Acerca de aspectos pertinentes à formação profissional do assistente social na sociedade brasileira e dos desafios ligados a essa formação, julgue o item seguinte.
De modo geral, o serviço social tende a ser visto como ação social essencialmente apolítica, travestida com a aparência de atividades dispersas, burocráticas, contínuas, de caráter filantrópico, marcadas pelo fornecimento de benefícios sociais.
Com referência à formação profissional do assistente social na realidade brasileira, julgue o item a seguir.
Além das rotinas institucionais, o assistente social deve buscar apreender tendências e possibilidades que possam ser por ele apropriadas e transformadas em projetos de trabalho profissional.
Considerando as diretrizes curriculares para o curso de serviço social propostas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), julgue o item que se segue.
De acordo com as propostas das diretrizes curriculares da ABEPSS, a formação do profissional de serviço social deve embasar-se na capacitação teórico-metodológica, ético-operativa e prático-reflexiva.
Em uma unidade de saúde de atenção primária, trabalham os seguintes funcionários:
• Rafaela, assistente social com carga horária de 40 h semanais;
• Sheila, assistente social recém-contratada, com carga horária de 20 h semanais;
• Cristiano, estudante estagiário de serviço social, em fase de conclusão da disciplina de estágio supervisionado II, sob a supervisão de campo de Rafaela;
• Helena, enfermeira graduada.
Rafaela e Sheila atendem também ao público externo à unidade, trabalhando com outros profissionais de saúde, entre estes a enfermeira Helena, recentemente graduada em serviço social, que já possui o número do seu registro profissional no Conselho Regional de Serviço Social da sua localidade e almeja, em breve, atuar nessa área.
De acordo com o Código de Ética do Assistente Social e a Lei n.º 8.662/1993, julgue o item subsequente, a respeito dessa situação hipotética.
Durante as férias de Rafaela, Helena poderá supervisionar Cristiano em seu estágio.
Julgue o item que se segue, relativo ao serviço social e ao seu compromisso com implementação dos princípios previstos em lei.
A atuação profissional, à luz do Código de Ética Profissional do Assistente Social, dialoga intrinsecamente com os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.
Em sua relação com as instituições empregadoras, o Assistente Social deve
No processo de trabalho do assistente social, a lógica das ações socioeducativas, realizadas no âmbito dos processos socioassistenciais, está centrada nos usuários, como:
O Código de Ética (1993) estabelece deveres ao assistente social, entre os quais, na sua relação com os usuários, inclui-se:
Os princípios fundamentais representam a estrutura ideológica na qual foi construído o Código de Ética do Assistente Social. O "respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e compromisso com o constante aprimoramento" está estabelecido no princípio de:
O Título III do Código de Ética Profissional dos/das Assistentes Sociais trata “Das Relações Profissionais". O Capítulo I desse título denomina-se “Das Relações com os/as Usuários/as" e o Art. 5º, desse capítulo, lista os deveres do/da assistente social nas suas relações com os/as usuários/as.
É dever do/da assistente social nas suas relações com os/as usuários/as:
De acordo com Guerra (2017), “é no cotidiano profissional que as dimensões da profissão se atravessam, se entrecruzam, mas também se confrontam, a todo momento, conformando uma unidade de elementos diversos".
Neste sentido, o cotidiano possui características que se expressam no trabalho do assistente social, sendo uma delas a:
Joana trabalha no setor de Recursos Humanos em uma grande empresa. Ela coordena uma equipe que atua na concepção e implementação de um conjunto de ações sociais desenvolvidas pela empresa que visam atender, internamente, às necessidades de seus empregados; bem como objetivam, externamente, satisfazer as demandas das comunidades no que concerne à alimentação, educação, saúde, assistência etc.
Esse conjunto de ações é denominado:
Regina acabou de saber que a empresa na qual trabalha foi aprovada como campo de estágio por uma unidade acadêmica pública.
Agora, ela precisará apresentar à unidade de ensino um projeto de trabalho que deverá conter, necessariamente:
Considerando o texto 3, o papel do assistente social, a partir das novas exigências da empresa sobre o trabalho desse profissional, passa a ser o de:
As Resoluções n.º 493/2006, n.º 556/2009 e n.º 588/2010 do CFESS normatizam o exercício profissional do assistente social. A respeito dessas Resoluções, julgue o item a seguir.
A Resolução n.º 556/2009 do CFESS, que versa sobre o procedimento para efeito da lacração do material técnico e do material técnico‐sigiloso do serviço social, normatiza que, se o assistente social for demitido, ele deverá repassar todo o material a seu substituto; caso não seja possível, ele deverá incinerar o material técnico e enviar comunicação escrita para o CRESS de sua região, informando o ato.