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As técnicas a serem utilizadas pelos instrutores na aplicação de módulos de treinamento variam conforme a situação, o objetivo do treinamento, o grupo de treinandos etc. (MARRAS, 2011). Segundo o autor, dentre as técnicas mais empregadas está um instrumento muito utilizado para treinamento de operações técnicas, como máquinas, equipamentos, veículos (automóveis, tratores etc.), em que se pode aferir a habilidade motora e/ou visual dos treinandos e suas reações imediatas a certas situações propostas. Que técnica é essa?

Nonaka e Takeuchi (1997) foram os autores japoneses que impulsionaram as discussões da Gestão do Conhecimento e que criaram as bases do que se convencionou chamar de Espiral do Conhecimento. Nas empresas, seja no chão de fábrica ou nas esferas administrativas, no período de adaptação do novo colaborador, é comum fazê-lo acompanhar as tarefas operacionais de um colaborador mais antigo e experiente. Observa-se, imita-se e pratica-se. Esse é um processo de conversão do conhecimento tácito para o conhecimento tácito, que segundo os mencionados autores, caracteriza a:

As organizações mudam e inovam seus processos para poderem se adaptar e sobreviver em um ambiente instável. Uma mudança incremental significa uma série de progressões contínuas que mantêm o equilíbrio geral da organização e, muitas vezes, não afetam a sua totalidade. Nesse sentido, é correto afirmar que a mudança incremental:

De acordo com os conceitos sustentados pela Teoria X, desenvolvida por McGregor acerca da motivação,


Sobre a abordagem das Relações Humanas, analise as afirmativas a seguir.

I. O trabalhador não ser comporta como um ser isolado, mas sim como um membro do grupo.

II. É papel da organização, encontrar criar dispositivos para garantir o equilíbrio homeostático.

III. Não há uma maneira perfeita de se organizar.

Está correto o que se afirma em

Em relação ao conceito de cultura organizacional, assinale a afirmativa correta.

Julgue o item seguinte, referente à cultura organizacional.

Uma cultura forte apresenta como ponto negativo a elevada rotatividade da força de trabalho, devido ao clima interno de alto controle comportamental.

Nem todos os administradores são líderes e nem todos os líderes são administradores. Liderança e administração são dois termos próximos, mas que costumam ser confundidos.

A liderança é melhor definida da seguinte forma:

Segundo Berg (2010), “Com a crescente globalização da economia, as pessoas estão interagindo cada vez mais umas com as outras e as empresas estão sofrendo um processo acelerado de mudanças, o que provoca maiores possibilidades de conflitos e divergências. É onde surge a necessidade de administrar conflitos".

Com relação aos conflitos no ambiente organizacional, preencha os parênteses com V para Verdadeiro ou F para Falso:

( ) Conflitos podem ser ocasionados por mudanças na estrutura organizacional ou escassez de recursos.

( ) É importante que todos os conflitos que surjam nas organizações sejam resolvidos da mesma maneira, utilizando-se a padronização de procedimentos.

( ) A competência para que conflitos sejam evitados é de responsabilidade exclusiva dos líderes da organização.

( ) Os resultados obtidos, após situações de conflito no ambiente organizacional, sempre serão negativos para o grupo.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, na ordem em que se apresentam.

Ao combinar diferentes partes, mecanismos de coordenação, parâmetros de design e fatores situacionais, as organizações apresentam diferentes configurações estruturais. A respeito dessas configurações, identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes afirmativas:

( ) Uma organização diversificada tem como principal mecanismo de coordenação a padronização de resultados.

( ) Em uma organização missionária, o poder de tomada de decisão é centralizado.

( ) A parte principal de uma organização empreendedora é o núcleo operacional.

( ) A padronização de habilidades é o mecanismo de coordenação principal de uma organização profissional.

( ) Uma organização máquina tem a tecnoestrutura como sua parte principal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

É necessário que uma equipe tenha objetivos para que consiga se manter e se desenvolver. São eles que guiam as ações de participação da equipe, que coordenam e planejam seus esforços. Servem também para delimitar critérios para resolver conflitos interpessoais e para a melhoria do trabalho. Quando uma equipe executa seus trabalhos e atinge níveis ótimos, dizemos que a equipe está em:

Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O ambiente de trabalho produz satisfação com o próprio ambiente.

II. O conteúdo do trabalho produz satisfação com o próprio trabalho.

Estão corretas as afirmativas:

No que se refere a competências no âmbito das organizações, julgue o item.

No âmbito das competências gerenciais, a competência é conceituada como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que justifiquem um alto desempenho.

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