Quanto ao processo de comunicação no âmbito da administração pública, marque a alternativa correta.
Atualmente, o endomarketing tem desempenhado um papel muito importante em empresas e instituições. É INCORRETO afirmar que entre seus objetivos inclui-se
São apresentados abaixo seis perfis de estilos de gestão e como a forma de liderar se manifesta. Relacione a primeira com a segunda coluna, na qual uma expressão característica é apresentada, associada a um tipo de estilo: 1 – Coercitivo ( ) “desenvolvimento das pessoas” 2 – Dirigente ( ) “vejam como eu faço e sigam meu exemplo” 3 – Afetivo ( ) “participativo” 4 – Democrático ( ) “ouvir primeiro as pessoas” 5 – Modelador ( ) “firme, mas justo” 6 – Coach ( ) “faça do jeito que eu lhe disse” A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Toda organização deve ser construída sobre sólida base de comunicação e informação e não apenas sobre hierarquia de autoridade. Nesse sentido, um sistema planejado de coletar, processar, armazenar e disseminar informação, que possibilita a tomada de decisões eficazes pelos gerentes de linha envolvidos, é um sistema de
Com referência ao modelo de excelência gerencial e à gestão de projetos, de processos e de qualidade, julgue os itens seguintes.
Uma organização que fomenta a abertura de canais de comunicação internamente, de modo a garantir que os colaboradores sigam as mudanças de gosto e atitudes dos clientes, está de acordo com as bases do controle da qualidade total proposto por Kaoru Ishikawa.
Julgue os itens a seguir, relativos à lógica constitutiva dos produtos da indústria cultural.
Por deterem instrumentos, métodos, áreas de atuação e públicos diversos, as atividades de relações públicas e de comunicação organizacional são díspares, cada qual buscando atingir seus objetivos e públicos de forma própria e independente.
No que se refere a aplicações em gerenciamento, apresentação de
imagens, execução de trabalhos em três dimensões e mídias sociais,
julgue os itens subsequentes.
As redes sociais têm o tamanho padrão de medidas para
imagens, o que facilita a criação, pois um único arquivo de
imagem pode ser utilizado para ser postado em diferentes
mídias sem comprometer a aparência.
A resolução de problemas intradepartamentais, a coordenação interdepartamental e as iniciativas de melhoria e mudança ensejam comunicação organizacional do tipo
A auditoria de comunicação é uma avaliação dos processos comunicativos desenvolvidos numa organização com o objetivo de determinar e aferir as condicionantes comunicativas do sucesso ou insucesso da organização e mesmo de sua sobrevivência.
Para tanto, a auditoria de comunicação deve abranger a análise de algumas áreas.
Assim sendo, é INCORRETO afirmar que
A comunicação é uma ferramenta estratégica para a compatibilização de interesses e
requer integração ao processo de decisão da empresa devendo cumprir algumas
premissas.
Sobre essa ferramenta, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.
Em O diálogo possível: Comunicação Organizacional e Paradigma da Complexidade (EDIPUC/Scroferneker, Cleusa Maria), a comunicação pública é definida como um processo de comunicação em uma esfera pública que engloba Estado, governo e sociedade, sendo um espaço para debate, negociações e tomada de decisões relativas à vida pública do país. Dessa forma, cabe ao assessor de comunicação de um órgão público
Com relação aos processos de comunicação organizacional, julgue os itens subsecutivos.
No sistema formal da comunicação organizacional do tipo “todos os canais”, os membros se comunicam ativamente uns com os outros e há um líder forte que age como condutor central do processo.
O texto publicitário tem por característica uma estrutura circular, o que significa dizer que esse tipo de texto
A competência de comunicação deve ser um objetivo básico dos administradores de organizações e das pessoas de modo geral. Sobre o passo de comunicação, é correto afirmar que
Com relação aos processos de comunicação organizacional, julgue os itens subsecutivos.
O silêncio — ausência de palavras ou ruídos — pode ser reconhecido como uma forma de comunicação organizacional em diferentes situações, como, por exemplo, quando um executivo, para sinalizar descontentamento com seu subordinado, evita–o ou ignora–o.