Segundo Berg (2010), “Com a crescente globalização da economia, as pessoas estão interagindo cada vez mais umas com as outras e as empresas estão sofrendo um processo acelerado de mudanças, o que provoca maiores possibilidades de conflitos e divergências. É onde surge a necessidade de administrar conflitos".
Com relação aos conflitos no ambiente organizacional, preencha os parênteses com V para Verdadeiro ou F para Falso:
( ) Conflitos podem ser ocasionados por mudanças na estrutura organizacional ou escassez de recursos.
( ) É importante que todos os conflitos que surjam nas organizações sejam resolvidos da mesma maneira, utilizando-se a padronização de procedimentos.
( ) A competência para que conflitos sejam evitados é de responsabilidade exclusiva dos líderes da organização.
( ) Os resultados obtidos, após situações de conflito no ambiente organizacional, sempre serão negativos para o grupo.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, na ordem em que se apresentam.
Ao combinar diferentes partes, mecanismos de coordenação, parâmetros de design e fatores situacionais, as organizações apresentam diferentes configurações estruturais. A respeito dessas configurações, identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes afirmativas:
( ) Uma organização diversificada tem como principal mecanismo de coordenação a padronização de resultados.
( ) Em uma organização missionária, o poder de tomada de decisão é centralizado.
( ) A parte principal de uma organização empreendedora é o núcleo operacional.
( ) A padronização de habilidades é o mecanismo de coordenação principal de uma organização profissional.
( ) Uma organização máquina tem a tecnoestrutura como sua parte principal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
É necessário que uma equipe tenha objetivos para que consiga se manter e se desenvolver. São eles que guiam as ações de participação da equipe, que coordenam e planejam seus esforços. Servem também para delimitar critérios para resolver conflitos interpessoais e para a melhoria do trabalho. Quando uma equipe executa seus trabalhos e atinge níveis ótimos, dizemos que a equipe está em:
Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O ambiente de trabalho produz satisfação com o próprio ambiente.
II. O conteúdo do trabalho produz satisfação com o próprio trabalho.
Estão corretas as afirmativas:
No que se refere a competências no âmbito das organizações, julgue o item.
No âmbito das competências gerenciais, a competência é conceituada como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que justifiquem um alto desempenho.
A comunicação é o processo de transmitir e receber ideias, impressões e imagens, com o objetivo de afetar o comportamento das pessoas. Para atingir sua finalidade a comunicação deve ser:
Dentre as diversas barreiras à comunicação interpessoal, um dos principais tipos são os hábitos de locução, que consistem em:
“A razão para se manter estoques em empresas que trabalham com produção altamente sazonal, e com uma demanda razoavelmente constante é para ________________________________." Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Os avanços tecnológicos em hardware e software facilitaram o processo de controle do comportamento do funcionário. Sobre o direito à privacidade no local de trabalho é correto afirmar que os empregadores:
São aspectos formais e abertos da cultura organizacional:
Segundo Robbins (1999), em seu livro "Comportamento Organizacional", há sete características básicas que, agregadas, apreendem a essência da cultura de uma organização. Marque a opção que indica a correta sequência entre a característica e sua definição:

O ambiente organizacional deve ser delineado, considerando as funções da administração, como um instrumento para facilitar o alcance dos objetivos estabelecidos. Desse modo, são componentes da estrutura organizacional, EXCETO:
Suponha que em uma determinada equipe de trabalho tenha se instalado um conflito em face da necessidade de cortes no orçamento e consequente necessidade de redimensionamento de projeto e cargos dos seus integrantes. Nesse cenário, surgiu uma divisão entre dois grupos, cada qual preconizando uma solução diferente para o atingimento dos fins colimados. O gerente da equipe, para administrar o conflito instalado, pode lançar mão de uma negociação distributiva, que significa
Celso, gestor público que atua em uma autarquia encarregada da administração de benefícios previdenciários de servidores públicos, constatou baixa produtividade dos integrantes da equipe sob sua supervisão e decidiu introduzir técnicas motivacionais com o propósito de melhorar o desempenho da equipe. Para tanto optou por adotar a Teoria Bifatorial, desenvolvida por Herzberg, o que significa que deverá levar em conta
Considere, abaixo, as diferenças comumente apontadas pelos doutrinadores entre cultura e clima organizacional:
I. O clima é passível de avaliação, representando percepções, opiniões e sentimentos, enquanto a cultura contempla aspectos como valores e crenças.
II. O clima, por sua natureza psicológica, é mais enraizado na organização, sendo assim de mais difícil modificação que a cultura.
III. A cultura apresenta aspectos apenas formais e fechados, enquanto o clima apresenta apenas aspectos informais e abertos.
Está correto o que consta APENAS em