opinião pública. Nas basta apenas
que a organização tenha um produto de qualidade. É
preciso também que ela se apresente e se identifique,
pois a sociedade quer, e tem o direito de saber, quem
ela é e a que veio.
A frase acima refere–se à comunicação:
Para o Management de Marketing e Comunicação, a Reputação Corporativa (RC) se tornou um dos principais ativos intangíveis da empresa, uma verdadeira “tábua de salvação” empresarial. Pesquisa da Global Awareness Tracking, 2005, da Accenture, aponta que a RC é a terceira maior preocupação de 61% dos executivos de empresas em oito dos países mais desenvolvidos do mundo, e o risco reputacional é a primeira ameaça ao valor das empresas no mercado. Frombun e Rindova (2005) apresentam a RC como uma “representação coletiva das ações e dos resultados de uma organização, por meio da qual se demonstra sua habilidade em gerar valores para os múltiplos stakeholders”. (Adaptado de: ALMEIDA, A. L. C. Reputação organizacional: a importância de parâmetros para o seu gerenciamento. Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. ano 2, nº 2, 1º sem. 2005.) Considerando essas afirmações, assinale a alternativa correta.
A Comunicação Organizacional (CO ) deve ser entendida como uma estratégia que compreende as formas de comunicação disponíveis na organização para o relacionamento e a interação com seus públicos. Para Kunsch, (1995 ) a CO permite à organização “ter um conceito e um posicionamento favorável perante a opinião pública”. Para Rego (1986 ), “a CO deve ser conduzida por uma coordenação responsável pelas pesquisas, estratégias, políticas, normas, métodos, processos, canais, fluxos, níveis, programas, planos e projetos, apoiado por técnicas que denotem uma cultura e uma identidade organizacional”. Dessa forma, a CO é um processo através do qual os stakeholders obtêm informações sobre a empresa e suas ações. Com base nessas assertivas, considere as afirmativas a seguir. I CO engloba as estratégias, as Relações Públicas, o Marketing Corporativo, a Propaganda Corporativa, a Comunicação Institucional e todas as atividades de comunicação dirigidas aos públicos com os quais a organização tem interesses. II CO são as atividades estratégicas da Comunicação que buscam informar o público tanto interno quanto externo de uma organização, melhorando assim seu relacionamento e tornando-o conhecedor das suas políticas e ações. III CO são as diferentes atividades estratégicas que buscam formatar o público interno de uma Organização, melhorando sua produção e tornando-o merecedor das suas políticas e ações. IV CO são ações estratégicas da Propaganda e do Marketing que visam aumentar a carteira de clientes potenciais e que permitam o Marketing de Consentimento, fazendo assim a Organização melhorar seu faturamento. Assinale a alternativa correta.