Na abordagem atual, a avaliação de desempenho deve se preocupar mais efetivamente
Em um sistema de gestão de desempenho, a preocupação principal das organizações está voltada para a medição, avaliação e monitoramento de quatro aspectos principais:
Assinale a alternativa que melhor define a Avaliação de Desempenho:
O conceito de avaliação de desempenho está relacionado aos seus objetivos. Pode-se citar a avaliação de desempenho como um processo com as seguintes características:
I. É um processo para estimar ou julgar o valor, a excelência e as qualidades de algum indivíduo.
II. Está centrada no ocupante do cargo.
III. Colabora no desenvolvimento de uma política organizacional adequada às necessidades da empresa.
Assinale
No que se refere à cultura organizacional e à gestão de pessoas,
julgue os itens subsecutivos.
Considere que o desempenho de José, funcionário ocupante de cargo de gestão na unidade de atendimento a clientes, tenha sido avaliado por seu superior hierárquico, por seus subordinados, por gestores de outras unidades com os quais José se relaciona no trabalho e por seus clientes. Nessa situação, a avaliação de desempenho de José denomina-se 360 graus.
Um fator indicativo de resultados de um módulo de treinamento é:
Se uma organização pretender adotar método de avaliação de desempenho que afaste a subjetividade do avaliador do processo de avaliação, ela deve adotar o método de avaliação denominado escolha forçada.
A avaliação de desempenho 360° tem como principal vantagem
Em relação aos critérios para a avaliação da gestão nas organizações públicas, a avaliação deve considerar
I. não apenas a atuação de cada colaborador na sua função, mas, também, a realização de metas e objetivos.
II. apenas o desempenho dos indivíduos e não a visão dos outros colaboradores a respeito do trabalho dos demais.
III. apenas a visão dos superiores imediatos para evitar os conflitos entre os subordinados.
IV. não apenas a produtividade do indivíduo dentro da organização, mas, também sua contribuição para o clima organizacional.
V. em primeiro lugar, a satisfação dos cidadãos-consumidores com os serviços e depois o desempenho individual dos funcionários.
Estão corretas SOMENTE
Acerca de administração de desempenho, de treinamento e
desempenho e de mecanismos de recrutamento e seleção de pessoal,
julgue os itens subsequentes.
As avaliações de desempenho, instrumentos valiosos para a alta administração de uma organização, servem como base de alocação de recompensas, auxiliam a tomada de decisão, permitem a identificação de necessidades de treinamento e desenvolvimento e ainda fornecem feedback aos funcionários.
O desempenho fraco, na avaliação genérica das práticas de gestão de pessoas, é representado por:
Acerca dos diferentes temas de estudo do comportamento
organizacional, julgue os itens que se seguem.
O desempenho no trabalho está relacionado ao grau de importância e de variedade que as tarefas têm para as pessoas, bem como à autonomia e ao feedback recebidos durante a execução do trabalho.
Caso um avaliador atribua a mesma nota para diversos aspectos do comportamento do avaliado, demonstrando influenciar-se pelo aspecto que lhe chama mais atenção no desempenho do avaliado, ele praticará o vício de avaliação denominado erro de tendência central.
Padrões de trabalho podem ser considerados uma variação do método comparativo de avaliação do desempenho, porque consiste:
A avaliação 360º tem como pressuposto central