Acerca do método de avaliação de desempenho cuja atenção do avaliador é focada nos comportamentos que diferenciam a realização eficaz ou não de um trabalho, é correto afirmar que ele recebe o nome de
Na administração pública, há a tendência de substituição gradual dos métodos tradicionais de avaliação pelo que se denomina atualmente de gestão do desempenho. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Um dos problemas no uso de medidas de produtividade em avaliações de desempenho diz respeito ao fato de que os resultados não dependem unicamente do esforço e capacidade dos funcionários.
Uma empresa do setor hospitalar está estruturando um sistema de avaliação de desempenho para que possa estimular os empregados e providenciar as ações necessárias de acordo com as evidências obtidas através da avaliação.
Para que um sistema de avaliação de desempenho contribua positivamente para a melhoria do desempenho organizacional, é necessário que
Com relação aos conceitos, aos objetivos e às funções de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir
Diretrizes, políticas e práticas de recursos humanos incidem diretamente sobre medidas e indicadores de desempenho organizacional de cunho econômico-financeiro.
Uma das formas de compreender o processo de avaliação de desempenho de uma pessoa baseia-se na análise de perspectivas, que interagem entre si, a saber: desenvolvimento, esforço e
Na administração pública, há a tendência de substituição gradual dos métodos tradicionais de avaliação pelo que se denomina atualmente de gestão do desempenho. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Para reduzir os esforços e os erros no processo de avaliação, os indicadores comportamentais devem ser categóricos, a exemplo dos indicadores de capacidade de liderança, de iniciativa e de conhecimento de processos e rotinas.
Julgue os itens a seguir, com base nas disposições do Decreto n.º 5.707/2006 e do Decreto n.º 7.133/2010.
Caso um analista do ICMBio, empossado no cargo em 2009 e lotado na sede do próprio instituto, não ocupe cargo em comissão nem função de confiança, as suas avaliações anuais de desempenho individual serão realizadas apenas pela chefia imediata.
Acerca da avaliação de desempenho, analise as
assertivas abaixo.
I. O modelo de avaliação 360 graus pode ser
implementado por qualquer empresa ou órgão da
Administração Pública, uma vez que não depende
de uma cultura preliminar de avaliação e
comunicação, bastando um forte senso de equipe.
II. O fato de a avaliação de desempenho na
Administração Pública poder ser entendida como
sendo uma situação de recompensa ou penalização,
torna–se um ponto desfavorável a sua implantação.
III. Uma das desvantagens do método de escalas
gráficas é que o registro da avaliação é bastante
trabalhoso, tomando muito tempo do avaliador.
IV. Uma das vantagens do método de escolha forçada é
que proporciona resultados mais confiáveis e isentos
de influências subjetivas e pessoais, pois elimina o
efeito de estereotipação (efeito halo).
É correto o que se afirma em
Sobre as medidas aplicáveis a entidades governamentais de atendimento à criança e ao adolescente que descumpram as obrigações previstas no ECA, particularmente para as entidades que desenvolvem programas de internação, assinale a alternativa INCORRETA.
O método de avaliação de desempenho conhecido como Escolha Forçada consiste em:
Quanto às aplicações da avaliação do desempenho, assinale a alternativa incorreta.
Sobre a avaliação do desempenho do colaborador, analise as afirmativas a seguir:
I. A avaliação deve cobrir o desempenho nas atividades, alcance de metas e objetivos.
II. Deve concentrar-se em uma análise objetiva do desempenho.
III. a ênfase no processo se dá sobre o preenchimento dos formulários.
IV. Os comentários desfavoráveis do avaliador conduzem a uma reação negativa e de não aceitação por parte do avaliado.
São pontos fracos do processo avaliativo:
Dentre os critérios de avaliação da gestão pública, deve-se levar em consideração, além da a excelência no atendimento aos cidadãos,
A Avaliação consiste no processo de obtenção de informações sobre os efeitos que um programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas tem na concretização das metas da empresa. Compreende 4 (quatro) níveis:
I. Avaliação de Reação.
II. Avaliação de Aprendizagem.
III. Avaliação Com portamental.
IV. Avaliação do Resultado Final.
Associando os itens I, II, III e IV às lacunas a seguir, temos respectivamente:
( ) É o nível de avaliação mais complexo, pois não pode ser feito de maneira imediata. Utiliza–se de amostragem de atividades.
( ) Utiliza–se de questionários.
( ) A grande dificuldade deste nível de avaliação está em separar do treinamento dos efeitos de outras atividades e eventos .
( ) Utiliza–se de entrevistas objetivas ou testes de perguntas abertas.
Assinale a sequência correta, de cima para baixo é:
Com relação à avaliação de desempenho, assinale a afirmativa correta.