No que se refere a planejamento e avaliação de planos, programas e projetos, julgue o próximo item.
O planejamento estratégico garante a priorização dos interesses coletivos em relação aos institucionais, devido à participação horizontal de diferentes grupos de interesses em todas as suas fases.
Julgue o item a seguir, referentes aos direitos de cidadania e à questão social e suas formas de enfrentamento.
A superação da injustiça social se dá de forma eficiente somente com a junção de dois fatores: a garantia dos direitos previstos na legislação social vigente e o crescimento econômico do país.
Constituem competências dos assistentes sociais relacionadas à prestação de serviços diretos à população e às instituições, exceto:
O trabalho de assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, que constituem as principais profissões hoje atuantes no SUAS, requer interface com as políticas da saúde, previdência, educação, trabalho, lazer, meio ambiente, comunicação social, segurança e habitação, na perspectiva de mediar o acesso dos cidadãos aos direitos sociais.
Considerando a atuação do assistente social no SUAS, analise as afirmativas a seguir.
I. Um dos desafios dos assistentes sociais que atuam no CRAS é dialogar e debater formas de garantir integralidade da atenção e visão totalizadora do cidadão, trabalhando na lógica regional e local dos territórios.
II. A ausência de uma rede para acolher os encaminhamentos dos CRAS, a partir da escuta e orientações que realizam, prejudica a sequência ao atendimento na perspectiva sistêmica e construção de uma rede protetiva de serviços.
III. O CRAS, enquanto equipamento público e estatal estratégico, deve garantir a gratuidade, a universalidade, a continuidade dos serviços e o investimento permanente.
Estão corretas as afirmativas
Considerando os princípios fundamentais do Código de Ética do/a assistente social (Lei 8.662/93), marque ( V ) para verdadeiro e ( F ) para falso para as afirmativas a seguir:
( ) Exercício do Serviço Social sem ser discriminado/a, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.
( ) Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual.
( ) Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras.
( ) Posicionamento em favor da liberdade e desigualdade social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos projetos e programas sociais, bem como sua gestão participativa.
( ) Defesa do aprofundamento da democracia enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ao analisar as alternativas abaixo, coloque C para o que é competência do Assistente Social e A para as atribuições privativas.
( ) elaborar provas, presidir e compor bancas de exames e comissões julgadoras de concursos ou outras formas de seleção para Assistentes Sociais, ou onde sejam aferidos conhecimentos inerentes ao Serviço Social;
( ) realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social;
( ) planejamento, organização e administração de Serviços Sociais e de Unidade de Serviço Social;
( ) planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais;
( ) orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos.
Considere a sequência abaixo e marque corretamente.
A configuração social da profissão depende decisivamente das respostas dos agentes profissionais a um dado contexto social, articuladas em torno do projeto profissional de caráter ético-político. Os projetos profissionais são construídos por um sujeito coletivo e são indissociáveis dos projetos societários que lhes oferecem matrizes e valores. Assim, o projeto ético-político profissional operacionaliza-se supondo
Assinale a opção que apresenta o valor central do projeto ético-político do Serviço Social.
No que concerne ao material técnico, sigiloso ou não, em caso de demissão ou exoneração, o Assistente Social deverá
A atuação em rede se constitui como uma ferramenta importante na prática profissional do Serviço Social, diante da complexa realidade social presente no cotidiano de trabalho, como a violência doméstica contra as mulheres. O trabalho em rede apresenta como característica
O atual Projeto Ético-político do Serviço Social tem sua origem no debate democrático da categoria que se iniciou nos anos 80 e consolidou um novo código de ética, editado em 1993. O contexto desse debate implicava em enfrentar os desafios advindos da onda conservadora e neoliberal que aterrorizava o Brasil à época. Assim, alguns princípios são fundamentais nessa nova orientação ética. Dentre eles se destaca:
A participação do( a) assistente social na elaboração e gerenciamento das políticas sociais e na formulação e implementação de programas sociais é estabelecido pelo Código de Ética do(a) Assistente social como um(a):
A Lei nº 8.662/1993 dispõe sobre o exercício da profissão do/da Assistente Social.
Com base nessa lei, relacione a Coluna 1 de acordo com a Coluna 2.
Coluna 1
1- São atribuições privativas do/da Assistente Social.
2- São competências do/da Assistente Social.
Coluna 2
( ) Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social.
( ) Realizar perícias sociais, laudos periciais, bem como prestar informações e emitir pareceres da área do Serviço Social.
( ) Coordenar nas Universidades cursos de Serviço Social.
( ) Supervisionar estágio curricular de Serviço Social.
( ) Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil.
( ) Realizar estudos socioeconômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre o tema da Assessoria e Consultoria, analise as assertivas a seguir: I. Constituem competências do(a) Assistente Social: prestar assessoria e consultoria a órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades. II. Constituem atribuições privativas do(a) Assistente Social: assessoria e consultoria a órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social. III. É exposto na Lei nº 8.662/1993 que compete aos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) o exercício das seguintes atribuições: prestar assessoria técnico-consultiva aos organismos públicos ou privados, em matéria de Serviço Social. Quais estão corretas?
No Código de Ética do/da assistente social, em seus vários Títulos e Capítulos estão postas as condutas, procedimentos e ações que são vedados aos profissionais, tanto no que tange aos direitos e responsabilidades gerais, quanto às relações profissionais com usuários, outras profissões, instituições empregadoras e com a Justiça. Assim, é VEDADO ao profissional