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O conflito é um aspecto inerente a qualquer organização, tendo sido interpretado e gerido segundo variadas abordagens.

Em relação à abordagem tradicional, assinale a afirmativa correta.

O conflito é algo inerente à vida em sociedade e acontece sempre que existem interesses, ideias, sentimentos ou atitudes que sejam antagônicos, isso é, estudado pela gestão de conflitos. A causa de conflitos substantivos, pode ser:

Um grupo de funcionários de determinada empresa está muito insatisfeito com as condições de trabalho oferecidas para desenvolverem suas tarefas. Em um determinado intervalo de turno, durante o horário de lanche, o grupo discute seriamente o tema e se define por uma parada de 24 horas, a título de “mobilização de advertência quanto às condições insatisfatórias no trabalho".

Com base no texto acima, o item que apresenta uma assertiva que NÃO pode ser afirmada segundo o contexto é:

O processo decisorial permite solucionar problemas ou defrontar-se com situações. Em geral, nestes processos a subjetividade nas decisões individuais é enorme. O fato de que o gestor, ao tomar decisões, necessita de um grande número de informações a respeito da situação, para que possa avaliá-las e analisá-las, constitui um conceito em processo decisório denominado:

As técnicas a serem utilizadas pelos instrutores na aplicação de módulos de treinamento variam conforme a situação, o objetivo do treinamento, o grupo de treinandos etc. (MARRAS, 2011). Segundo o autor, dentre as técnicas mais empregadas está um instrumento muito utilizado para treinamento de operações técnicas, como máquinas, equipamentos, veículos (automóveis, tratores etc.), em que se pode aferir a habilidade motora e/ou visual dos treinandos e suas reações imediatas a certas situações propostas. Que técnica é essa?

Nonaka e Takeuchi (1997) foram os autores japoneses que impulsionaram as discussões da Gestão do Conhecimento e que criaram as bases do que se convencionou chamar de Espiral do Conhecimento. Nas empresas, seja no chão de fábrica ou nas esferas administrativas, no período de adaptação do novo colaborador, é comum fazê-lo acompanhar as tarefas operacionais de um colaborador mais antigo e experiente. Observa-se, imita-se e pratica-se. Esse é um processo de conversão do conhecimento tácito para o conhecimento tácito, que segundo os mencionados autores, caracteriza a:

As organizações mudam e inovam seus processos para poderem se adaptar e sobreviver em um ambiente instável. Uma mudança incremental significa uma série de progressões contínuas que mantêm o equilíbrio geral da organização e, muitas vezes, não afetam a sua totalidade. Nesse sentido, é correto afirmar que a mudança incremental:

De acordo com os conceitos sustentados pela Teoria X, desenvolvida por McGregor acerca da motivação,


Sobre a abordagem das Relações Humanas, analise as afirmativas a seguir.

I. O trabalhador não ser comporta como um ser isolado, mas sim como um membro do grupo.

II. É papel da organização, encontrar criar dispositivos para garantir o equilíbrio homeostático.

III. Não há uma maneira perfeita de se organizar.

Está correto o que se afirma em

Em relação ao conceito de cultura organizacional, assinale a afirmativa correta.

Julgue o item seguinte, referente à cultura organizacional.

Uma cultura forte apresenta como ponto negativo a elevada rotatividade da força de trabalho, devido ao clima interno de alto controle comportamental.

Nem todos os administradores são líderes e nem todos os líderes são administradores. Liderança e administração são dois termos próximos, mas que costumam ser confundidos.

A liderança é melhor definida da seguinte forma:

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